Uma das muitas lojas de decoração em Embu das Artes, São Paulo

O que fazer em Embu das Artes: onde ir no fds perto de SP

04/04/17 | Adriana Lage | Roteiro

Minhas dicas sobre o que fazer em Embu das Artes, uma das mais deliciosas opções de onde ir no fim de semana perto de São Paulo. O município fica próximo a Cotia, na região sudoeste da capital e é oficialmente uma estância turística.

Seu nome tem origem na designação da aldeia jesuítica que se instalou nessas terras em 1554, “mboy” oriunda do tupi, que significa cobra. Algumas atrações na cidade desse período permanecem em pé e valem ser visitadas.

Embu das Artes começou a ganhar projeção em 1937 quando o santeiro de Embu, Cássio M’Boy, ganhou um prêmio de artes em Paris. A partir desse marco, a cidade atraiu hippies aos finais de semana, que trouxeram seus artesanatos para exposição. Nasce, então, a Feira de Artes e Artesanato, o lugar mais procurado pelos turistas que visitam a cidade.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.
A singela Capela de São Lázaro em Embu das Artes
A singela Capela de São Lázaro

Além da tradicional feira que acontece sempre aos finais de semana e nos feriados, Embu está recheada de galerias, ateliês, lojas de móveis e decoração. E existem também outros endereços especiais que eu adoro visitar em um bate e volta para quem mora em São Paulo e redondezas.

Comece o dia conhecendo o Museu de Arte Sacra e passeando pelas ruas de artesanato, como a Joaquim Santana e a Siqueira Campos. Suas fachadas coloridas e enfeitadas enchem os olhos de tanta beleza. Bateu a fome? Escolha o restaurante O Garimpo ou o Empório São Pedro para não errar. À tarde explore as barracas de artesanato e comidinhas da feira e os quadros na praça central.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Detalhes caprichados em Embu das Artes
Detalhes caprichados em Embu das Artes
Ervas frescas e aromáticas à venda na Rua Siqueira Campos em Embu das Artes
Ervas frescas e aromáticas à venda na Rua Siqueira Campos

O que fazer em Embu das Artes

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

O museu está instalado no edifício onde funcionava o antigo convento jesuítico. Foi construído na no final do século XVII e representa a típica edificação em taipa de pilão. Peças dos séculos XVII ao XX estão expostas no variado acervo e visitá-lo oferece uma viagem ao passado, na época da catequização indígena.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.
O antigo convento jesuítico abriga o Museu de Arte Sacra
O antigo convento jesuítico abriga o Museu de Arte Sacra

A Baronesa

A loja de artesanato já causa só pela sua fachada, repleta de decorações belíssimas. Instalada num casarão de dois andares na Rua Joaquim Santana, A Baronesa vende artesanatos de arregalar os olhos, para decorar nossas casas, do mais miúdo ao mais ostentoso. Eu adoro dar uma passada lá, mesmo que seja apenas para apreciar a arte. Difícil é manter o cartão de crédito lacrado na carteira.

Artesanatos mil na loja A Baronesa em Embu das Artes
Artesanatos mil na loja A Baronesa em Embu das Artes
O que fazer em Embu das Artes: admirar as fachadas enfeitadas das lojas de artesanato
O que fazer em Embu das Artes: admirar as fachadas enfeitadas das lojas de artesanato
Casas antigas coloridas dão vida à rua
Casas antigas coloridas dão vida à rua
O que fazer em Embu das Artes perto de São Paulo
É muita fofura pra um lugar só!
Como não se apaixonar por essas fachadas em Embu das Artes?
Como não se apaixonar por essas fachadas?

Viela das Lavadeiras

Um segredo que poucos visitantes encontram no burburinho do centro de Embu das Artes. Um portão azul bem discreto no meio da rua Boa Vista protege a ladeira estreita que desce em direção à Rua Siqueira Campos no centro histórico de Embu. Caminhar por ali é se deparar com murais coloridos, bancos graciosos, flores e esculturas enfeitando a viela. Esqueça o relógio e entre nos antiquários, empórios e lojas de móveis e decoração ali presentes e se delicie com os objetos à venda.

Na Viela das Lavadeiras está o Empório São Pedro, restaurante italiano tão lindo quanto as galerias vizinhas com pessoal muito atencioso e comida deliciosa. Chegue cedo ou mais tarde para evitar filas, porque é bem concorrido.

Muros pintados na Viela das Lavadeiras
Muros pintados na Viela das Lavadeiras
Viela das Lavadeiras em Embu das Artes
Colorida em toda sua extensão
Antiquário Marcelo Aquila na Viela das Lavadeiras
Babei na porta do Antiquário Marcelo Aquila na Viela das Lavadeiras

O Garimpo

Um dos endereços mais conhecidos da cidade, O Garimpo é o restaurante mais tradicional de Embu das Artes. Ele está instalado em uma casa colonial do século XIX e sua decoração é bastante agradável.

No menu, pratos diversificados da gastronomia brasileira e internacional. Feijoada e moqueca dividem o espaço com fondues e pratos alemães. Se você estiver lá em um dia ensolarado, sente-se na varanda e, no inverno, escolha uma mesa próxima à lareira.

E a Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes?

Explore cada barraca da feira sem pressa. No meio da praça, você encontra os artistas expondo principalmente quadros coloridos abstratos modernos, de paisagens e com temas religiosos. Também há artigos em couro, perfumaria, bijuterias e até instrumentos musicais. Eu não vou embora sem antes comprar pão caseiro e mel de abelhas de produtores locais.

Bijuterias na Feira de Artesanato em Embu das Artes
Adoro caçar bijuterias na feira.
Detalhes da feira de artesanato em Embu das Artes
Detalhes da feira de artesanato em Embu das Artes
A Praça Central adornada de quadros em Embu das Artes
A Praça Central adornada de quadros
Note os mosaicos dos bancos na Praça Central de Embu das Artes
Note os mosaicos dos bancos na Praça Central de Embu
Instrumentos musicais à venda na Feira de Artesanato
Instrumentos musicais à venda na Feira de Artesanato

Se você for do tipo explorador, existem estas outras opções de o que fazer em Embu das Artes:

Memorial Sakai

Mais afastado do centro e de acesso difícil, o local expõe obras baseadas nas culturas indígena e jesuítica. Tadakiyo Sakai, um artesão nissei, foi um dos grandes expoentes para transformar Embu em cidade artística, criando trabalhos em terracota. O memorial oferece cursos gratuitos. Eu não cheguei a visita-lo porque já estava cansada no fim da tarde. Aberto todos os dias de 9h às 17h

Centro Cultural Mestre Assis de Embu

No centro da cidade, achei o lugar bastante simples e não me causou interesse no dia em que o visitei. Algumas fotos contam a história da cidade e há alguns artesanatos.

O que fazer em Embu das Artes com a família

Parque Ecológico de Embu da Artes

Chamado Lago Francisco Rizzo, o parque vale a visita se você estiver em família. O amplo espaço aberto permite à criançada correr livremente, jogar bola e andar de bicicleta até cansar. Existem brinquedos tradicionais de um parquinho e brinquedoteca com livros de leituras e jogos.

No dia em que estive lá, vi muitos moradores fazendo exercício físico, principalmente caminhada e corrida.

Um lago bem grande em cuja margem logo na entrada estão patos e marrecos também distrai as crianças. Há quiosques e áreas para fazer piquenique, uma das atividades preferidas dos pequenos. Leve seu lanche de casa ou compre em uma das poucas opções de lanches no parque.

No entanto, ele não está no seu melhor estado de conservação e falta sinalização.

Patos, marrecos e peixes divertem as crianças no Parque de Embu
O que fazer em Embu das Artes com crianças: Ver patos, marrecos e peixes no Parque de Embu

Cidade das Abelhas

Um ótimo lugar para ir com crianças e aprender sobre a vida das abelhas e a produção do mel. Tem ótima infraestrutura para divertir e instruir a criançada. Aberto de terça a domingo, de 8h30 às 17h00. O ingresso custa R$ 25,00.

O parque fica na região rural em meio à Mata Atlântica e para chegar lá basta seguir as placas indicativas a partir do Estádio Municipal de Embu.

Mais informações, no site cidadedasabelhas.com.br

Nota: O artigo “O que fazer em Embu das Artes” foi originalmente escrito por Adriana Lage e uma versão resumida foi enviada como press-release e divulgada em diversas mídias nacionais.

Ofertas especiais de hotéis em Embu das Artes

Aproveite estas ofertas em Embu. Reserve acima de R$ 1.000,00 através do link abaixo e ganhe 1h de consultoria de viagem ao vivo grátis com Adriana Lage para tirar todas as suas dúvidas de viagem.

Booking.com

Viaje aqui também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *