Ambiente do salão do La Mar Cebicheria. / Foto: Adriana Lage

La Mar Cebicheria, ótimo restaurante peruano em SP

Fui em busca de sabores peruanos no La Mar Cebicheria no Itaim Bibi em São Paulo. Eu o escolhi como primeira experiência por ser assinado pelo chef e empresário peruano Gastón Acurio.

O Turismo do Peru promoveu a semana gastronômica Peru Week em diversos estados brasileiros. São Paulo, a capital gastronômica do Brasil, com restaurantes incríveis, estava na lista, lógico.

Fiquei curiosa para experimentar essa culinária que vem se destacando no cenário internacional pela sua riqueza de sabores em receitas que usam ingredientes muitas vezes conhecido apenas localmente. E lá fomos nós em uma tarde ensolarada de sábado na capital paulista.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Ambiente interno do Restaurante La Mar Cebicheria
Elementos naturais compõem o ambiente do La Mar Cebicheria. / Foto: Adriana Lage

O ambiente me encantou já na entrada: pé-direito alto, teto vasos de plantas pendurados de cabeça para baixo. Você olha, olha e se pergunta: como a terra não cai?

Uma parede toda forrada de bambus com quadros coloridos representando os ícones brasileiros samba, futebol e capoeira traz um quê de natureza ao fundo do salão. Ele divide espaço com a parede decorada com elementos que lembram escotilhas e só então você percebe a semelhança com o recorte de um grande navio.

Viaje mais: Melhores empórios do mundo: onde ficam os templos da gastronomia

Decoração do restaurante peruano em sp
Futebol, carnaval e ceviche no La Mar. / Foto: Adriana Lage

O móbile de peixinhos azuis completa o clima marítimo do espaço na frente do restaurante, junto às amplas janelas que permitem iluminação natural.

Decoração marítima no La Mar Cebicheria
Elementos decorativos nos remetem ao mar. / Foto: Adriana Lage

Na parede dos fundos, um grande quadro negro traz escrito em giz as grandes atrações do menu, replicados nos quadros menores pendurados no bar, ideal para petiscar ou provar o emblemático pisco sour, em clima mais descontraído.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Balcão do restaurante peruano em sp
Opção descolada para petiscar. / Foto: Adriana Lage

Apesar de oferecerem menu especial em virtude da Peru Week, decidimos fazer nossas próprias escolhas e viajar pelo Peru, do Titicaca ao Pacífico.

Fomos atendidos por mais de um garçom, todos atenciosos e sorridentes, e Marcelo nos deu uma aula sobre vinhos, quando perguntamos por que não servem vinhos peruanos no restaurante. Segundo ele, os vinhos peruanos são de boa qualidade mas a produção é consumida internamente.

A apresentação dos pratos e as louças usadas são como molduras para as refeições. Para beliscar, adorei a ideia de batata doce, banana e mandioquinha chips servidas em balde de alumínio com molhinhos coloridos e picantes.

De entrada, Ceviche de Tamarindo suculento e saboroso, peixe fresco com cebola roxa marinados na fruta que traz um sabor agridoce ao molho e dá água na boca só de lembrar.

Leche de Tigre é o molho tradicional que acompanha os ceviches, “leche” por ser branco (mas não há leite na receita) e “tigre” porque cura a ressaca dos peruanos e lhes dá a força do felino, segundo a tradição.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Ceviche de tamarindo do restaurante La Mar
Chips e dippings variados para acompanhar o ceviche de tamarindo. / Foto: Adriana Lage

O ceviche abriu nosso apetite! Pedimos La Plancha, generosa porção de lula, camarão, polvo e peixe na chapa, no ponto ideal de cozimento. Ficou com vontade, não é? A chapa manteve a comida quente por mais tempo, o que adorei, pois comida fria não me atrai. O prato foi suficiente para duas pessoas comerem muito bem.

Frutos do mar grelhados como prato principal
La Plancha, frutos do mar deliciosos! / Foto: Adriana Lage

A carta de sobremesas sempre nos deixa em dúvida e aqui não foi diferente. O mais tradicional é o sorvete de lúcuma, a fruta mais famosa do Peru. Os Picarones, a versão local do nosso bolinho de chuva com xarope, também é típico. Ficamos com a segunda opção, embalados pela história contada por Marcelo.

Picarones são bolinhos fritos feitos com abóbora e batata doce, uma massa bem mole que cresce rápido em óleo quente. Originárias do período colonial, substituíam os buñuelos, que na época se tornaram sobremesa cara. Aqui no La Mar, mel de rapadura acompanha os deliciosos bolinhos e nos seguramos para não pedir bis.

Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo

Sobremesa do la mar cebicheria
Os tradicionais picarones com toque brasileiro: mel de rapadura. / Foto: Adriana Lage

Nas próximas visitas, estão na lista o arroz de polvo e o tacu tacu arequipeño! Dá para voltar? Com certeza! Mais um para a lista dos ótimos restaurantes em São Paulo.

Vista do salão do La Mar Cebicheria
La Mar Cebicheria por outro ângulo. / Foto: Adriana Lage

La Mar Cebicheria

O quê: restaurante peruano em São Paulo

Endereço: Rua Tabapuã, 1410, Itaim Bibi

Site: lamarcebicheria.com/sao-paulo

Viaje mais aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *