Lonely Planet lança aplicativo Trips: concorrente do Instagram?

08/08/17 | Adriana Lage | Opinião

Lonely Planet lança aplicativo Trips.

A Lonely Planet divulgou hoje o lançamento do aplicativo Trips by Lonely Planet, uma plataforma de conteúdo de viagem em que os espíritos aventureiros podem documentar suas experiências pelo mundo e navegar em conteúdo selecionado sob as lentes de experts no assunto.

Lonely Planet lança aplicativo Trips. Foto: divulgação

Se você já planejou pelo menos uma viagem ao exterior, é bem provável que tenha se deparado com os guias da Lonely Planet. No mercado desde 1973, a maior editora de viagens do mundo evoluiu dos guias impressos para o website e o fórum Thorn Trips, que existe há 21 anos e ainda é sucesso absoluto.

Com a demanda mobile, a editora lançou seu primeiro app em 2008 na Apple Store. Em fevereiro do ano passado, colocou no ar um aplicativo com guias chamado Guides App, repleto de dicas selecionadas de seus especialistas e colaboradores.

E agora a novidade é o Trips, cuja proposta é fazer os viajantes comuns compartilharem suas experiências, mas indo além de fotos bonitas, como acontece no Instagram.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Telas do Trips, app da Lonely Planet. Foto: divulgação

É como criar um guia de viagem pessoal, combinando textos e mapas de maneira simples e formato flexível. “Os guias impressos ainda são importantes, mas queremos construir um portfólio digital para acompanha-los”, disse Daniel Houghton, CEO da empresa.

Além disso, o aplicativo apresenta layout similar ao do Guides App e da homepage na internet, com o intuito de manter a consistência da apresentação com a qual o usuário Lonely Planet está acostumado.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Lonely Planet lança aplicativo Trips. Foto: divulgação.

Lonely Planet lança aplicativo Trips.

O novo concorrente do Instagram?

Como funciona o Trips by Lonely Planet

Ao abrir o aplicativo, basta clicar no botão + no rodapé para iniciar o processo criativo. O app pedirá acesso ao seu telefone e câmera.

Telas do Trips, app da Lonely Planet. Foto: divulgação

Selecione as fotos para acrescentar ao guia. O aplicativo organiza as fotos cronologicamente e usa tags de geolocalização para agrupar automaticamente as fotos do mesmo lugar. Você pode ajustá-las manualmente se quiser e escolher entre foto inteira na tela ou com moldura.

Lonely Planet lança aplicativo Trips. Foto: divulgação.

A Lonely Planet espera que você não pare nesta etapa. Existem opções para adicionar legenda, título e texto para o seu novo álbum e é tudo muito intuitivo.

Você pode curtir uma viagem (like), salvar em seus favoritos ou começar a seguir um viajante. Quanto mais pessoas seguir, mais informações aparecerão em seu feed.

Não há editor de fotos porque os usuários já têm seus aplicativos preferidos e eles estão integrados com o Trips.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Lonely Planet lança aplicativo Trips. Foto: divulgação

Na seção Discover você busca inspirações de um destino em particular, temas e ideias para sua própria estória. Existem nove categorias de viagem: cidade, estrada, aventura, trilhas, vida selvagem e natureza, arte e cultura, praias e ilhas, comidas e bebidas e férias em família. Outros temas serão adicionados com o tempo.

Para publicar sua viagem é fácil. Como no Instagram, aperte o botão com o ícone +

No final, os especialistas Lonely Planet podem dar destaque ao seu post, o que ajuda a ganhar visibilidade e seguidores.

Telas do Trips, app da Lonely Planet. Foto: divulgação

 

O aplicativo Trips vai competir com o Instagram?

Daniel contou que a Lonely Planet não quer rivalizar com o Instagram ou outros aplicativos, tanto que a funcionalidade de compartilhamento nas outras redes sociais está disponível. O foco do Trips está no conteúdo, não apenas nas fotos. É como escrever seu próprio diário de viagem em formato de revista.

Telas do Trips, app da Lonely Planet. Foto: divulgação

Para fazer crescer o Trips, a empresa aposta na sua reputação e na crença que as indicações pessoais são mais válidas do que qualquer informação proveniente de um algoritmo ou pesquisa no Google. De qualquer maneira, a comunidade Lonely Planet é bem robusta, fiel o suficiente para rechear o aplicativo de informações interessantes. E o mais importante: é uma plataforma dedicada a viagens, diferente do Instagram e ferramentas para a publicação de journals.

Como usuária Lonely Planet, vou baixar o app para testá-lo. Apesar de usar o meu Instagram @adri.lage para inspirar pessoas a viajar além das imagens, com conteúdo interessante que acompanham as fotos, acredito que a proposta da empresa é diferente e tem tudo para dar certo.

Telas do Trips, app da Lonely Planet. Foto: divulgação

Os primeiros usuários já estão sentindo falta de algumas funcionalidades, como melhor busca de fotos dos álbuns no celular e uma ferramenta de busca por localidade. No entanto, para o lançamento, o aplicativo já garante uma ótima experiência para seus clientes.

O aplicativo Trips by Lonely Planet está disponível gratuitamente para Iphone na Apple Store. A empresa prevê o lançamento para a versão Android no segundo semestre.

 

Aproveite e leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *