Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta

Artesanato em Siem Reap, conheça as oficinas de arte Khmer

Visitar as oficinas de arte Khmer é um dos pontos altos da viagem ao Camboja. Veja onde encontrar o melhor artesanato em Siem Reap e aprenda como é o trabalho manual dos artistas.

Destino que começa a entrar na wishlist de viagem dos brasileiros, o Camboja recebeu cerca de 6 milhões de turistas em 2018, duas vezes mais do que em 2010, segundo o Departamento de Informações Turísticas Nacional. A maioria dos visitantes se aglomera nos templos de Angkor Wat, em Siem Reap, patrimônio da humanidade pela Unesco, especialmente para assistir ao nascer do sol, e logo a horda segue viagem para outro país.

O que considero uma grande pena. Desde 2012, a principal cidade turística do Camboja vive um boom turístico e basta fazer uma breve pesquisa para descobrir que há muito o que fazer em Siem Real além de visitar os imponentes templos. A culinária está em ascendência graças a chefs nacionais que estão resgatando os sabores da cozinha tradicional Khmer, proporcionando uma nova experiência gastronômica ao paladar dos visitantes.

Há ONGs e empresas nacionais e estrangeiras unindo esforços para recuperar as tradições Khmer desaparecidas em virtude do violento regime Khmer Vermelho, quando a cultura local foi quase totalmente exterminada. Tais ONGs fundaram escolas técnicas e atualmente oferecem cursos de formação profissional para a população rural, criando oportunidades de emprego ao povo ainda bastante carente de educação.

É possível visitar oficinas de artesanato abertas ao público e aprender todas as etapas do processo de fabricação artesanal de cerâmica, seda, tecelagem, escultura, marchetaria, pintura, laca… um caldeirão de cultura num único lugar.

Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Sabonetes, perfumes sólidos e outros souvenires artesanais em Siem Reap, Camboja. Foto Angela Manta
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta

Artesanato em Siem Reap, conheça as oficinas de arte Khmer

Pude conferir de perto estes lugares e valorizar ainda mais qualquer trabalho manual. O carinho e o orgulho que os artesãos demonstram quando nos interessamos por sua arte são impagáveis. Estive lá com minha mãe e saímos fascinadas com o que vimos.

Inclua uma passagem por estes lugares no seu roteiro de viagem a Siem Reap. Acredite em mim, você se impressionará com a habilidade dos artesãos e a qualidade dos produtos finais. E lógico, leve seu cartão de crédito, você precisará dele.

Sugiro aqui as oficinas de artesanato Khmer imperdíveis para você conhecer em Siem Reap.

Show de dança típica cambojana: Apsara Dance
Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Artisans d’Angkor, a maior oficina de artesanato de Siem Reap

Criada em 1998, Artisans d’Angkor sem dúvida tornou-se referência em artesanato refinado do país. Pioneira em desenvolver projetos de formação profissional, a empresa emprega mais de 1300 funcionários locais. Provavelmente você verá suas peças em decoração de hotéis de luxo, restaurantes refinados e grandes empresas.

Uma casa no centro de Siem Reap concentra oficinas alinhadas nas quais o visitante percorre um tour informativo acompanhado de um guia local (inglês, espanhol, ainda não em português) e vê em tempo real como as peças são elaboradas. Uma vizinha à outra, o tour proporciona uma imersão fabulosa na tradição artesã Khmer, iniciando por entalhes em madeira e obras esculpidas em pedras; em seguida, surgem oficinas de itens feitos em cobre, laca, cerâmica, joias e pintura em seda.

Para encerrar, você passará na loja, mesmo que seja apenas para admirar os produtos lindos já prontinhos para você levar pra casa. Me conte se conseguir sair sem levar ao menos uma lembrança. Se quer uma única dica, aproveite! Os preços são impressionantemente baixos e depois você se arrependerá de não levar.

Siem Reap: aula de cerâmica cambojano
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Arte do tear em Siem Reap, Camboja. Foto Angela Manta
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Artesão entalhando uma dançarina apsara nas oficinas Artisans d'Angkor em Siem Reap, Camboja. Foto Angela Manta
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Arte de esculpir nas oficinas de Siem Reap, Camboja
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Detalhes do trabalho manual dos artesãos no Camboja. Foto Angela Manta

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

Fazenda de Seda Angkor, aula e artesanato em Siem Reap

Esta fazenda de seda também pertence ao grupo Artisans d’Angkor e fica um pouco mais distante do centro da cidade. Nela, um tour guiado nos apresenta o passo a passo da produção da seda cambojana, desde a formação dos casulos até a tecelagem, um processo inteiramente artesanal.

Dica: você pode contratar um carro particular para ir até a fazenda, seguir no ônibus da própria empresa que sai da oficina central (acima) às 9h30 ou às 13h30, ou ir de tuktuk..

Recomendo reservar com antecedência pelo site  e solicitar acompanhamento da guia Nuné, que fala português de Portugal e tem paixão pelo trabalho.

Angkor Wat: tour de um dia inteiro privativo
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Bicho da seda amarelo, espécie endêmica cambojana. Foto Angela Manta
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Seda pronta para trabalhar. Foto Angela Manta
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Sombai Wine Rice, bebendo artesanato em Siem Reap

Realização de um sonho de seu fundador, a pequenina fábrica produz artesanalmente vinhos de arroz aromatizados, em um processo que une as culturas do Camboja e das Ilhas Maurício, origem do proprietário, Lionel. Mediante reserva, ele busca pessoalmente os visitantes no hotel em um tuc-tuc elétrico, para uma degustação dos vinhos, do mais seco e amargo ao mais doce, enquanto explica a produção e os detalhes. Uma pessoa maravilhosa de conhecer!

Frutas e especiarias são mergulhadas em garrafas preenchidas com os destilados e lá adormecem por um a três anos, até o sabor atingir o ponto ideal. Em seguida, o vinho é acondicionado em garrafas de vidro de diferentes formatos e tamanhos e pintadas à mão, todos desenhos exclusivos. Um souvenir lindinho de levar.

Dica: faça a reserva pelo site www.sombai.com.

Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Lionel apresentando a produção de vinho de arroz em Siem Reap, Camboja. Foto Angela Manta
Artesanato em Siem Reap, oficinas no Camboja. Foto Angela Manta
Garrafinhas lindas para presente em Siem Reap, Camboja. Foto Angela Manta
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

Onde ficar em Siem Reap

Com sofisticação*

Belmond La Residence d’Angkor, o hotel boutique mais luxuoso de Siem Reap, em perfeita localização para conhecer a cidade a pé. Impecável, sofisticado e despretensioso, você entra no mundo Khmer assim que atravessa o portão do hotel. Simplesmente divino. Veja tarifas e promoções aqui.

*Escolha da editora.

A Camminare Blog, Melhores Restaurantes em Siem Reap
Vista da piscina do Belmond La Residence para quem almoça no Ember. Foto: Angela Manta

Com conforto

Lynnaya Urban River Resort & Spa, um 4 estrelas gracinha bem localizado com ares sofisticados e um restaurante delicioso no topo do edifício. Veja tarifas e promoções.

Com economia

Moloppor Cafe Hotel, um dois estrelas básico com instalações novas, lugar honesto para quem deseja conforto e boa localização sem grandes exigências. A entrada é pela porta na rua lateral que faz esquina com o café. Não se assuste com a recepção ou com o restaurante. Veja tarifas e promoções aqui.

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo “Artesanato em Siem Reap, conheça as oficinas de arte Khmer”  você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: artesanato no Camboja – compras no Camboja – lojas no Camboja – oficinas de atesanato em Siem Reap – artesanato em Siem Reap – compras em Siem Reap

Foto de capa Angela Manta.

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.