Coxinhas de galinha do Attimo Restaurante

Attimo Restaurante: italiano premiado na Vila Nova Conceição

Attimo Restaurante, italiano na Vila Nova Conceição do grupo do restauranter Marcelo Fernandes, é um lugar para ir e voltar sempre.

Marcelo também é proprietário dos renomados Kinoshita, Clos, Mercearia do Francês e a nova lanchonete Tradi.

Ele escolheu com bastante sensibilidade o nome para o restaurante. Attimo significa momento em italiano e este é seu apelo.

Dedicar-se a cada momento. O melhor momento para colher o ingrediente. O momento especial de inspiração e criação do chefe. O momento de se entregar na cozinha para a elaboração do prato.

Para nós, aproveitar cada instante na companhia de pessoas queridas, em um ambiente aconchegante que funciona como moldura de uma fotografia daquele momento único.

E, sem dúvida, degustar cada segundo dos sabores dos ingredientes, com calma, inteiro naquele momento.

Foi assim minha experiência neste restaurante italiano premiado e conto em detalhes para você.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Arquitetura dos anos 50 revisitada

Gosto do ambiente clean e sofisticado do restaurante em formato de L. Paredes em mármore e elementos em madeira trazem aconchego ao salão, me permitindo dedicar total atenção a saborear cada pedacinho da refeição.

A casa foi construída nos anos 1950, projetada originalmente pelo arquiteto David Libeskind, que também assinou o Conjunto Nacional na Avenida Paulista, em São Paulo.

Durante a reforma comandada pelo premiado arquiteto Naoki Otake, optou-se por manter a parede original de cobogós brancos (aqueles tijolinhos vazados que trazem luz e ventilação aos ambientes).

Ainda bem, pois essa criação brasileira permite que a luz natural que entra pelos elementos vazados produza um efeito de sombras lúdico e poético.

As mesinhas da varanda são bastante disputadas em dias bonitos, especialmente aos finais de semana. O muro azul e branco e as palmeiras na calçada complementam o visual do espaço, no elegante e movimentado bairro da Vila Nova Conceição.

Ah, no mezanino, o salão reservado comporta até 50 pessoas e é ótimo para eventos.

Esse conjunto, aliado ao paisagismo de Gilbero Elkis, rendeu ao Attimo a desejada premiação de design pela revista britânica Wallpaper como Melhor Novo Restaurante de 2013 (Wallpaper Design Award – Best New Restaurant 2013).

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Ambiente clean e elegante do salão principal. Foto: Attimo Restaurante
Ambiente clean e elegante do salão principal. Foto: Attimo Restaurante

Medalhas gastronômicas

Falando em prêmios, o Attimo Restaurante parece aqueles atletas medalhistas que levam todas. Nem eles conseguem enumerar a lista confiando apenas na memória.

Desde sua inauguração em 2012, já conquistou títulos como Novidade do Ano pela Revista Época em 2012 e pelo Guia 4 Rodas em 2013.

O Guia Folha o elegeu Melhor Novo Restaurante 2013 e a Veja o classificou como segundo melhor restaurante na categoria italiana em 2015.

Outra grande premiação foi estar entre os 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2013 e 2014 pela S. Pellegrino (50 Best Restaurants).

Mas sem dúvida, o maior orgulho do Attimo é ter conquistado em 2016, pelo segundo ano consecutivo, uma estrela no Guia Michelin. Este é o reconhecimento do Chef Francisco Pinheiro como grande mestre da gastronomia, uma vez que a estrela do ano anterior foi concedida quando o Chef Jefferson Rueda ainda assinava os pratos.

Veja todos os nossos posts de gastronomia pelo mundo.

O menu do Chef Francisco Pinheiro

O cardápio criado pelo chef Francisco Pinheiro é criativo e versátil, características fortes desse Chef de formação em escolas de gastronomia na Argentina e na França. Pinheiro diz que sua influência é a culinária caseira de sua mãe e avó então dá pra imaginar as delícias gastronômicas que chegam à nossa mesa!

O menu mescla a tradição italiana e a variedade de sabores brasileiros, resultando em pratos que ora lembram aquela comidinha caseira gostosa, ora aquele jantar delicioso na Itália.

Pães, massas frescas, linguiças, sorvetes, geleias e conservas são todos produzidos artesanalmente na casa. Isso garante um sabor incrível aos ingredientes e o resultado final é uma viagem gastronômica de primeira.

As opções são: Menu do Chef, com duas entradas, quatro pratos e duas sobremesas. Ou o Menu Academia Italiana, que inclui uma entrada, dois pratos e uma sobremesa.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Mamma mia, escolhendo os pratos

Quando vou a um restaurante pela primeira vez, peço a sugestão do chefe e pergunto quais são os pratos que mais saem.

As tradicionais Mini coxinhas de galinha e fundata de Catupiry são famosas na cidade e estão no cardápio desde a inauguração do restaurante. Nem preciso dizer que dá vontade de comer uma dúzia delas!

Escolha também Mini bolinhos de arroz, açafrão e queijo Fontina ou Pancetta de porco e limão cravo – duas opções de antipasti para fugir do tradicional.

Coxinhas de galinha, Attimo Restaurante
A apresentação das coxinhas é super divertida. Foto: Adriana Lage

Um couvert completo é servido aos fins de semana e no jantar de terça a sexta. Os pães artesanais agora estão sob a responsabilidade de um dos melhores padeiros de São Paulo, Pedro Calvo.

Conhecido pela habilidade em usar fermentação natural, Calvo deixou a produção do Santo Pão para elaborar os pães do Attimo e do Clos, dois restaurantes de Marcelo Fernandes, incluindo a nova lanchonete Tradi.

Como entrada, meus olhos pararam no Tomate em duas texturas, Mozzarela di búfala e manjericão. Tem combinação mais perfeita que essa?

Tomate com duas texturas, Attimo Restaurante
Esse crocante de pão é perfeito! Foto: Adriana Lage

Deixei para a próxima o mini ravióli, maçã verde e ovas de salmão. Tem também feijão roxinho, linguiça caseira de camarão, legumes e limão siciliano. Sim, isso é só a entrada.

Massas frescas, secas, nhoques, arrozes e carnes oferecem boa variedade na escolha do prato principal. Optei pelo Ravióli de abóbora assada, camarão grelhado e manjericão. Produzida no ato do pedido, as massas frescas preservam a textura, leveza e sabor.

Ravioli com camarões, Attimo Restaurante
Fresco e saboroso, ravioli com camarões. Foto: Adriana Lage

Pasta com lula, cogumelo paris, espinafre e tomate satisfaz o apetite de clientes alérgicos ao glúten. Opções sem lactose e ovo também estão disponíveis.

Veja nossas dicas gastronômicas em São Paulo.

Hora da recompensa

O gran finale é a sobremesa. Se ainda tiver espaço para provar uma das seis opções, fique com a Serenata, uma receita para homenagear a mãe do chef Francisco Pinheiro. Biscoito, creme de baunilha, morangos, coulis de framboesa e maracujá e fios de açúcar se combinam perfeitamente que soam como música aos ouvidos.

Serenata, Attimo Restaurante
Pra comer rezando… Foto: Attimo Restaurante

Mas como não posso abusar do leite, fiquei feliz com a Surpresa de Maçã. Pão-de-ló, maçã verde, maracujá e crocante de coco acompanham sorvete de creme. Este último eu dispensei. Gostei da mistura das texturas e sabores das frutas com o pão-de-ló.

Torta de maçã, Attimo Restaurante
Pão-de-ló com frutas, colorido e gostoso. Foto: Adriana Lage

Frutas da estação, queijos, cafés e chás encerram a noite.

Bar & Vinhos

O bar logo na entrada oferece drinks e cachaças para abrir o apetite enquanto você aguarda a mesa. Ali também são servidos petiscos que acompanham bem as bebidas.

A extensa carta de champagnes, espumantes, frisantes e vinhos promovem uma viagem aos melhores destinos do mundo, principalmente da Itália. Há também diversas opções para taças, vinhos de sobremesa, portos e fortificados. Se ficar na dúvida, peça a sugestão do sommelier.

Menu Executivo

De terça a sexta, o Attimo Restaurante oferece menu a preço fixo durante o almoço. O cardápio mantém a leitura italiana, incorporando ingredientes brasileiros como a manteiga de urucum. Traz também importados como a quinoa da região andina e o kinkan, uma laranjinha proveniente da China.

Cada dia da semana, um menu del giorno diferente inclui couvert, duas opções de entrada, quatro sugestões de prato principal e duas de sobremesa.

Na sexta-feira em que estive lá, optei por Tomate ao forno, chinua e legumes de entrada. Adoro tomate e essa combinação ficou leve e saborosa.

Como prato principal, pedi uma adaptação sem lactose do Pescado, farofa de tomate e capellini de rúcula. Me deleitei com o peixe: fresco, gostoso, boa textura e crosta bem crocante.

Abri mão da sobremesa, mas minha amiga provou e adorou o Bolo clássico de amêndoas, calda de chocolate e zabaione de marsalha.

CIRCUITO ELEGANTE

O Attimo Restaurante integra o seleto portfólio do Circuito Elegante, com os mais exclusivos e melhores restaurantes do Brasil.

Envie um email para [email protected] e solicite seu cadastro ainda hoje.

Leitores deste blog têm benefícios exclusivos ao se associarem ao Circuito Elegante.

Attimo Restaurante

Onde: Vila Nova Conceição, São Paulo

Endereço: Rua Diogo Jácome, 341

Reservas por telefone ou site:

(11) 5054-9999 | attimorestaurante.com.br

Horário:

Terça a quinta: almoço das 12h às 15h e jantar das 19h30 às 23h30;

Sexta: almoço das 12h às 15h e jantar das 19h30 às 00h;

Sábado: almoço das 12h às 16h e jantar das 19h30 às 00h;

domingo: almoço das 12h30 às 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *