Como ir do aeroporto de Bangkok para o centro, guia completo

07/04/17 | Adriana Lage | Opinião

Tenho recebido muitas perguntas sobre como ir do aeroporto de Bangkok para o centro, qual é o melhor meio de transporte e os valores. Os voos que saem do Brasil com destino à Tailândia, pousam no Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, a 30 km da área central da capital tailandesa.

Ele ocupa a 20ª posição na lista dos aeroportos mais movimentados do mundo, transportando mais de 55 milhões de passageiros em 2016. Isso pode causar certa insegurança na sua chegada, principalmente se for sua primeira vez no país. Lugar diferente, cultura diferente, idioma diferente e aquela sensação de que “eu posso ser enganado”.

Tenho usado Bangkok como base para as minhas viagens na Ásia. Já cheguei e parti usando diferentes meios de transporte para entender como funcionam e saber qual é a melhor maneira de chegar ao centro.

A escolha dependerá do seu perfil: analise orçamento, disposição e endereço do hotel.

Primeiro de tudo, troque alguns dólares por Bath, a moeda tailandesa, nas casas de câmbio assim que desembarcar. Você precisará de no máximo 500 Bath, o equivalente aproximado a R$ 50,00. O câmbio do dólar no aeroporto varia de 32 a 35 Bath cada dólar, valores do início de 2017. Claro, troque mais do que esse valor, para você ter certa autonomia no primeiro dia quando chegar ao hotel para pagar gorjetas, por exemplo, e comer.

Existem algumas opções a considerar: trem, aplicativos como Uber e Grab, táxis do aeroporto, vans e carro particular do hotel. Vamos lá:

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Como ir do aeroporto de Bangkok para o centro

Táxi oficial do aeroporto

No mesmo andar do desembarque, siga as placas indicativas para Taxi. Na calçada, há uma fila (muitas vezes vazia) e, na ponta, um responsável. Ele pergunta seu deu destino e entrega um papel com o endereço e um número. Este é o número da vaga onde está seu táxi. Dirija-se até o motorista e entregue o papel. Pronto.

Ele perguntará se você prefere pegar a via expressa (Express Way) porque é uma rodovia pedagiada. Não titubeie e diga que sim. Bangkok é conhecida pelo trânsito infernal e a via expressa economizará muito, mas muito tempo da viagem.

Provavelmente ele pedirá a você o dinheiro para pagar os dois pedágios. Outros acrescentam o valor ao fim da corrida.

Valores do pedágio em março de 2017:

Aeroporto de Suvarnabhumi – dois pedágios, 50 e 25 Bath = 75 Bath

Aeroporto Don Mueang – dois pedágios, 50 e 70 Bath = 120 Bath

Vantagens de pegar o táxi

– Transporte porta a porta, com ar condicionado e exclusivo.

– O taxista é obrigado a ligar o taxímetro, se não o fizer, recuse-se a fazer a corrida.

Desvantagens de pegar o táxi

– Comparado com os outros meios de transporte abaixo, é o mais caro para quem viaja sozinho.

– Alguns podem querer cobrar um valor adicional pela corrida, sem nenhum motivo real além de extorsão. Não pague nada além do que está marcado no taxímetro mais o pedágio. Não aconteceu comigo, mas com uma amiga sim.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Como ir do aeroporto de Bangkok para o centro

Aplicativo Uber

O aplicativo é usado em Bangkok mas não espere o serviço como em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Lembre-se que para usar o Uber é necessário ter internet ativa. Existe serviço grátis disponível no aeroporto, mas não é garantia de funcionar bem. O ideal é que você tenha um chip internacional como o do EasySim4You ou compre um chip local assim que desembarcar.

Vantagens de pegar o Uber

– Você não precisará tentar se comunicar com o motorista para informar o endereço.

– Você sabe quanto pagará na corrida, um valor real, sem perigo de extorsão.

– O preço é compatível com a média cobrada normalmente.

– Ele usa GPS e não tentará dar uma volta maior para cobrar mais.

Desvantagens de pegar o Uber

– A não ser que você tenha muita sorte, os carros costumam demorar de 20 a 40 minutos para chegar. Mesmo com a estimativa de 10 a 15 minutos, o tempo não considera o trânsito. Já houve casos em que o motorista cancelou a viagem depois de me deixar meia hora esperando.

– Necessário ter internet ativa.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Aplicativo Grab

Esta é a versão tailandesa do Uber. Apesar de haver mais opções de carros, inclusive táxis normais, todas as condições mencionadas acima para o Uber se aplicam aqui também. Com um agravante: se você precisar reclamar, será difícil fazê-lo no idioma local.

Trem: Airport Rail Link

A estação de trem xxx fica no subsolo do aeroporto e conseguimos identifica-lo com facilidade. É só seguir as placas Airport Rail Link.

Ele funciona de 6:00 da manhã até a meia-noite e completa o trajeto até o centro em 30 minutos, com oito paradas no caminho.

Se o hotel onde você se hospedará estiver na região de Siam, Silom, Sathorn e Sukhumvit, a estação ideal para descer é a Rathchaprarop. Caso o seu hotel fique próximo ao rio Chao Praya, desça na última estação, Phayathai.

Estas informações são importantes porque o valor da passagem varia conforme a distância percorrida. Dirija-se à cabine de vendas e diga para qual estação você vai. A passagem custa 45 Bath por pessoa.

Quando chegar na estação final, existem duas opções.

Se o seu hotel ficar próximo ao metrô urbano MRT ou ao trem de superfície BTS, será necessário comprar outro tíquete, também variável conforme a distância, desde 18 a 45 Bath.

Caso contrário, pegue um táxi, de 50 a 150 Bath. Como turista, você é vítima certeira para extorsão. Eles cobram 300 Bath por uma corrida que não passa de 80 Bath. Ou seja, ou você só entre em um táxi que aceite rodar usando o taxímetro, ou tenta negociar o valor. Nessa altura do campeonato, você estará tão cansado que aceitará qualquer oferta.

Vantagens de pegar o trem

– Ideal para quem viaja sozinho e quer economizar um pouco. Se usar só o trem + metrô, não gastará mais que 100 Bath.

– Se você chegar em horário de rush, o trem é o meio de transporte mais rápido até o hotel se ele ficar próximo ao metrô se estiver com pouca bagagem.

Desvantagens de pegar o trem

– Você terá que carregar as malas, não é ideal para quem tem muita bagagem ou muito peso.

– Para quem se hospeda na Khaosan Road, não é boa opção porque a estação fica bem longe da região.

– Se precisar pegar um táxi ao chegar na última estação, terá que negociar o valor da corrida com o taxista.

– Se você chegar no horário de pico, início da manhã ou fim da tarde, terá dificuldade em se locomover com as malas pelo metrô.

Van coletiva (shuttle bus)

Esta é a melhor maneira de como ir do aeroporto de Bangkok para Khaosan Road. Vans com capacidade de umas 15 pessoas saem do aeroporto com destino específico para Khaosan Road, tamanho é o movimento de turistas nessa região. Você paga de 120 a 150 Bath na hora do embarque, informa o hotel onde ficará e eles te deixam na porta.

Vantagens da van coletiva

– Econômico para quem viaja sozinho, você paga menos da metade do valor de um táxi

– Eles te deixam na porta do hotel, perfeito para quem chega a Bangkok pela primeira vez.

Desvantagens da van coletiva

– As vans são antigas e podem não estar no melhor estado de conservação.

– Não compensa para quem vai acompanhado, sai quase o valor do táxi.

– Assim como a van te deixará na porta do hotel, também deixará os outros. Você pode ser o primeiro ou o último a desembarcar.

Transporte público: ônibus

Esqueça. Velhos, sujos, sem ar condicionado e ficam presos no trânsito. Não sei nem como faz rs.

E os transfers oferecidos pelos hotéis?

Todos os hotéis cinco estrelas oferecem serviço de transfer em carros de luxo, com banco de couro, motorista uniformizado e ar condicionado forte. Esta é a maneira mais confortável de como ir do aeroporto de Bangkok para o centro. Mas a mais cara. Os valores ficam acima de 1000 Bath pelo carro e normalmente disponibilizam mimos como toalha fria aromatizada e água gelada. Espere encontrar uma viagem tranquila, ouvindo música de seu gosto.

Este serviço também existe em outras categorias de hotéis, apesar de não haver os mimos. Confirme a informação com o seu durante a reserva.

Vantagens de usar o transfer do hotel

– Zero estresse. Não precisa pensar em nada.

– Assim que desembarca, haverá uma pessoa segurando uma folha de sulfite com seu nome. Você só precisa segui-lo.

– É tudo de bom encontrar alguém te esperando, entrar no automóvel e relaxar.

Desvantagens de usar o transfer do hotel

– O meio de transporte mais caro de todos.

Como ir do aeroporto de Bangkok para o centro da cidade

Os voos que decolam do Brasil duram de 19 a mais de 30 horas, dependendo do número de conexões. Acrescente mais dez horas de fuso horário e pronto, você chegará à Tailândia tonto das ideias e com o pensamento lento. Leve isso em consideração na hora de escolher o meio de transporte mais adequado.

Já experimentei todas as opções em minhas idas e vindas (menos o ônibus, por favor!) e, para mim, o táxi é a melhor maneira de como ir do aeroporto de Bangkok para o centro. Após mais de 25h em trânsito desde o Brasil, tudo o que queremos é fazer logo o check-in para tomar um belo banho e descansar. A corrida não é cara, menos da metade do preço pago para ir ao aeroporto de Cumbica em São Paulo. O custo-benefício compensa.

Para o percurso contrário, de volta ao aeroporto, a mesma sugestão se aplica.

Agora se você já está em trânsito pela Ásia, fazendo voos curtos e com pouca bagagem, sem dúvida o trem é a melhor maneira de como ir do aeroporto de Bangkok para o centro se você estiver sozinho ou em casal.

Se você tiver mais dúvidas, deixe sua pergunta nos comentários. Posso dar dicas de como chegar ao centro partindo de outros aeroportos na Ásia enquanto não escrevo os posts sobre eles!

Aproveite e leia também:

 

E para você, qual é a melhor maneira de como ir do aeroporto de Bangkok para o centro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *