Primeira Classe da Etihad

Primeira Classe da Etihad, eleita a melhor do mundo

13/07/16 | Adriana Lage | Experiências

A Primeira Classe da Etihad foi eleita a melhor da categoria no Skytrax World Airline Awards em 2016. A divulgação foi feita ontem durante o Farnborough Airshow, no Reino Unido. A Etihad Airways foi eleita a melhor Primeira Classe do mundo, conquistando três prêmios cobiçados:

Companhia Aérea com a Melhor Primeira Classe do Mundo”, “Melhor Assento de Primeira Classe do Mundo” e “Melhor Catering de Bordo de Primeira Classe do Mundo”.

Tive a oportunidade de voar nesta cabine e sou testemunha da excelência dos serviços oferecidos pela empresa. Conto aqui como foi minha viagem na Primeira Classe da Etihad.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Início da jornada

Tarde de segunda-feira ensolarada, dois dias antes de meu voo para Seychelles, o telefone toca. “Boa tarde, por favor a Sra. Adriana Lage? Estou ligando para saber qual horário a senhora deseja que o nosso chofer a busque para levá-la ao aeroporto na quarta-feira.”

Foi assim que comecei a me apaixonar pela Etihad Airways. Dois dias depois, um Ford Fusion preto brilhando estaciona em frente à minha casa cinco minutos adiantado. Um motorista impecável sai do automóvel com um sorriso cordial em seu rosto.

Música agradável no rádio e wi-fi disponível, partimos em um trajeto tranquilo enquanto eu olhava pela janela sonhando com a vida. Quando me dei por conta, já havíamos chegado.

Após o rápido check-in, sigo para o Lounge VIP. Na sala com decoração elegante e bem equipada me sento confortavelmente em uma poltrona. Beberico um drink e revejo meu itinerário para os próximos dias.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

A Primeira Classe da Etihad

Logo uma jovem moça aproxima-se e avisa que é hora de embarcar. Uma porta exclusiva nos leva diretamente à Diamond First Class em um Airbus A340 novinho, onde nosso chef de cozinha e a comissária nos dão as boas-vindas.

Me acomodo em meu luxuoso casulo para aquela noite, miniversão da suíte de um hotel, com portas corrediças que trazem privacidade sempre que eu desejar. Os acabamentos e tons e claros da cabine têm desenho elegante, proporcionando um ambiente relaxante.

Os assentos amplos e confortáveis, cobertos com couro bege e marrom, o mesmo usado em Ferraris, fornecidos pelo fabricante Poltrona Fau, reclina totalmente. Em frente, uma banqueta abaixo da TV tela plana LCD de 23 polegadas, com vasta seleção de entretenimento.

Fones de ouvido com abafador de ruído garantem a melhor experiência de entretenimento de voo.

Há um guarda-roupas pessoal para pendurar suas roupas e inclui espelho. Em uma tela menor controla-se digitalmente as luzes e posições do assento. Ao lado, tomadas para todos os tipos de equipamentos, USB, celular, áudio, vídeo e laptops. Conexão wi-fi também está disponível.

Na lateral, um minibar está abastecido de água e lanches. Três tipos de menu são oferecidos: seleção de bebidas, menu de refeições à la carte e seleção de chás. Um cartão de boas-vindas revela outro cartão com o nome da gerente de cabine responsável pelo voo.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Gastronomia refinada

Encontro tâmaras com laranja desidratada e amêndoas em uma caixinha de presentes, um pequeno mimo. Christie, a comissária que me atenderá, se apresenta me chamando pelo nome esboçando um sorriso gentil.

Ela traz uma taça de Gousset 2004, uma champanhe “Grand Millesime” Brut, mistura exclusiva de chardonnay e pinot noir, produzida apenas em anos especiais pela mesma família, agora na 16ª geração, desde 1584.

A carta de bebidas inclui licores, cervejas, aperitifs e vinhos com nomes dos melhores vinhedos do mundo que podem ser harmonizados com os pratos.

Em toda Primeira Classe da Etihad, há um chef a bordo com currículo extenso em restaurantes renomados. O chef alemão vem tirar o pedido e nos deixa à vontade para escolher a hora que desejamos ser servidos.

A sugestão de seis pratos do chef inclui a experiência denominada “Sabores Árabes”, oportunidade para experimentar as iguarias tradicionais da cozinha árabe, com mezzes típicas, sopa de grão de bico, ragu de cordeiro, Umm Ali como sobremesa e chá Sulaimani.

Opções vegetarianas e de peixe também estão disponíveis ou então se você prefere comer algo que não está no cardápio, diga ao chefe e ele preparará. A companhia possui uma fazenda onde a maioria dos ingredientes orgânicos usados nas receitas é cultivada.

Eles são trazidos frescos para a aeronave, junto com carnes, molhos e acompanhamentos selecionados, garantindo ao chef ampla variedade de produtos em sua despensa para elaborar os pedidos de acordo com a preferência do cliente.

O menu Kitchen Anytime oferece uma seleção de pães, salgados e lanches para agradar quem sente fome durante o voo. E a equipe consegue personalizar o pedido do cliente para adaptar o menu às preferências dele.

O banquete

Após a decolagem, Christie abre uma grande mesa, a deixa arrumada para o jantar e me entrega um guardanapo com um delicado minipregador branco.

O banquete gastronômico se inicia, servido em porcelana branca e talheres de prata. Servem café árabe em um bule de prata típico acompanhado das tâmaras mais doces que já provei.

Minutos depois, ela traz vinho branco com a entrada lindamente apresentada, um espetinho de frango, palmito e molho vinagrete. No rádio, sintonizo música árabe para imergir no mundo do Oriente Médio.

Próximo round, mezze com hommus, tabule, charutinho de uva e azeitonas carnudas abrem meu apetite. Sorbet de maçã vem em seguida para limpar o paladar.

Após uma pausa, chega meu Signature Grill, um filé mignon grelhado muito macio acompanhado de batatas assadas, cenouras crocantes com flocos de laranja e vagem. Escolhi um vinho Chateau du Tertre, 5ème grand cru classe, Margaux de 2004 para saborear com o prato.

Perfeitamente satisfeita, declino o Umm Ali, um tipo de pudim cozido com leite e creme, como sobremesa e decido partir para o chá. Dilmah é a marca que assina o menu tão detalhado que informa o tempo de infusão, melhores pratos para acompanhar, melhor horário para beber e como misturá-los com leite, mel, açúcar ou puro. Camomila me parece ideal para as próximas horas de sono.

Hora de dormir

Confiro o kit de amenidades entregue na Primeira Classe da Etihad, em uma necessarie bordada com detalhes coloridos que homenageia uma técnica Sadou centenária de Abu Dhabi.

Este é um projeto em parceria com Sougha, uma iniciativa empresarial social lançada pelo Khalifa Fund for Enterprise Development, cujo objetivo é preservar as tradições dos Emirados e promover artesãos locais.

Pijama marrom e kit em mãos, sigo para o banheiro. Um espaço amplo com decoração preta estilosa, uma ampla pia e, sobre ela, toalhas de mão enroladas em uma pilha de um lado e produtos Pomegranate do outro.

Alguns detalhes não podiam passar despercebidos: um spray para tonificar a face e um cabide com protetor para guardar a roupa.

Quando retorno ao assento, encontro uma cama horizontal e aconchegante pronta. Lençóis de algodão branco, edredon Dupion de algodão e seda e um travesseiro grande e macio coroando a cabeceira me chamam.

Ao olhar para o teto, pequenos pontos de luz lembram um céu estrelado, detalhe sensível para trazer ainda mais conforto. Que visão atraente e perfeita! Não resisto, fecho a porta e mergulho em um sono profundo, transportada para meu universo particular.

Primeira Classe da Etihad. Foto: Adriana Lage
Primeira Classe da Etihad: Para dormir como em casa. Foto: Adriana Lage

Já amanheceu?

Nove horas mais tarde, acordo me sentindo como se estivesse em casa. Christie já está pronta para desfazer minha cama e servir o café da manhã. No cardápio, frutas frescas, suco de graviola natural, peito de frango grelhado, salmão defumado com rúcula, cogumelos e pepino.

Salmão defumado para começar o desjejum. Foto: Adriana Lage
Salmão defumado para começar o desjejum. Foto: Adriana Lage

Em seguida, começa a preparação para nossa chegada. O pouso suave me faz lembrar que acabei de chegar em Abu Dhabi. Uma jovem aguarda à porta para guiar os passageiros da Primeira Classe pelo aeroporto e passar a imigração. Um rapaz que a acompanha se encarrega de minha bagagem de mão.

Mais serviços

O serviço de chofer também está disponível no desembarque para clientes cujo destino final é Abu Dhabi. Para passageiros como eu, que estão em conexão, a companhia disponibiliza um lounge fantástico.

Serviço de buffet completo, bar com as melhores marcas de bebidas, Spa Six Senses com massagens rápidas e tratamentos mágicos e uma sala infantil para distrair os pequenos.

Recentemente, a empresa abriu o novo First Class Lounge & Spa, no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, e adicionou serviços como manicures, barbeiros Style & Shave, salão de charutos e sala fitness. A sala está disponível para passageiros que voam a Primeira Classe da Etihad.

A Etihad voa para Abu Dhabi e tem conexão para vários destinos asiáticos.

Dica: programe uma parada de no mínimo três dias em Abu Dhabi para conhecer a cidade. A companhia auxilia os passageiros na emissão do visto.

Diamond First Class

O quê: Primeira Classe da Etihad, a melhor do mundo

Site: etihad.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *