Atitudes sustentáveis no dia a dia ajudam na preservação do meio ambiente.

10 atitudes sustentáveis para você adotar no dia a dia

No mês do Dia Mundial da Terra celebrado todo 22 de abril, trazemos uma série de artigos sobre o meio ambiente e atitudes sustentáveis adotadas no turismo em prol da preservação da natureza. A data nos ajuda a repensar o papel e ações que devemos adotar em prol de uma vida ecologicamente sustentável com o intuito de diminuir o impacto dos poluentes no planeta.

No quesito preservação ambiental, o plástico é um dos principais vilões! Estima-se que a cada ano são jogadas 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Além da demora para se decompor, o material causa danos incalculáveis quando ingerido por animais marinhos.

Leia mais: Países que mais descartam lixo plástico no mundo
Atitudes sustentáveis no dia a dia ajudam na preservação do meio ambiente.
Que tal repensar o consumo de plástico? O material é um dos grandes vilões para a preservação do meio ambiente

É verdade que tal aumento está relacionado ao crescimento da população, mas é possível diminuir esse impacto através de pequenas ações sustentáveis no cotidiano.

Uma vida eco-friendly, com menos consumo de plástico e mais sustentável ajuda a transformar o planeta! Pensando nisso o site One Green Planet criou uma lista com dez atitudes sustentáveis no dia a dia para todo cidadão aderir que fazem toda a diferença.

Leia mais: Iniciativas sustentáveis de hotéis no mundo: conheça as tendências

Atitudes sustentáveis para o cotidiano

1. Manter-se hidratado é essencial porém as garrafinhas de água são uma das maiores inimigas para a natureza. De tudo consumido apenas 23% desse plástico são recicláveis. O resto provavelmente terminará na rua ou no mar. Uma boa troca, por exemplo, é usar garrafinhas de vidro ou reutilizáveis, pois além de consumir menos plástico você produz menos lixo.

2. Todo mundo ama tomar um cafézinho, mas as famosas embalagens “para viagem” não são nada ecológicas! Na maioria das vezes a tampa e os copos produzidos são de plástico. O cuidado deve ser maior sobretudo se você consome uma  embalagem dessas por dia! Portanto dê preferência para tomar o café no copo de vidro ou cerâmica no próprio estabelecimento.

Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Atitudes sustentáveis no dia a dia ajudam na preservação do meio ambiente.
Atitudes sustentáveis no dia a dia ajudam na preservação do meio ambiente.

3. A pressa nos leva a beber em copos plásticos nos fast-foods. Uma dica bem mais sustentável é pedir os copos sem a tampa e o canudo de plástico, caso você vá comer sua refeição no local. Além de evitar o desperdício você ainda ajuda o meio ambiente.

4. Em geral os recipientes “para a viagem” são muito prejudiciais para o meio ambiente. Uma maneira fácil de evitar o alto consumo de plástico neste caso é usar um isopor ou pote para armazenar a comida. Assim você consegue manter seu alimento quentinho consumindo menos plástico.

5. Alguns países já perceberam o quanto as sacolas plásticas são prejudiciais para a natureza e reduziram seu consumo. Apesar disso estima-se que o mundo usa 500 bilhões de sacolas plásticas a cada ano. A melhor saída é optar pelas sacolas ecológicas, as famosas ecobags! Elas têm a mesma função que as de plástico, são feitas de materiais menos agressivos ao meio ambiente e consequemente demoram menos tempo para se decompor.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo.
Ecobag com estampa de melancia
Tem bolsa ecológica para todos os gostos e tamanhos! Elas são fofas e bem úteis!

6. Descartar os cigarros adequadamente é uma atitude sustentável que ajuda em muito a preservação ambiental. Os filtros não são biodegradáveis, portanto ao jogar as bitucas na natureza você contribui para a poluição do meio ambiente.

7. Existem situações em que é impossível evitar os sacos plásticos, sobretudo para levar frutas ou mesmo iogurtes, carnes e queijos. No supermercado, tente escolher bandejas em outros compartimentos em oposição às sacolas de plástico. As embalagens de alimentos são responsáveis por 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos.

8. Falando em refeição, substituir o uso de talheres e copos de plástico dentro de casa também é ótima alternativa para diminuir os danos causados à natureza. Em vez do plástico, use utensílios de metal ou bambu.

Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!
Atitudes sustentáveis no dia a dia ajudam na preservação do meio ambiente.
Os talheres de madeira e de metal são alternativas sustentáveis aos talheres de plástico!

9. As redes descartadas durante a captura de peixes representam um problema para outros animais marinhos, como baleias, golfinhos e focas. Cortar ou diminuir o apoio a essa indústria da pesca, optar por uma alimentação mais vegetariana reduziria drasticamente os plásticos nos oceanos e incentiva atitudes sustentáveis!

10. Os microbeads ou “cristais plásticos” estão por todas as partes: em cremes dentais e hidrantes por exemplo. Embora pareçam inofensivos eles causam um enorme impacto na natureza. Um estudo mostrou que num único uso o produto libera cerca de 100.000 microesferas de plástico, que passam pelo ralo, são jogadas nos oceanos e ingeridos por animais marinhos. Prefira sempre produtos com ingredientes naturais!

Que tal começar a prestar atenção nas atitudes sustentáveis do seu cotidiano e ver aonde você pode melhorar? Seja na correria, ou mesmo em uma viagem sempre devemos ficar atentos ao planeta que deixaremos de herança para as futuras gerações.

Inspire-se em projetos e iniciativas que envolvam sustentabilidade. Pode não parecer muito, mas se cada um fizer a sua parte, a natureza e o planeta agradecem.

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.

Atitudes sustentáveis para aderir no seu dia a dia, A Camminare Blog de Viagem

Viaje aqui também:

100 maravilhas do mundo construídas pelo homem

Notícias do turismo: novidades no Brasil e no mundo

Tax Free no Uruguai: novos benefícios aos turistas

Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?

Acompanhe de perto o A Camminare

É só clicar no ícone.

Clique para seguir o Instagram @adri.lage Clique para seguir o Pinterest A Camminare Clique para seguir o Facebook A Camminare Clique para seguir o Youtube A Camminare

Ingressos e tours online, vantagens e onde comprar

Foto de capa sob licença Creative Commons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.