Melhores empórios do mundo, La Grande Epicerie, Paris

Melhores empórios do mundo: onde ficam os templos da gastronomia

16/10/16 | Adriana Lage | Gastronomia

Os melhores empórios do mundo são endereços obrigatórios no roteiro turístico de gourmands. Estes empórios e mercados são templos gastronômicos do consumo e viraram febre entre viajantes.

Eles proporcionam uma deliciosa imersão nos ingredientes mais selecionados da culinária local e internacional. Sem contar que são ótimos lugares para degustar os melhores pratos. Gastronomia para alimentar a alma de viajantes, artigos diferenciados enchem olhos e paladares de gourmets e gourmands.

Separei aqui uma pequena lista dos melhores empórios do mundo. Vou atualizando a lista à medida que conhecer mais deles.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Melhores empórios do mundo

La Grande Epicerie Le Bon Marché

Prateleiras da La Grande Epicerie, Paris. Foto: Adriana Lage
Melhores empórios do mundo, as prateleiras da La Grande Epicerie crescem nossos olhos. Foto: Adriana Lage

Esse templo gastronômico de compras resume o que Paris tem de melhor para a boa mesa. É o supermercado de alto padrão de ricos moradores do Quartier Latin, como Catherine Deneuve.

Produtos nacionais e importados de todos os tipos imagináveis estão ricamente dispostos nas elegantes prateleiras. Kaspia, Maison de la Truffe, Fauchon, Angeline, pense em qualquer super marca, você a encontra aqui.

Uma seção dedicada à gastronomia internacional também serve pratos prontos e oferece uma viagem de volta ao mundo, na Epicerie du Monde: americana, italiana, asiática, inglesa, indiana, do oriente médio e até brasileira.

No piso inferior, a cave de vinhos oferece garrafas de diversas regiões francesas e tipos de uvas para todos os bolsos: champagnes, Bordeaux, Bourgogne, Rhône, Languedoc-Roussillon, Vallée de la Loire, e, claro, outros países.

Este é o lugar ideal para encontrar souvenires de marcas francesas antes de voltar ao Brasil. Um dos meus lugares favoritos para compras em Paris! Pra mim, top melhores empórios do mundo!

Viaje mais: Dicas de Paris

La Grande Epicerie Le Bon Marché

O quê: Empório gastronômico

Onde: Paris, França

Endereço: 24 Rue de Sèvres

Site: lagrandeepicerie.com

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Eataly

Melhores empórios do mundo, Eataly
Principais produtos do Eataly são os embutidos.

A rede italiana de mercados de alta gastronomia como diz o próprio slogan “alti cibi” ganhou fama internacional em Nova York, loja comandada pelo célebre chef Mario Batali. Nas prateleiras e geladeiras, ampla variedade de produtos importados da Itália atiça o impulso de querer levar um de cada.

No mesmo local há ainda dois restaurantes: o Il Pesce tem menu especializado em frutos do mar e o Le Verdure, que serve pratos vegetarianos e pratos inspirados nos legumes sazonais e sabores italianos.

No último andar do prédio, a cervejaria Birreria faz sucesso no happy-hour sob o céu iluminado de Manhattan. E o La Piazza é um bar de stand up food & drinks no centro da loja, servindo queijos e embutidos, vinhos na taça e cervejas.

Uma dica para viajantes é se deliciar com os lanches e refeições rápidas saborosas fora do horário tradicional. Amantes da cozinha também podem participar de aulas de culinária italiana que acontecem na escola do espaço, mas são ministradas em inglês.

Eu conheço as lojas de Nova York e Milão. Acredita que ainda não conheço a loja de São Paulo, mesmo morando aqui? Desanimo porque está sempre lotada. Há planos para abrir uma filial no Rio de Janeiro em breve. Os restaurantes lotam na hora do almoço. Nos Estados Unidos, abrirão lojas em Boston e Los Angeles logo logo.

Este é daqueles melhores empórios do mundo que você pode encontrar em quase qualquer lugar!

Viaje mais: Dicas de viagem para Nova York

Eataly

O quê: Empório gastronômico

Onde: Nova York, Chicago, São Paulo, Seul, Tóquio, Mônaco, Istambul, Dubai e várias cidades na Itália, incluindo Milão e Roma.

Site: eataly.com

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Granville Island Public Market

Melhores empórios do mundo: Grandville Market, Vancouver
Um passeio mandatório em Vancouver e’conhecer o Grandville Market.

Granville tornou-se lugar favorito de turistas e locais, onde até os renomados chefs canadenses se esbarram. Segunda atração mais visitada do Canadá, atrás de Niagara Falls, é um destino para amantes da boa comida, arte e cultura.

Mix de delicatessen, mercado e padaria, esse mercado canadense vende frutas, verduras e flores fresquíssimas, e oferece a oportunidade de experimentar uma porção da vida local.

E não para por aí. Roupas, bijuterias, cerâmicas e livros também têm seu espaço. Difícil resistir a uma comprinha nesse ambiente barulhento e caótico, ainda assim irresistível. Experimente os lanches feitos com os melhores ingredientes da estação e curta o ambiente acolhedor e despojado.

Viaje mais: Dicas de viagem para o Canadá

Granville Island Public Market

O quê: Mercado Local

Onde: Vancouver, Canadá

Site: granvilleisland.com/public-market

Kadewe, Kaufhaus des Westens

Melhores empórios do mundo: Kadewe., Berlim
Uma mega loja de departamentos com uma seção gourmet fantástica.

Um dos endereços mais badalados de Berlim, esse audacioso templo do consumo funciona desde 1907 e vende, além de produtos gastronômicos para a boa mesa, moda feminina e masculina, infantil, cosméticos e acessórios.

Segunda maior loja de departamentos da Europa, só fica atrás da londrina Harrods. Em sete andares, artigos de luxo divididos por seções e público-alvo. No primeiro andar, moda masculina.

O segundo andar é dedicado à moda feminina e o terceiro, infantil. O quarto andar está repleto de itens para casa e decoração, de cristais, porcelanas e pratarias até artigos para cama, mesa, banho e cozinha. Papelaria e livraria estão espalhados no quinto andar.

No entanto, as prateleiras de produtos culinários divertem os foodies e são as mais disputadas no sexto andar. Chocolates, tortas e bolos nas vitrines, vinhos raros na vinoteca, e espaços gourmets que funcionam como bares temáticos para degustação de sushi, frutos do mar, comida típica alemã e italiana.

Viaje mais: Dicas de viagem para a Alemanha

Kadewe, Kaufhaus des Westens

O quê: Loja de Departamentos

Onde: Berlim, Alemanha

Endereço: Tauentzienstraße 21-24

Site: kadewe.de

Gourmet Experience, El Corte Inglés

Melhores empórios do mundo: Gourmet Experience, Madri
Gourmet Experience em Madri, imperdível!

No último andar do prédio onde fica a rede El Corte Inglés, entre Callao e Gran Vía, o Gourmet Experience é um espaço gastronômico múltiplo que combina a degustação com a venda de produtos gourmets.

Entre as marcas, chocolates Nehaus e Valrhona e azeits Castillo de Canena. Lugar ideal para comprar souvenires espanhóis como pápricas, jamón ibérico (o famoso Pata Negra), queijos, embutidos e azeites. Observe a habilidade do balconista fatiando o presunto espanhol!

Aqui também pode-se provar a boa comida espanhola, escolha entre deliciosas tapas ou ostras frescas servidas com champagne no Juanillo Club e ainda desfrutar de uma das melhores vistas de Madri.

A Catedral de Almudena, o Palácio Real, os telhados dos edifícios e a movimentada Gran Vía ficam a seus pés através das enormes janelas ou do pequeno e acolhedor terraço.

Programe-se para participar de sessões de degustação gratuita: no site há informações de datas e horários.

Viaje mais: Dicas de viagem para a Espanha

Gourmet Experience, El Corte Inglés

O quê: Empório gastronômico

Onde: Madri, Espanha

Endereço: Plaza del Callao s/n

Site: gourmetexperienceelcorteingles.com/goya

Casa Santa Luzia

Melhores empórios de São Paulo, Casa Santa Luzia
Repleto de produtos internacionais e especiais.

Mais do que um empório, a Casa Santa Luzia é um mercado refinado dos sonhos, onde você encontra produtos especializados e importados, de carnes e peixes, a chás, cafés e vatapá baiano, artigos Kosher, indianos e japoneses.

No piso superior, uma seção especial vende artigos orgânicos, e itens para alérgicos ao glúten, leite e castanhas. Entre os itens favoritos dos moradores, estão as massas e carnes semiprontas, os doces da confeitaria e os pães quentinhos.

Como um bom mercado, as frutas, legumes e verduras estão sempre frescas e bonitas e a adega tem ótima seleção de vinhos e cervejas. Vale a visita mesmo que seja apenas para percorrer seus corredores e conhecer novos produtos, ou tomar um café com bolo no mezanino.

A loja tem estacionamento próprio cobrado por hora.

Viaje mais: Dicas de viagem para São Paulo

Casa Santa Luzia

O quê: Empório gastronômico

Onde: São Paulo, Brasil

Endereço: Alameda Lorena, 1471

Site: santaluzia.com.br

Viaje aqui também:

Para você, quais são os melhores empórios do mundo? Conte para nós aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *