Planejamento financeiro de viagem. Foto Pixabay

Como fazer planejamento financeiro para uma viagem tranquila

A gente sempre está com uma viagem nova na mente, um lugar diferente para conhecer, uma data para comemorar, férias para descansar de um trabalho extremamente desgastante, desejo de fotos lindas, conhecer gente nova, enfim são inúmeras as razões que nos levam a querer embarcar em uma nova aventura. Até surgir a questão que às vezes nos limita… DINHEIRO… e nos perguntamos como fazer um planejamento financeiro para uma viagem tranquila?

Só existe uma coisa capaz de fazer você não realizar a viagem tão sonhada, isso mesmo, apenas uma. Continue lendo que no final vou te falar exatamente qual é. Independente disso, vou te dar algumas orientações básicas que irão te auxiliar na hora de realizar o sonho da viagem e não o transformar em um pesadelo.

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Planejamento financeiro de viagem. Foto Pixabay
Planejamento financeiro de viagem.

Como fazer planejamento financeiro para uma viagem tranquila

Quando falamos de dinheiro, automaticamente falamos de planejamento financeiro. É neste momento que passam na nossa cabeça planilhas, fórmulas matemáticas, contabilidade e toda aquela coisa que costumamos odiar, mas não vai ser bem por aí, vamos encontrar um caminho que será além de organizado, prazeroso.

A primeira coisa a se fazer é definir o local ou o orçamento da viagem.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Local

Se você optou por escolher o local, antes de mais nada precisará realizar a pesquisa do preço das passagens. Hoje é possível pesquisar o preço delas sem escolher a data, buscadores como o Skyscanner trarão os preços por ordem crescente, o que te ajudará a encontrar o período que se enquadra no seu orçamento. Nem sempre o período mais barato é quando você deseja conhecer o destino, então esteja preparado para isso.

Orçamento

Se a sua escolha foi viajar por orçamento, não haverá muitas alterações. Faça uma lista de lugares que deseja conhecer. Você pode usar o Google Maps para olhar cada cantinho do mundo, utilizar os sites de busca de passagens sem data definida e fazer uma lista dos lugares e preços encontrados.

Para as duas formas de definição, por local ou por orçamento, será necessário pesquisar preços de hotéis. Utilize sites de confiança como o Booking.com e busque por opções de cancelamento grátis. Desta forma, caso encontre alguma promoção até a data da viagem, será possível alterar. Ns reservas, verifique se há pacotes de alimentações inclusas, como café da manhã, – um bom café da manhã às vezes pode te levar a dispensar o almoço. Ter a opção de cozinhar refeições no quarto, mesmo que pequenas, também pode gerar muita economia.

Mas o mais importante aqui é: faça um orçamento diário para alimentação. Por exemplo, você se permitirá gastar USD100,00 dólares de refeição por dia, dessa forma, você consegue mensurar exatamente quanto vai gastar e equilibrar os gastos do seu dia, se gastou USD65,00 no almoço, sobraram USD35,00 para o jantar.

Avalie a localização do hotel

Tenha em mente os lugares que desejara conhecer, verifique se o hotel escolhido está perto das atrações escolhidas ou de transportes públicos econômicos, dessa forma você poderá economizar com aluguel de carro ou serviços de Uber, táxi ou transfer. Às vezes a economia do hotel não valerá o aumento do custo com este tópico.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

A Ásia é uma excelente opção para viagens com ótimo custo x benefício. Descubra promoções de passagens aéreas e vá sem medo. Alimentação e hospedagem são bem mais baratos que na Europa e nos Estados Unidos, principalmente na Indonésia, no Camboja e no Vietnã.

Ingressos online

Lembre-se de listar as atrações que vai conhecer e o custo de entrada de cada uma, verifique em sites oficiais se as compras com antecedência são mais baratas ou necessárias, devido à alta demanda. Sites como GetYourGuideTiqets oferecem ingressos online com possibilidade de evitar filas, o que te faz economizar bastante em tempo para você usufruir melhor sua viagem.

Chip de internet

Consulte sua operadora de telefonia celular para saber os custos de ativar o roaming e pesquise quanto custa a aquisição de um chip no país destino. Analise se vale a pena comprar lá ou sair com o chip do Brasil, como o MySimTravel e o EasySim4You. Faça sua escolha com antecedência.

Compras

Se sua viagem for para local de compras, o ideal é fazer uma lista das coisas que deseja comprar, quantidade e vale até fazer uma pesquisa rápida de preços no país onde mora, porque nem sempre a compra fora é tão vantajosa. Crie um orçamento para despesas com compras, assim não haverá surpresas.

Vale a pena entrar no site das lojas que você deseja visitar, especialmente as americanas. Cadastre-se no mailing para receber as constantes promoções e cupons de desconto. A diferença é grande!

Seguro Viagem

Observe suas coberturas de seu seguro viagem e seguro saúde. E não esquece que pode haver a necessidade de custear o deslocamento de sua residência até o aeroporto e do aeroporto até sua residência.

E agora?

Esta parte é divertida, você já pesquisou os lugares que deseja conhecer, já começou a sonhar com sua viagem, agora é só somar quanto deverá gastar com tudo que programou. Com o seu “TRIP PLAN” pronto, chegou a hora de colocar a mão na massa.

Se você ainda tem 14 meses para realizar a sua viagem, some o valor total das despesas e divida pelos 14 meses. Comece a poupar mês a mês o valor que você precisará para sua viagem, compre as passagens parceladas se não tiver desconto à vista e nem juros no parcelamento, mas não deixe que as parcelas ultrapassem a data do retorno.

Desta forma você poupará o dinheiro para fazer a viagem tão sonhada, fará tudo que desejou quando imaginou esse passeio e o melhor de tudo, quando voltar com vontade de viajar novamente, nem terá dívidas desta viagem para pagar. Agora é só planejar a próxima.

E lembra que eu falei que só tinha uma coisa capaz de te impedir de realizar a viagem dos seus sonhos? Sabe qual é? Você.

Por Daniella Rolim, sócia-proprietária do Grupo Zeus Investimentos, consultora financeira certificada CFP(c)

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo “Como fazer planejamento financeiro para uma viagem tranquila” você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: planejamento financeiro – planejar viagem – orçamento de viagem

Foto de capa by RawPixel on Pixabay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.