Temazcal, ritual maia para experimentar no México

13/07/16 | Adriana Lage | Experiências

Cerimônia ancestral maia com fins terapêuticos, que purifica o corpo e a mente e alimenta o espírito, o Temazcal é uma experiência de purificação e renascimento para ser vivida pelo menos uma vez em sua existência.

O ritual combina ervas, flores, música e muito calor em um casulo rústico, que lembra o ventre materno, escuro e úmido, comandado por um xamã maia, tipicamente trajado.

Xamã maia de origem e família nos recebe para o ritual. Foto: Angela Manta

A cerimônia acontece em quatro fases, representando as quatro estações do ano. Elas também têm relação com os quatro elementos e as quatro fases da vida humana: infância, juventude, maturidade e velhice. Quando morremos, entregamos ao passado tudo o que não nos serve e então renascemos.

Nossa experiência aconteceu no Westin Resort & Spa em Cancun, na beira da lagoa de água verde-esmeralda, em um cenário tranquilo no meio da natureza.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

O West In Cancun tem o privilégio de ter acesso à praia e à lagoa. Foto: Angela Manta

Enquanto passávamos pela área da piscina e descíamos até o local onde seria realizada a cerimônia, escutávamos os toques do tambor e dos chocalhos. Era o xamã já invocando os espíritos para o ritual.

Iniciando o ritual. Foto: Angela Manta

Encontramos três homens vestidos em seus trajes e acessórios típicos, nos chamando para entrar na roda.

Primeiro saudamos os quatro pontos cardeais e os quatro elementos da natureza, – fogo, terra, água e ar. Agradecemos à Mãe Terra por todas as bênçãos desse mundo, ao som de chocalhos e tambores, sempre ouvindo as orientações do xamã.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Agradecendo à Mãe Terra. Foto: Angela Manta

Em seguida entramos no ventre da Mãe Terra e sentamos sobre tapetes, em contato com o solo. Formamos um círculo ao redor de um buraco no chão, onde são colocadas pedras vulcânicas incandescentes.

Fecha-se a porta. O xamã então joga água com mistura de ervas medicinais como alecrim, capim cidreira e tomilho para gerar vapor. Entoamos cantos sagrados, fazemos pedidos e agradecimentos por meio de orações enquanto inalamos aquele vapor de limpeza.

Ao final de cada estação, abre-se a porta. Novas pedras são acrescentadas. Troca-se a água medicinal e refrescamos o corpo com água fria. A porta volta a se fechar, para mais cantos, pedidos e orações.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Imagem que temos quando abrem a porta. Foto: Angela Manta

É impressionante como limpamos nossa mente de todas nossas angústias e desafios da vida cotidiana. Nos concentramos naquele momento, na comunhão com a natureza e no encontro consigo próprio.

O calor gerado pelas pedras quentes e pelo vapor é tão forte que chegamos a pensar se conseguiremos ir até o fim. Por isso, a sensação de superação e de renascimento cresce dentro de nós ao término do ritual.

Nos reconectamos com nossas emoções e nossos ancestrais, por meio das pedras vulcânicas carinhosamente chamadas de “abuelitas” e saímos mais leves e mais tranquilos.

O Temazcal é bastante recomendado pelos ancestrais maias para recém-casados e casais que estão enfrentando problemas conjugais. O objetivo do ritual é promover o encontro e a união de marido e mulher. Também há relatos de pessoas que estavam doentes e depressivas e se curaram após o evento.

Mesmo assim, o ritual causa contradições. Muitos o veem como uma experiência de superação, outros de renascimento ou ainda de cura. Há também aqueles que não curtiram o momento, em virtude do calor extremo.

Não é por menos que a cerimônia é usada em treinamentos de executivos ao redor do mundo por causa desse viés de superação que pretende alcançar.

Viaje mais: Joyà, Cirque du Soleil na Riviera Maya, não perca!

Onde participar de um Temazcal na Península de Yucatán

Temazcal no SPA em Cancun

Jardins agradável para repouso pós ritual. Foto: Angela Manta

A localização privilegiada no início da zona hoteleira de Cancun e com acesso à lagoa e à praia, faz do Westin Hotels & Resorts o lugar perfeito para realizar o Temazcal, na beira da lagoa com vista da floresta no horizonte. O hotel é o único em Cancun a realizar o ritual.

Site: starwoodhotels.com/westin

Temazcal no SPA na Riviera Maya

Situado em uma das praias de areias brancas mais bonitas do mundo, o Belmond Maroma Resort & Spa é um santuário de bem-estar exclusivo para pessoas que buscam tranquilidade e sofisticação relax. O ritual do Temazcal acontece na praia, geralmente ao entardecer. Depois você pode banhar-se nas águas mornas do mar cristalino.

Site: belmond.com

Viaje mais: Como é se hospedar no Belmond Maroma Riviera Maya, resort discreto no paraíso

Temazcal no SPA em Tulum

Com seus chalés escondidos no meio da mata, o eco-friendly Azulik Hotel Maya & Spa oferece cerimônias de Temazcal em três tipos diferentes de estruturas e uma cerimônia nova na região, que celebra o elemento água.

Site: azulik.com

Temazcal no SPA em Holbox

Nessa pacata e idílica ilha, ao norte de Cancun, o Villas HM Paraíso al Mar oferece quartos graciosos, entre a mata nativa, com caminhos de areia que levam à praia. Realizado uma vez por semana, o ritual tradicional agrada principalmente aos casais.

Site: holbox-island.com

Dica importante para participar da cerimônia maia do Temazcal

Se você tem pressão alta, tem a pele sensível ao calor, não gosta de lugares fechados e não curte sauna, provavelmente não gostará da experiência.

Bijoux feitas pelos maias, ajudam a complementar a renda. Foto: Angela Manta

Temazcal

O quê: experiência de ritual maia

Onde: Westin Hotels & Resorts, Cancun, México

Site: starwoodhotels.com/westin

Decoração para o ritual. Foto: Angela Manta

Viaje mais aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *