Cingapura ou Singapura, ortografia correta. Foto no Gardens by the Bay por Adriana Lage

Cingapura ou Singapura, qual é a grafia correta?

A primeira dúvida levantada ao falar desta pequena ilha do sudeste asiático refere-se à sua ortografia: Cingapura ou Singapura, qual é a maneira correta de se escrever?

A pequena ilha no sudeste asiático vem despertando cada vez mais interesse dos brasileiros como destino a visitar durante uma viagem ao sudeste asiático. Mídias online e impressa publicam matérias ora usando Cingapura ou Singapura, dependendo de sua preferência. Mas afinal de contas, qual é a forma correta de se escrever: Cingapura ou Singapura?

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e siga o A Camminare para não perder as novidades.
Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage
Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Cingapura ou Singapura, qual é a grafia correta?

Desde a adoção das regras da Novo Acordo Ortográfico em 01 de janeiro de 2016 no Brasil, existe muita dúvida sobre a maneira correta de escrever algumas palavras, que foram padronizadas para uso em todos os países lusófonos.

Segundo o site de manual de comunicação do senado brasileiro, originalmente a palavra foi grafada com C no século XVI. A possível grafia do nome em inglês (Singapore) ou o nome oficial malaio (Singapur) influenciou a adoção do S em Portugal, ratificada pela reforma ortográfica em 1945 naquele país, rejeitada pelo Brasil.

Em toda a história brasileira, sempre houve uso extensivo de Cingapura ou Singapura e ambas as formas eram aceitas. Os maiores dicionários do Brasil registravam Cingapura (Houaiss) e Singapura (Aurélio) e a Academia Brasileira de Letras aceitava bem os dois termos.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Sobrados Peranakan em Singapura. Foto: Adriana Lage
Sobrados Peranakan em Singapura. Foto: Adriana Lage

Cingapura ou Singapura no Novo Acordo Ortográfico

Novo Acordo Ortográfico em vigor desde 2016 deixa clara a padronização da grafia de Singapura apenas com S. Os Dicionários Aurélio, Michaelis, Houaiss e Larousse não trazem mais a versão de Cingapura com C em seu léxico.

A Academia Brasileira de Letras chegou a questionar sobre a mudança ortográfica, alegando que não se altera nome próprio. Nota-se claramente a preferência no Brasil pela grafia Cingapura ao acessar o site da Embaixada do Brasil em Singapura. Apesar do nome no site estar grafado com S, a url da embaixada, criado anteriormente à decisão da nova ortografia, usa www.cingapura.itamaraty.gov.br.

Vê-se a incongruência na uniformização da ortografia quando comparo Singapura ou Cingapura ao termo Cingalês (correto) ou Singalês (errado) (idioma oficial do Sri Lanka). Seguindo o mesmo pensamento de usar a palavra conforme sua origem (Sinhalese), a ortografia correta seria com S e não C. Só serve para nos confundir mais ainda.

Quanto a mim, contrariada, passo a usar a forma Singapura para cumprir às regras impostas pelo Novo Acordo Ortográfico de 2016. Mas continuo preferindo a grafia com C.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Ofertas especiais de hotéis em Singapura

Aproveite estas ofertas em Jakarta. Reserve acima de R$ 1.000,00 através do link abaixo e ganhe 1h de consultoria de viagem ao vivo grátis com Adriana Lage para tirar todas as suas dúvidas de viagem.
Booking.com

Viaje mais aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *