O que é carma: Budas no Templo Zulai. Foto: Adriana Lage

O que é carma e como mudá-lo: leitura do dia

Uma de minhas leituras ontem à noite foi o livro de cabeceira O caminho da Tranquilidade, por Sua Santidade, o Dalai-Lama – da editora Sextante e encontrei uma reflexão para o que é carma.

De vez em quando o livro me olha dizendo que está na hora de mais uma lição, mais uma reflexão. Abri aleatoriamente em uma página que me trouxe uma resposta que busco há algum tempo.

Costumo escrever e guardar trechos que fazem sentido para mim, que me trazem reflexões, ideias e motivação. A partir de agora, passarei a dividir tais pensamentos para difundir mensagens que agreguem algum valor e tragam discussões, fomentando o diálogo e a reflexão. Fiquem à vontade para sentir, comentar, compartilhar.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Buda em Wat Arun, Bangkok, Tailândia, O que é carma, Foto: Angela Manta
Buda em Wat Arun, Bangkok, Tailândia, O que é carma. Foto: Adriana Lage

O que é carma?

“Carma é uma palavra sânscrita que significa “ação”. Designa uma força ativa, significando que o resultado dos acontecimentos futuros pode ser influenciado pro nossas ações.

Supor que carma é uma espécie de energia independente que predestina o curso de toda a nossa vida é incorreto.

Quem cria o carma?

Nós mesmos. O que pensamos, dizemos, fazemos, desejamos e omitimos cria o carma. Não podemos, portanto, sacudir os ombros sempre que nos defrontamos com o sofrimento inevitável.

Dizer que todo o infortúnio é mero resultado do carma equivale a dizer que somos totalmente impotentes diante da vida. Se isso fosse verdade, não haveria motivo para se ter qualquer esperança.”

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Buda de Ouro em Mandalay, Myanmar. O que é carma, Foto: Angela Manta
Buda de Ouro em Mandalay, Myanmar. O que é carma. Foto: Angela Manta

Sempre ouvi dizer que não podemos mudar nosso carma. Temos o pré-conceito de que carma é algo ruim, predestinado antes do nascimento e que devemos padecer com ele para todo o sempre.

No entanto, nunca concordei com essa maneira de pensar. Sempre fui da opinião de que nós somos responsáveis por tudo o que fazemos. Acredito que existe uma missão a cumprir e depende de nós superá-las.

Feliz por encontrar esta leitura!

Desejo uma semana iluminada a todos!

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Buda em templo de Siem Reap, Angkor Wat, Camboja. O que é carma, Foto: Angela Manta
O que é carma. Buda em templo de Siem Reap, Angkor Wat, Camboja. Foto: Angela Manta

Trecho extraído da página 57 do livro O Caminho da Tranquilidade, por Sua Santidade, o Dalai-Lama, Editora Sextante, compilado e editado por Renuka Singh.

Foto: Templo Zulai, em Cotia, São Paulo, por Adriana Lage

Viaje aqui também

Deixe uma resposta