Como é comemorado o carnaval no Brasil e no mundo

Está chegando a hora da maior festa de rua do Brasil e bateu a curiosidade de saber como se comemora o carnaval no mundo e também como é o carnaval no Brasil.

O carnaval é uma festa marcada pelo “adeus à carne”, conforme seu nome em latim, carnis levale. A partir desta data se fazia um longo período de jejum.

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Muita cor e brilho nas festas de carnaval no mundo inteiro.

Em meados dos anos 600 A.C, os gregos organizavam grandes festas populares em agradecimento à boa colheita durante o ano, mas era uma comemoração pagã.

Quando a Igreja Católica se difundiu na região, adotou o festejo em 590 D.C, antes da Quaresma. Cada lugar comemora o Carnaval a seu modo, geralmente com uma festa extravagante, alegre e bastante colorida.

Veja outras listas top 10 de viagem aqui.

Selecionamos algumas festas de carnaval no Brasil e no mundo nesta lista abaixo.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Carnaval no Brasil

Carnaval de Olinda e Recife

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Recife e Olinda comemoram o carnaval no Brasil juntos.

As pessoas vêm de longe para assistir a esses carnavais vizinhos, cada um do seu jeito. O carnaval de Olinda, terceiro maior carnaval do Brasil depois de Salvador e Rio de Janeiro, atrai muitos artistas locais que passam o ano inteiro preparando um desfile de 560 blocos muito criativos.

Aqui estão os famosos bonecos de Olinda, representando celebridades e políticos, principalmente.

Em Recife, o carnaval é um pouco menor. No evento são coroados rei e rainha do carnaval e as atrações são os desfiles de trios elétricos.

Os dois carnavais têm música constante regada a muita cerveja, fantasias fantásticas e multidões animadas que se acotovelam.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Carnaval de Salvador, Bahia

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Olodum sempre presente no carnaval da Bahia.

Salvador realiza a maior festa de rua do planeta, com mais de 2 milhões de participantes todos os anos. Nessa festa 15 km das ruas da cidade são tomados por carnavalescos fantasiados e bandas tocando todos os tipos de música.

Há dois circuitos de desfile pela cidade, um para grupos e trios elétricos e outro para caminhões com potentes sons e palco. Outras três rotas acomodam grande grupo de blocos animados: Campo Grande, Ondina e Pelourinho.

Há duas maneiras de se divertir com os moradores. Pode-se pagar para se juntar a um bloco (na maioria deles de axé) ou camarote para observar os desfiles.

Qualquer uma das opções acima, você receberá um abadá (camiseta com a marca do patrocinador) que lhe dará acesso a outras áreas exclusivas.

Apesar de o carnaval acabar na terça-feira, o de Salvador continua na Quarta-feira de Cinzas. O lendário arrastão é um desfile que serpenteia do Farol da Barra até Ondina, onde tudo acaba na praia.

Conheça nossas dicas de férias na praia.

Carnaval do Rio de Janeiro

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
O carnaval mais famoso do mundo, Rio de Janeiro.

O carnaval do Rio de Janeiro é a festa mais famosa do Brasil e do mundo. Os participantes contribuem para o clima com suas fantasias notáveis, principalmente caracterizações de personagens famosos. A noite toda, os sambistas injetam energia nas ruas cheias de gente.

A maior concentração de foliões fica na Sapucaí, com os desfiles de escolas de samba cariocas, sempre cheios de celebridades e os camarotes de cervejas muito disputados.

Veja onde as celebridades passam as férias.

Uma das celebrações que deve estar na sua wishlist de experiências a serem vividas uma vez na vida.

Já o carnaval fora da Sapucaí vem crescendo muito nas ruas. Em 2017 quase 500 blocos de carnaval vão sair às ruas da cidade. O mais cheio é o cordão da Bola Preta com mais de 4,5 milhões de foliões.

A Banda de Ipanema também é bem popular e sai da zona sul do Rio. Os cariocas capricham no quesito fantasia. Muitos blocos usam fantasias iguais, como as meninas do Bloco das Trepadeiras, vestidas de árvores.

Leia mais dicas de viagem no Rio de Janeiro.

Você vai se divertir muito se escolher passar o carnaval no Rio de Janeiro. Aproveite para conversar com quantos foliões puder e caia no samba!

Dica: vá de táxi e deixe todos os objetos de valor em casa ou no cofre do hotel.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Carnaval em Ouro Preto, Minas Gerais

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Carnaval em Minas Gerais lota as ladeiras de Ouro Preto.

O carnaval nas cidades mineiras são bem diferentes dos de outras regiões do Brasil. Em Ouro Preto o que vale mesmo é se divertir ao som das marchinhas antigas tocadas em um palanque no meio das principais ruas mineiras.

Os foliões com fantasias antigas e máscaras tomam as ruas enfeitadas com serpentinas e muito confete. Os blocos de rua mais famosos são o Zé Pereira dos Lacaios e Bandalheira.

Leia nossas dicas de viagem no Brasil.

Além do carnaval de rua, as festas nas repúblicas estudantis são pagas, mas também muito divertidas e a bebida está incluída no valor pago para a entrada.

Cada república promove o carnaval com uma programação diferenciada. Já o desfile das escolas de samba é feito na Praça Tiradentes.

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Bandalheira, um dos blocos de carnaval em Ouro Preto.

Carnaval no mundo

Carnaval de Mazatlán, México

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval no mundo: México também celebra.

Anualmente, 400 mil participantes são atraídos para as comemorações do carnaval de Mazatlán, no México, que ocorre durante cinco dias antes da Quarta-feira de Cinzas. As festas se realizam num trecho de 10km da avenida beira-mar, o Malecón.

Leia mais dicas de viagem no México.

Frutos do mar e cerveja abastecem a festa, na qual ritmos contagiantes de bandas de mariachi e conjuntos de pachanga (música latino-americana) recebem chuvas de confetes.

O carnaval por lá é menos agitado que as outras celebrações pelo mundo, mas muito popular entre as famílias. Por perto, as praias bucólicas oferecem ao folião um refúgio para o burburinho das ruas.

A festa Ati-Atihan, Kalibo, Filipinas

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Nas FIlipinas, a festa é longa.

Com fantasias coloridas e desfiles animados, Ati-Atihan tem um carnaval como o de outros lugares, só que mais impetuoso.

Aqui as pessoas ocupam as ruas de modo tão incontrolável que as outras festas carnavalescas pelo mundo parecem tranquilas. A quinzena de festas tem raízes fora do cristianismo, mas a comemoração reverencia o Santo Niño que entrou na cultura no século 19.

Em Ati Atihan todos os foliões pintam o rosto de preto. Diz a lenda que no século 13 um bando de malaios sem residência fixa veio para a ilha de Panay para fugir dos problemas de Bornéu.

Assim que conheceram os ilhéus, ofereceram um pedaço de terra para viverem e, desde então, em forma de agradecimento, anualmente pintam o rosto de preto para se parecerem com a tribo Ati.

Conheça nossas dicas de viagem na Ásia.

Embora o Ati-Atihan se realize durante duas semanas de janeiro, somente nos últimos dias da segunda semana a verdadeira festa tem início. Os moradores veneram o Santo Niño na catedral acompanhados de tambores ensurdecedores.

Os desfiles com dançarinos fantasiados enchem as ruas, é impossível não querer dançar. No último dia, a festa pega fogo, quando diferentes grupos tribais participam de uma competição de desfiles.

Ao final, um baile de máscaras fecha o carnaval que leva o lema Hala Bira, Puera Pasma, que significa “vá em frente, nada de cansaço”.  Provavelmente o carnaval mais animado da Ásia.

Carnaval de Trinidad

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval no mundo: Ilha de Trinidad, no Caribe.

A ilha de Trinidad no Caribe ganha vida na sexta-feira anterior à Quaresma. Nesta data, milhares de pessoas se juntam nas ruas e praças para dançar calipso, assistir aos desfiles resplandecentes e tomar rum, a bebida típica da ilha.

Mais dicas de viagem no Caribe aqui.

Na capital, Port os Spain, são realizados concursos tradicionais para a escolha do rei e rainha do Carnaval. Desfiles intermináveis de caminhões com bandas e DJs explodem com seus sons elétricos pela cidade e chegam até o mar.

No final da folia, a procissão dos mascarados é influenciada pelos imigrantes europeus, sul-americanos e asiáticos que chegaram à ilha.

Carnaval em Basileia, Suíça

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Suíça tem carnaval colorido.

Na Europa, vários países comemoram o carnaval. Na segunda-feira que sucede a Quarta-feira de Cinzas, a cidade de Basileia tem as luzes apagadas. A comemoração se inicia com uma procissão iluminada por enormes lanternas coloridas.

É a Fasnacht, o carnaval da Suíça, uma elaborada festa de três dias que teve início no século 14.

Veja outros destinos na Europa aqui.

A cidade antiga de Basileia ecoa os sons de tambores e flautins, conforme grupos musicais caminham pelas ruas com o rosto encoberto com máscaras de papel machê.

A festa carnavalesca tem caráter local. Nela as pessoas se valem de acontecimentos recentes para brincar com personalidades e políticos locais com muita sátira. As fantasias são bem coloridas e as máscaras retratam o bom humor.

Carnaval de Tenerife, Ilhas Canárias

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Tenerife, um animado carnaval no mundo.

O carnaval em Tenerife está entre os mais barulhentos e alegres do mundo. A Plaza de España é decorada e nela são colocadas numerosas barraquinhas para vendas de churros. Música contagiante anima o local.

Após ser eleita a rainha do carnaval, passa-se à cavalgada anunciadora do Carnaval e a partir daí a festa e a diversão não param!

O percurso do desfile brilha com fantasias, bandas e dançarinos. O vestido da rainha do carnaval é tão pesado e elaborado que ela só se locomove sobre rodas.

O evento se encerra com fogos de artifício e a queima de uma enorme sardinha de papel machê.

Carnaval em Veneza, Itália

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval em Veneza, original e elegante.

Um carnaval no mundo como nenhum outro, o carnaval de Veneza, na Itália, se destaca por ser muito diferente dos outros. A celebração atrai um número infinito de visitantes que se concentram na Praça São Marcos.

Esta festa carnavalesca dura dez dias durante o inverno. As pessoas usam máscaras e figurinos que tentam reproduzir o estilo dos nobres que viveram nos séculos 17 e 18.

Em 1797 os festejos foram proibidos porque assassinos passaram a usar máscaras para cometerem atos violentos. O carnaval só foi liberado novamente em 1999 oficialmente após quase dois séculos de ausência.

Leia nossas dicas de viagem na Itália.

Diferente das músicas agitadas e som alto de carnavais em outras regiões, em Veneza, as pessoas desfilam com classe, a fim de mostrar todos os detalhes da fantasia. É uma folia contemplativa, a mais elegante da Europa.

A bauta, máscara de cor branca, que permite que o folião coma e beba sem a necessidade de tirá-la, é a mais tradicional para o evento. Os blocos de rua usam as mais variadas fantasias e dezenas de barcos participam da festa, onde só entram para um passeio quem estiver com uma máscara.

Qual é a sua lista favorita de carnaval no mundo? E o carnaval no Brasil, qual você gosta mais?

Fotos de uso público na Internet ou divulgação.

Foto de capa: shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *