Onde comemorar a Páscoa com festas tradicionais no Brasil, Europa e Ásia

14/04/17 | Adriana Lage | Top 10

Saiba onde comemorar a Páscoa com festas tradicionais. Uma data especial de celebração para os católicos, a Páscoa é comemorada em todos os continentes do mundo, com eventos  tradicionais como procissões e liturgias, promovendo a reflexão sobre o tema da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo.

O Brasil concentra a maior população católica do mundo. registrando acima de 126 milhões de cristãos, e as festividades acontecem nas ruas, igrejas e residências do Oiapoque ao Chuí.

Onde comemorar a Páscoa no Brasil

Nova Jerusalém, em Pernambuco, é a maior cidade-teatro do mundo. Aqui a Paixão de Cristo é encenada há 49 anos, em um cenário que reproduz uma Jerusalém pequena da época de Jesus. Em 2017, as emocionantes encenações acontecem entre 8 a 15 de abril. Na outra ponta, no Rio Grande do Sul, o Festival Gramado Aleluia apresenta peças artísticas, repletas de cor, luz e magia. De quebra, você compra e come bastante chocolate caseiro, entre os dias 30 de março a 16 de abril de 2017.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco. Foto: divulgação

Onde comemorar a Páscoa na Ásia

Como é comemorada a Páscoa em Jerusalém

Berço do catolicismo, Jerusalém recebe cristãos para reviver a história da Páscoa exatamente onde ela aconteceu. Desde o Domingo de Ramos, na semana anterior à Páscoa, os eventos começam na cidade santa.

A reconstituição de uma procissão relembra a entrada de Jesus Cristo na cidade, reunindo cerca de dez mil devotos. Quando chega a Sexta-Feira Santa, peregrinos percorrem a Via Sacra no caminho onde Jesus seguira antes de sua crucificação.

Nesta celebração, vemos muitos destes devotos carregando cruzes pesadas. Em seguida, seguem para a missa celebrada na Igreja do Santo Sepulcro.

Símbolo do catolicismo, a igreja fora construída no exato lugar onde se acredita que Jesus tenha sido enterrado e de onde, ao terceiro dia, ressuscitara.

Nos primeiros raios solares do Domingo de Páscoa, devotos congregam-se na Tumba do Jardim, segundo pesquisadores, este lugar seria o Gólgota. Para mim, o lugar onde comemorar a Páscoa que precisa ser vivido ao menos uma vez para os cristãos.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Santo Sepulcro em Jerusalém. Foto: divulgação

Onde comemorar a Páscoa na Europa

Como é comemorada a Páscoa em Roma, na Itália

Na capital italiana, desde os tempos medievais acontece a procissão da Sexta-Feira Santa. Durante o evento, há interpretações de textos desde o Novo Testamento, da Natividade e da vida de Cristo até o momento de sua crucificação.

Quem quiser assistir à Missa do Domingo de Páscoa celebrada pelo Papa Francisco, o Vaticano oferece ingressos gratuitos. Durante a missa, ouça a mensagem tradicional de esperança e paz, intitulada Urbi et Orbi.

Reserve os ingressos com antecedência pelo próprio site do Vaticano. Não compre de terceiros, porque eles são sempre grátis. Se você for pessoalmente, chegue bem cedo ao local, porque milhares de cristãos se amontoam na famosa Praça São Pedro. Quando o número máximo de pessoas é alcançado, as entradas são fechadas, mesmo para quem reservou com antecedência.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Como é comemorada a Páscoa em Sevilha, na Espanha

Aqui o espírito turístico fala mais alto do que o caráter religioso. No entanto, as celebrações são bastante emocionantes. Em Sevilha, conhecida como o berço da Semana Santa, acontece uma das procissões de rua mais tradicionais e dramáticas.

Espere encontrar penitentes mascarados, caracterizados com vestes nazarenas e conduzindo barcas enfeitadas com bastante riqueza. Essas procissões atravessam as ruas de Sevilha desde a Quinta-Feira Santa.

Neste dia, as procissões mais antigas saem às ruas ao som de bandas, transportando altares com imagens de padroeiros das igrejas da cidade até a catedral de Sevilla.

Quem estiver em Santiago de Compostela na quinta-feira Santa, pode acompanhar a procissão Caladiños Descalzos, mas se você se planejar, pode ficar a semana toda, a Semana Santa é estendida para atrair os turistas, de 01 a 23 de abril de 2017.

Procissões em Sevilha, Espanha. Foto: divulgação

E as feiras de Páscoa na Europa?

Como não amar as feiras de rua da Europa? Assim como no Natal, durante a Páscoa, as cidades europeias cobrem suas praças com barracas e stands coloridos.

Fazem a diversão de locais e turistas vendendo comidinhas, artesanato e uma extensa gama de produtos locais inspirados no feriado. Paris, Frankfurt, Viena, Praga e Varsóvia são apenas algumas dos nomes onde estão as feiras mais charmosas.

É tradição na Europa pintar a casca de ovos de galinha cozidos e tanto adultos e crianças se divertem participando de gincanas em que se rolam estes ovos ladeira abaixo.

A dica é procurar uma das belas igrejas e entrar para assistir a uma das missas litúrgicas, muitas delas com apresentação de corais fantásticos.

Coral dos Meninos de Viena, aos domingos. Foto: Adriana Lage

Como é comemorada a Páscoa no Caribe

Já pensou numa ilha caribenha onde comemorar a Páscoa? Uma tradição em Bermuda, uma ilha caribenha, famílias saem às ruas para empinar pipas caseiras na Sexta-Feira Santa.

Essa tradição surgiu no país a partir de uma lenda. Pipas feitas em formato de cruz representavam a Ascenção de Jesus ao céu. Fora ideia de um professor do Exército Britânico para explicar a passagem bíblica aos alunos.

Atualmente as pipas têm formas diversificadas e existe um campeonato para escolher as melhores durante o Festival de Pipas na praia Horseshoe Bay. O evento acontece na Sexta-Feira Santa e inclui música, alegria e muita comida, incluindo bacalhau.

Festival de pipas na Páscoa em Bermuda, no Caribe. Foto: turismo de Bermuda

Este artigo foi originalmente escrito por Adriana Lage e uma versão parecida foi distribuída como press-release para diversas mídias online e impressa.

Aproveite e leia também:

Receita de peixe para a Páscoa, deliciosa, rápida e fácil: Fish Amok, prato nacional cambojano

Restaurantes na Barra da Tijuca para comer bem

Restaurante Arco Íris em Santo Antônio do Pinhal: escapada de fds em SP

O que fazer em Embu das Artes: onde ir no fim de semana perto de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *