Tour gastronômico em Paris, desvendando segredos locais

29/01/17 | Adriana Lage | Gastronomia

Já pensou em fazer um tour gastronômico em Paris? Para iniciantes ou experientes viajantes à cidade luz, este é um passeio original para passar uma tarde agradável.

Paris é sinônimo de ótima gastronomia. Seus cafés, brasseries e restaurantes convivem com boulangeries, chocolateries, delicatessens e todas as outras gourmanderies imagináveis.

Passear sem rumo pelos largos bulevares ou pelas ruas estreitas e pitorescas é uma aventura, uma experiência de descobertas – aquela porta com a plaquinha logo acima acaba se revelando uma preciosidade local.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Restaurante tradicional em St Germain. Foto: Adriana Lage

Agora, mais do que descobrir esses caminhos sozinho, uma experiência única e que perdurará em sua lembrança é fazer um tour gastronômico para conhecer esses segredos de Paris.

De quebra, você ainda vai ouvir histórias sobre os lugares, aprender sobre a culinária francesa e se divertir com as curiosidades contadas por Lisa Rankin.

Ela comanda o Flavors of Paris, uma canadense que se mudou para Paris e ganha a vida levando turistas aos cantinhos mais bem preservados do bairro de Saint Germain de Prés.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Ruelas charmosas características da cidade luz. Foto: Adriana Lage

O “The Original Tour” de três horas e meia começa em frente à igreja de Saint-Germain, aliás, ao lado. O ponto de encontro é em frente à porta vermelha na lateral leste da igreja.

A simpática Lisa, cabelo loiro Chanel e olhos azuis, identifica com facilidade as pessoas do grupo. Assim que todos estão juntos – o grupo dificilmente passa de 8 pessoas, partimos a pé. Lisa começa contando histórias dos dois cafés mais famosos de Paris – o Café Margot e o Café de Flore..

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

O Tour Gastronômico em Paris começa no tradicional Café de Flore. Foto: Adriana Lage

Entramos em uma padaria, a boulangerie de Eric Kayser, cujos pães artesanais estão dispostos na parede, como obra de arte. Lisa conta porque essa boulangerie é especial, ensina como identificar um bom pão e conta como nasceu o croissant. Experimentamos pães e seguimos adiante.

Viaje mais: Dicas de viagem a Paris

Pães artesanais da boulangerie Eric Kayser em Paris. Foto: Adriana Lage

Marchande de Saveurs parece uma loja tirada de desenho animado. Toda decorada em cor laranja, a favorita da dona da loja – que no dia também usava um vestido laranja – a delicatessen vende geleias, mostardas, azeites e outros produtos orgânicos, em lindas embalagens, ideais para levar de lembrança para familiares e amigos.

Guloseimas da Delicatessen Marchande de Saveurs em Paris
Souvenires lindos na Delicatessen Marchande de Saveurs. Foto: Adriana Lage

Entre uma loja e outra, Lisa aponta outros lugares e conta histórias sobre eles. Anote os nomes enquanto ela fala, para jantar depois.

No Première Pression Provence, tivemos uma aula sobre azeites e experimentamos alguns, tentando identificar a diferença entre os vários tipos.

Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo

Latinhas de azeites gourmet. Foto: Adriana Lage
Decoração homenageia os produtores na Première Pression. Foto: Adriana Lage

Outro local tipicamente francês, em que apenas a visita, sem os olhos de Lisa, torna-a somente mais uma loja. Com o olhar de Lisa, você nunca mais verá o azeite como antes.

Viaje mais: O que fazer em Paris em 5 dias: roteiro completo

Paramos a seguir no Un Dimanche à Paris, uma boutique de chocolate que também serve lanches em mesinhas na calçada. A loja é linda e os chocolates finos são tratados como haute couture.

A degustação de chocolates, macarrons e chocolate quente está sempre acompanhada dos ricos comentários da canadense.

Decoração linda na Un Dimanche a Paris. Foto: Adriana Lage
Chocolates com especiarias na Un Dimanche a Paris. Foto: Adriana Lage

Entre uma loja de caramelos e uma de carolinas, o grupo optou por degustar as carolinas de um renomado chef francês.

Cantinho escondido em uma rua lateral da Boulevard St-Germain, a pequenina loja serve apenas as carolinas com diferentes recheios.

Optei pelo tradicional, de cream cheese. Deu vontade de levar um quilo para casa.

Menu básico na Maison du Chou. Foto: Adriana Lage
Carolinas tradicionais na Maison du Chou. Foto: Adriana Lage

Última parada: o Marché Saint-Germain. Mais refinado que o Mercadão Municipal de São Paulo, as bancas oferecem os melhores produtos da região. Frutas, legumes, frutos do mar, carnes, queijos e vinhos colorem o ambiente.

Viaje mais: Melhores empórios do mundo: onde ficam os templos da gastronomia

Marché St Germain é parada obrigatória num tour gastronômico em Paris. Foto: Adriana Lage

Paramos na banca de queijos e tivemos mais uma aula: queijo de cabra ou de vaca, quais são mais fortes, como combinar queijos e vinhos.

Queijos no Marché St Germain. Foto: Adriana Lage
Queijos de diferentes tipos e sabores. Foto: Adriana Lage

Sentamos a uma mesinha em frente a uma loja de vinhos e terminamos assim nossa tarde: conhecendo as pessoas do grupo, degustando uma tábua de queijos, saboreando uma taça de vinho, acompanhados de fois gras com os pães que levamos da boulangerie de Eric Kayser.

O tour gastronômico em Paris termina com degustação de queijos e vinhos. Foto: Adriana Lage

O tour nunca é exatamente idêntico. Dependendo do dia da semana e do perfil do grupo, Lisa inclui uma ou outra loja, e exclui outra.

Isso o torna bem dinâmico. Outro tour disponível é o One Sweet Tour. Em duas horas, o grupo sucumbe às guloseimas parisienses, entre doces, chocolates, crepes e até strudels.

Adorei e super recomendo!

Tour gastronômico em Paris

Reserve pelo site: flavorsofparis.com

Quando: veja as datas e horários no site

Quanto: The Original Tour – 85 euros;  One Sweet Tour – 60 euros. O investimento vale a pena.

Viaje aqui também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *