quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto

Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?

A pergunta que mais aflige viajantes: quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?

Um dos maiores pesadelos de qualquer viajante é perder o voo, seja uma viagem a trabalho ou passeio. Porém, a ansiedade é bem maior quando se trata das tão esperadas férias.

Se você perder o voo na partida, significa correr o risco de cancelar as férias por não conseguir remarcar o voo, principalmente em alta temporada. Já no retorno, a dor de cabeça é diferente e mais estressante. Será preciso encontrar hotel para dormir naquela noite, arcar com o prejuízo de ter que comprar novas passagens e ainda lidar com os sentimentos de frustração, raiva e até medo que eventualmente povoam nossa mente.

Mesmo sendo viajantes inveterados, cometemos erros simples que podem trazer sérios transtornos. Muitas vezes a sorte ajuda, outras vezes não.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Por que considero quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto

Imprevisto n.1: o relógio parar

Uma vez estávamos fazendo uma viagem de carro pelo interior da França. Estávamos em Brugges, exploramos o centro charmoso da Veneza belga. A programação era retornar para Paris no dia do voo, já que a decolagem seria à noite. Dava tempo de passear pela manhã na cidade e sair ao meio-dia. Ficamos cuidando para não perder a hora.

Em Brugges, antes do sufoco.
Em Brugges, antes do sufoco.

Olho no relógio: onze horas, ainda dá para caminhar mais uma horinha. Passado mais um tempo, olhamos novamente: ainda eram onze horas! O relógio parara e não havíamos percebido. Conferimos em outro relógio, já era quase uma da tarde. Coração acelerou. Uma olhou para a cara da outra em pânico. Corremos mas ainda estávamos na margem de segurança, porque sempre coloco uma gordurinha no horário para imprevistos.

Imprevisto n.2: errar o caminho

Eu só não esperava um segundo imprevisto pela frente: errei a entrada do aeroporto e para fazer o retorno, teria que rodar mais uns 10 ou 20 quilômetros, não me lembro direito. Só recordo que a distância era grande. Coração acelera de novo. Aquele suspense no ar. Chegaríamos a tempo? Mas deu tudo certo. Aquele suspiro de alívio quando avistamos a cauda da aeronave TAM bem vermelha já a postos. Regressamos ao Brasil em segurança, só o coração batendo de nervoso.

Viaje mais: Estradas bonitas para viajar de carro

Imprevisto n.3: Não conferir o terminal de embarque

Minha irmã morou um ano em Paris. Fui visitá-la e combinamos de conhecer Barcelona, na Espanha. Eu tinha uma programação em Amsterdã em seguida e comprei passagem direto de Barcelona para a cidade holandesa. No dia do embarque, apenas quando cheguei de metrô no aeroporto me dei conta que não conferira o terminal.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Em Barcelona, na Casa Milá, uma das top atrações de Gaudí.
Em Barcelona, na Casa Milá, uma das top atrações de Gaudí.

Já era meu anjo da guarda avisando que eu estava no lugar errado, dúvida confirmada quando pedi informações ao agente do aeroporto aonde era o check-in da KLM: “senhora, é no outro terminal, espere o ônibus ali fora, demora uns 10 minutos”. Só não fiquei nervosa porque cheguei bem adiantada, mas que o coração disparou, ah disparou.

Quantas vezes eu for a Milão vou continuar errando o terminal de embarque. O terminal 1 é o de cargas e o 2 é o de passageiros – ou será ao contrário? Eu sei que sempre acho que acertarei da próxima vez e dou com a cara na porta.

Pelo menos já sabendo dessa minha falta de memória, mesmo não aprendendo com o próprio erro nem anotando o número antecipadamente, saio mais cedo do hotel para passear entre os terminais 1 e 2. Aqui o tempo extra sempre me salvou, pelo menos três vezes.

Viaje mais: Dicas de viagem para Milão

Arona, das minhas preferidas no mundo.
Arona, das minhas preferidas no mundo.

Imprevisto n.4: Esquecer o documento

Em outra ocasião, estava a caminho de Buenos Aires e não levei passaporte para o aeroporto, afinal de contas, a Argentina faz parte do Mercosul, o documento de identidade seria suficiente. No entanto, eu não me toquei que documento de identidade válido é RG e não CNH.

Quando apresentei minha CNH no check-in e não aceitaram o documento como válido, gelei. Meu RG ficara em casa. Sorte que minha mãe teve tempo e boa vontade de atravessar São Paulo para me entregar a alforria de viagem.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.
Caminito, cartão-postal de Buenos Aires.
Caminito, cartão-postal de Buenos Aires.

Imprevisto n.5: Achar que você chega logo só porque está perto do aeroporto

E continua acontecendo. Recentemente voltando de Campo Grande para São Paulo, estava hospedada na casa de uma amiga que disse: “O aeroporto é aqui do lado, pode sair duas e meia, em dez minutos estamos lá.” O voo era 15h30. Como era do lado, relaxei. Só não perdi o voo porque meu anjo da guarda ajudou, pois já haviam fechado o despacho quando cheguei.

Até aqui final feliz. Vocês dirão: nossa, que sorte essa moça tem, como gato que usou seis das sete vidas que tem. Porém uma ocasião não terminou bem, minhas vidas expiraram.

Mas essa história eu conto depois.

Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto para voos domésticos

1. Mesmo para voos domésticos, o check-in costuma abrir 3h antes do embarque em cidades menores ou se voar companhias pequenas. Em grandes aeroportos, você consegue fazer o check-in praticamente o dia todo.

2. Em geral, recomendo chegar ao aeroporto de 1h30 a 2h antes do embarque. Empresas adotam procedimentos diferentes para fechar o voo, ou seja, não admitir mais passageiros. Algumas fecham com 20 min, outras até 40 min antes do voo.

3. Sempre planeje sair com mais antecedência considerando trânsito, imprevistos, filas e situações inesperadas, como ter que pagar excesso de bagagem.

4. Hoje em dia, é fácil fazer o check-in online. Isso pode poupar tempo, muito mais se você não tiver bagagem para despachar. Pelo menos você garante seu assento 🙂

Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto para voos internacionais

1. O check-in costuma abrir 3h antes do embarque. Esteja lá neste prazo principalmente se for feriado ou fim de semana.

2. É possível fazer o check-in online e só despachar a bagagem quando chegar ao aeroporto. Mas você terá de mostrar seu passaporte.

3. Se você estiver em cidades desconhecidas, principalmente no exterior, confirme quanto tempo leva para você chegar ao aeroporto e coloque pelo menos uma hora de margem para contar com imprevistos. Por exemplo, se perder no aeroporto, não encontrar o balcão de check-in, chegar no terminal errado.

4. Uma pergunta básica que você pode fazer ao concierge do hotel: quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto? Brincadeiras à parte, faça a pergunta e coloque sempre tempo extra. Uma ideia é jogar no Google Maps sua origem e seu destino e incluir a hora em que você deseja estar no aeroporto. e o dia da semana. O software te dá uma previsão de tempo de percurso.

5. Lembre-se que em voos internacionais, existem duas filas: a do raio-x e a da imigração.

6. Não demore muito para passar pelo raio-x. Em aeroportos muito grandes, a fila pode ser longa, em especial se você estiver embarcando em um aeroporto muito grande, que funciona como hub para outros destinos.

7. Certifique-se que você está indo para o aeroporto correto. Cidades grandes costumam ter mais de um aeroporto internacional e, geralmente, distantes um do outro.

Viaje mais: Dicas de viagem para a Europa

Ofertas especiais de hotéis pelo mundo

Aproveite estas ofertas pelo mundo. Reserve acima de R$ 1.000,00 através do link abaixo e ganhe 1h de consultoria de viagem ao vivo grátis com Adriana Lage para tirar todas as suas dúvidas de viagem.
Booking.com

Confira os documentos necessários para embarcar para o exterior

1. Voos para o Mercosul aceitam RG como documento de identidade. A CNH NÃO É VÁLIDA no Mercosul.

2. Confira se o seu passaporte tem pelo menos 6 meses de validade. Esse prazo geralmente é adotado porque é o período máximo que os países autorizam um estrangeiro a ficar no país como turista.

3. Verifique também se é necessário levar a Carteira Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Em países como a Tailândia, é obrigatório mostrar o documento, sob o risco de ter o visto negado ou ter que tomar a vacina de novo.

4. Alguns países pedem o comprovante de passagem de retorno e reserva em hotel. Tenha-os em mãos.

Agora me diga, quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?

Você tem histórias de aeroporto para nos contar? Compartilhe aqui!

Viaje aqui também:

O artigo Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto foi escrito originalmente por mim e uma versão reduzida foi distribuída para a imprensa como press-release.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *