Roteiro de compras em Paris, na Rue Saint-Honoré

24/10/16 | Adriana Lage | Roteiro

Em uma das minhas últimas visitas à cidade luz, fiz um roteiro de compras em Paris mega inspirador. Há quem diga que Milão é o melhor destino da moda, mas Paris será sempre hors concours, top na lista fashion.

Não é à toa que muitos nomes que circulam no meio são franceses: haute-couture, chic, lingerie, avant-garde, boutique, a la mode, a emblemática fleur-de-lis… outros recebem influência de palavras francesas: tulle, voile, brocade, chamois; e que tal femme fatale?

Sem falar nos grandes nomes franceses do mundo da moda: Chanel, Givenchy, Dior e Lanvin.

Fachada elegante da Lanvin. Foto: Adriana Lage

Mas a elegância fashion de Paris vai muito além. Os nativos falando francês soam como música para os ouvidos, os sobrados e edifícios em tons pastéis contam subliminarmente a história dessa grande nação. Os bistrôs e brasseries acomodam parisienses e turistas deleitando-se em apenas observar o ir e vir nas ruas.

Tudo isso retrata somente parte do cenário da experiência na cidade luz.

A prestigiada Rue Faubourg Saint-Honoré compreende uma das regiões onde essa atmosfera pode ser vivida em seu esplendor. Começa como rue Saint-Honoré e, após a Rue Royale, ganha mais sofisticação com o acréscimo do primeiro nome “Faubourg”.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Rue Faubourg St Honore, Paris, o endereço mais elegante para um roteiro de compras em Paris.

Estende-se até próximo ao Boulevard Haussmann, onde há maior concentração de hotéis, menos lojas e movimento mais escasso também.

O burburinho fica concentrado mais na região central onde as grifes se instalaram, como Dolce & Gabbana, Prada, Bodega Veneta, Hermes, Chanel, YSL, Missoni, Valentino, Caritá, Lancôme, Givenchy, para iniciar a lista.

As ruas que a atravessam merecem ser exploradas em toda visita a Paris. Cada uma delas esconde boutiques graciosas, verdadeiras descobertas.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Roteiro de compras em Paris

Manhã

Comece o dia visitando o escondido jardim do Grand Palais e entre na Galerie de Montpensier, ao redor do jardim. O edifício antigo mantém o brilho por causa das luxuosas boutiques estabelecidas ali, como Marc Jacobs, Shiseido, Stella McCartney, Delage e Rick Owens.

A grande atração da galeria, no entanto, fica por conta da boutique de Didier Ludot, santuário de vintage haute couture, renomada internacionalmente. Reza a lenda que ele iniciou a febre dos vintage no mundo.

A loja vende Dior, Givenchy e outros designers franceses dos anos 20 aos 80. Imperdível. Para encontrar sapatos de Roger Vivier e bolsas Chanel, também vintage, Gabrielle Geppert é o lugar certo, também na galeria.

Viaje mais: 15 achados em Paris para ver, comer e comprar além do óbvio

Gabrielle Geppert, loja top para conhecer.

Caminhe até a Rue Saint-Honoré. No número 173 a Astier de Villatte encanta pela cerâmica perfeita. A simplicidade e exclusividade das peças em branco em várias formas de vasos, pratos, xícaras, etc… tornam os artigos irresistíveis.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Astier, os melhores produtos.

Mais adiante, a famosa Collette, boutique multimarcas de luxo, recebe visita de modelos, atores e músicos em busca das coleções inovadoras de grandes artistas como Remade, Pucci, Marni, Pellat-Finet, Veronique Brancquinho, Nars e Kiehl’s, para mencionar alguns.

No mezanino fica uma galeria de arte contemporânea e o diferente Water Bar, especializado em águas minerais de diversos tipos.

Seguindo em frente, você cruzará a icônica Place Vendôme onde as grandes joalheiras dividem espaço ao redor da elegante praça.

Place Vendôme, a mais elegante de Paris. Foto: Adriana Lage

A alguns passos dali, o Mandarin Oriental Paris é a sugestão perfeita para relaxar e desfrutar de um prazer gastronômico.

Almoço

O Mandarin Oriental Paris proporciona um oásis de descanso para o burburinho das ruas repletas de turistas. Dois restaurantes e um bar oferecem experiência gastronômica assinada por Thierry Marx, chef francês renomado pela cuisine inovadora.

O Sur Mesure par Thierry Marx ostenta duas estrelas Michelin. Restaurante ideal para um jantar haute couture em ambiente sofisticado, está aberto para almoço de terça a sábado. Oferece uma experiência multissensorial para os gourmands, em pratos que misturam técnica e emoção.

A decoração moderna e intimista surpreende já na entrada, você sente que está sendo transportado para um casulo, deixando o mundo lá fora, para dedicar todos os seus sentidos à essa deliciosa experiência.

Viaje mais: Melhores empórios do mundo: onde ficam os templos da gastronomia

Restaurante Sur Mesure, by Thierry Max, Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Em ambiente descontraído, o Camélia apresenta menu com especialidades japonesas e toques franceses, usando ingredientes frescos e sazonais. Para saborear a sugestão do chef, escolha o Daily Marx, menu criado por Thierry.

Quem prefere um almoço mais leve e rápido tem a opção do Bar 8, com menu “street food”. O ambiente intimista e sofisticado tem decoração inspirada em clima após a chuva: cristais lalique na parede e cortina de murano remetem às gotas d’água.

A grande atração do bar é o balcão, uma peça única de mármore espanhol entalhada na Itália e trazida para o hotel em Paris. Os drinks são a especialidade do bar, assinados por Thierry Marx.

Em dias ensolarados, escolha uma mesa no delicioso jardim interno do hotel.

Oásis verdejante em meio ao burburinho de Paris. Foto: Adriana Lage

Tarde

Com a energia renovada, continue subindo a Rue St-Honoré. No n. 136, Anne Fontaine, estilista brasileira, tem sua boutique especializada em camisas brancas de modelos exclusivos e maravilhosos. Um pequeno desvio na Rue Chambon leva à Alice Cadolle (n. 14) que vende lingerie desde 1889. O n. 31 da mesma rua é histórico: a boutique Chanel original.

A partir da Rue Royale, começa a Rue Faubourg Saint-Honoré. À direita, a igreja da Place de la Madeleine cresce majestosamente e suas colunas fazem reflexo com o Palais Bourbon na outra margem do Sena à esquerda.

Viaje mais: Tour gastronômico em Paris, desvendando segredos locais

Só loja bacana ao redor da igreja de La Madeleine. Foto: Adriana Lage

Ao redor dessa praça, além de joalherias e boutiques, estão nomes franceses tradicionais como Heriard, La Maison de La Truffe e Fouchon, excelentes para compras gastronômicas e presentes bacanas.

A Lavinia tem ampla seleção de vinhos no número 3 do Blv de la Madeleine. Ali pertinho, na Rue Royale, a Maison Ladurée vende os saborosos e coloridos macarons e serve um delicioso chá da tarde.

Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo

No roteiro de compras em Paris, não pode faltar Fauchon, maior empório gourmet da cidade. Foto: Adriana Lage

Se o foco é moda, siga adiante na Rue Faubourg Saint-Honoré. Aqui começam a aparecer as lojas das grandes grifes. Hermès, Roger Vivier, Dolce & Gabana, Prada, Botega Veneta, YSL, Missoni, Lancôme, Carité, Givenchy, Valentino são alguns dos nomes que se enfileiram majestosamente ao longo da rua.

Moncler (n.5) tem casacos forrados com pena de ganso. Les Caves Taillevent (n.199) é considerada uma das lojas top de vinho em Paris. Cotélac (n.284) é uma boutique francesa repleta de modelitos bacanas a preços razoáveis.

Viaje mais: Top 6: melhores lojas de roupa de cama do mundo

Fim de tarde

O longo e divertido dia num roteiro de compras em Paris pede um descanso à altura. O Spa by La Prairie, no primeiro andar do Le Bristol Paris Hotel (112 Rue Faubourg St-Honoré) é um templo de bem-estar e beleza.

A sala onde nos preparamos para os tratamentos. Foto: Adriana Lage

Escolha um dos tratamentos faciais ou corporais assinados pela suíça La Prairie, sou testemunha de que você sairá de lá querendo voltar no dia seguinte. Se tiver sorte, sua sala terá vista para o tranquilo jardim interno do hotel.

Ou então experimente o tradicional chá da tarde inglês no salão acolhedor do Jardin Français e, se o dia pedir, as mesas no jardim do hotel são convidativas.

Viaje aqui também

Você tem um roteiro de compras em Paris? Conte pra nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *