Igrejas cristãs pelo mundo: Lalibela, entre as igrejas cristãs mais lindas do mundo

Top 6: igrejas cristãs diferentes no mundo para você conhecer

26/07/17 | Adriana Lage | Top 10

Muito além de destinos tradicionais com suas igrejas cristãs representativas como a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, Vaticano, Notre Dame de Paris e Santiago de Compostela, existem preciosidades menos conhecidas nos quatro cantos do mundo que revelam arquitetura original, história antiga e artesãos pra lá de habilidosos.

Como exploradora de destinos menos conhecidos e apaixonada por arquitetura, adoro descobrir lugares inusitados que fogem do padrão e neste post estão algumas das igrejas católicas com arquitetura diferente e repletas de simbologia. No entanto, não é uma lista exaustiva e espero acrescentar mais em breve.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Igrejas cristãs diferentes no mundo

Notre Dame du Haut, Ronchamp, França

Igrejas cristãs diferentes, Catedral de Ronchamp, França
Igrejas diferentes pelo mundo: Capela de Ronchamp, na França. Foto: Angela Manta

Uma das obras primas de Le Corbusier, foi reconstruída após a 2a Guerra. Todo o edifício está repleto de simbologias. Situada no topo da colina de onde se avista a cidade e rodada de verde, a capela se destaca pelas linhas ousadas tanto no exterior quanto no interior. Os vitrais permitem a entrada de luz etérea que traz uma aura celestial ao altar.

Vale a pena desviar o caminho se você estiver viajando pela região da Alsácia (Colmar) ou Franche-Comté (Besançon), perto da fronteira com a Suíça.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Igreja de São Jorge, Lalibela, Etiópia

Igrejas cristãs pelo mundo:
Uma das igrejas cristãs de Lalibela esculpidas na rocha. Foto: wikimedia

A mais famosa das igrejas monolíticas esculpidas em rocha vermelha na Etiópia, Lalibela é um dos centros de peregrinação católicos mais antigos do mundo. Até hoje, longas barbas negras emolduram o rosto de padres usando vestes brancas que recitam a bíblia para devotos envoltos em nuvens de incenso de olíbano.

Dá trabalho para chegar lá, mas é um lugar único no mundo e super está na minha lista. Se você gosta de participar de festivais, programe visitar Lalibela no início de janeiro. Dia 07 eles comemoram o natal ortodoxo etíope, conhecido como Timkat.

Lalibela ainda está na minha wishlist de viagem, mais um Patrimônio da Humanidade fantástico.

Viaje mais: Qual é a sua wishlist de experiências de viagem?

Capela dos Ossos, Sedlec, República Tcheca

Igrejas cristãs diferents, Catedral de Ossos, Sedlec, República Tcheca
Detalhes das ornamentações da Catedral de Ossos perto de Praga. Foto: Adriana Lage

A menos de duas horas de Praga, na cidade de Kutná Horaa capela gótica medieval ganhou fama pela decoração bizarra. Lustres, escudos e cruzes feitos com ossos humanos cobrem paredes e arcadas de toda a capela, transmitindo a mensagem de transitoriedade da vida.

Uma das explicações para o extravagante cenário é a falta de espaço para enterrar os mais de 40 mil mortos pela peste negra no século 14.

Você chega lá de carro ou reservando um tour via agência em Praga. Aproveite para passear na cidade. Kutná Hora, a cidade de prata, está inscrita como Patrimônio Unesco pela história e arquitetura preciosa.

A capela abre sempre às 9h da manhã, mas o horário de fechamento varia, de 16h às 18h dependendo da época do ano. Fevereiro e novembro às 16h, outubro e março às 17h, os outros meses às 18h e também aos domingos.

O ingresso custa CZK 90.

Viaje mais: Conheça mais lugares inscritos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco para suas viagens

Catedral de Sal de St. Kinga, Cracóvia, Polônia

Igrejas cristãs pelo mundo: Catedral de Sal Wieliczka, Cracóvia, Polônia
A igreja todaesculpida no sal impressiona. Foto: Adriana Lage

Esculpida à mão por mineradores 101m abaixo da terra em uma mina de sal, a Capela de St. Kinga esbanja maestria. O piso é sextavado em toda sua extensão, murais com cenas cristãs enfeitam as paredes e um imenso lustre ilumina o grande vão da capela.

No altar, a imagem de St. Kinga, padroeira dos mineradores, abençoa os visitantes. Ela foi a filha do rei da Hungria Bela IV e esposa do governante polonês Boleslau V, o casto. A capela é o ápice da visita às Minas de Sal Wieliczka, uma das mais antigas do mundo em funcionamento até recentemente. Missas, casamentos e concertos acontecem aqui.

Viaje mais: O que fazer na Polônia

Catedral da Assunção, Sergiev Posad, Rússia

Igrejas cristãs pelo mundo: Catedral de Assunção, Sergiev Posad, Rússia
A arquitetura da igreja católica de Sergiev Posad surpreende

Nos arredores de Moscou, o Mosteiro ortodoxo russo de Troitse-Sergiyeva Lavra, batizado de Vaticano russo, é um dos mais belos e importantes centros de peregrinação do país, fundado em 1340 por São Sérgio, santo padroeiro da Rússia.

A catedral celebra missas ininterruptas durante a semana. Agências locais oferecem tour de 3 horas para visitar a região, saindo da capital.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Igreja de São Francisco da Penitência, Rio de Janeiro

Igrejas cristãs mais lindas do mundo, São Francisco da Penitência, Rio de Janeiro
Interior inesperado da igreja católica de São Francisco da Penitência no centro do Rio.

Um tesouro escondido no Largo da Carioca, centro do Rio, a discreta fachada da igreja cristã do período colonial engana os transeuntes desavisados.

Impossível não se maravilhar com o esplendor de seu interior, entalhado em cedro coberto de ouro em toda sua extensão. Ela também ostenta belíssimas pinturas a óleo de Caetano da Costa Coelho.

Viaje mais: O que fazer no Rio de Janeiro

Ofertas especiais de hotéis pelo mundo

Aproveite estas ofertas no mundo. Reserve acima de R$ 1.000,00 através do link abaixo e ganhe 1h de consultoria de viagem ao vivo grátis com Adriana Lage para tirar todas as suas dúvidas de viagem.

Booking.com

Viaje aqui também:

E você, conheceu algumas dessas igrejas cristãs? Quais igrejas cristãs diferentes no mundo conheceu e se surpreendeu? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *