Cozumel, México, ilha no Caribe. Foto Angela Manta

Cozumel, explore a joia do Caribe mexicano

Queridinha mexicana, Cozumel é a maior e mais visitada ilha do México, com mais de 3,5 milhões de visitantes ao ano. Motivos não faltam para conhecê-la: cercada de águas mornas de um azul aquamarine cristalino, tem praias de areia branca, muita natureza intocada (apenas 20% da ilha são habitados e 70% são reservas naturais) e povo alegre muito acolhedor.

Está localizada junto ao maior recife de corais das Américas e a segunda maior barreira de corais do mundoReconhecida pela Unesco como a Ilha da Paz, tem o melhor índice de segurança do México, acolhendo famílias, mochileiros aventureiros, esportistas e casais em lua de mel. Há espaço e atividades para todas as tribos curtirem as paradisíacas praias caribenhas como em Cancun, mas sem o agito e o comércio desta.

praias de Cozumel, México. Foto Angela Manta
Praias de areia fina e mar azul turquesa. Foto Angela Manta
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Cozumel, México, ilha no Caribe. Foto Angela Manta
Cozumel, México, ilha no Caribe. Foto Angela Manta

Cozumel, explore a joia do Caribe mexicano

É fácil se apaixonar pela ilha, um dos santuários sagrados mais importantes da península de Yucatán, lugar de peregrinação e adoração de Ixchel, deusa da lua, do amor e da fertilidade há mais de 2 mil anos, quando a civilização maia aportava aqui em travessias sagradas para render cultos a Ixchel.

Todo mês de maio, acontece a Travessia Sagrada Maya, um evento para promover a cultura e a tradição, reunindo mais de 1200 canoeiros e canoeiras que partem de Xcaret, no continente, até aqui, como realizado antigamente.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

As ruínas de Cozumel

Ao redor da ilha, outras pequenas ruínas maias também podem ser visitadas, como El Cedral, a estrutura mais antiga da ilha, construída no ano de 800 d.C.; o Castillo de Rey, ruínas parecidas com Tulum de difícil acesso (melhor usar um carro 4×4); e o Museu da Ilha de Cozumel, com recifes marinhos e tesouros da ilha dispostos em vitrines coloridas.

Casamento e Lua de Mel em Cozumel

Até rima! Cenários perfeito para romance, Isla Perla e Isla Pasión são destinos certo para Destination Wedding, lua de mel e pedidos de casamento. Os melhores hotéis da ilha têm profissionais preparados para realizar o casamento dos sonhos, seja numa cerimônia íntima apenas para o casal ou em festas maiores.

Cozumel Palace Resort, México. Foto Angela Manta
Decoração para Elopement Wedding no Cozumel Palace Resort, México. Foto Angela Manta
Isla Perla, onde casar no México. Foto Angela Manta
Isla Perla, onde casar no México. Foto Angela Manta

Cozumel para famílias

Famílias são bem-vindas em hotéis como o Meliã que, além da ampla infraestrutura para os pequenos, tem extensa faixa de praia calma, ideal para crianças. As Reservas Naturais são ótimos passeios para levar as crianças, como o Faro Celerain para ver crocodilos, o jardim botânico do Parque Chankanaab e a infraestrutura familiar do Punta Sur Eco Beach Park, todos oferecendo vistas panorâmicas belíssimas da costa sul.

Punta Sur Cozumel, México, onde ir em família. Foto Angela Manta
Punta Sur, onde ir em família. Foto Angela Manta
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Mergulho em Cozumel

Desde a primeira visita de Jacques Cousteau à ilha em 1959, quando declarou que a região era uma das mais espetaculares de mergulho no mundo, a ilha ganhou reputação internacional, com mais de 40 pontos de mergulhos incríveis, rica e colorida fauna marinha, água com ótima visibilidade e excelente temperatura.

Pense numa atividade náutica e você a encontrará aqui: parasailing, windsurfe, kitesurfe, voos de ultraleve, além de pescaria e snorkeling. Se você quiser colocar as pernas para cima e se esparramar numa cadeira de praia enquanto se mesmeriza com as cores do mar caribenho, pode optar sair do hotel e conhecer praias no lado oeste como San Francisco, Mía, Palancar, Paradise Beach, Playa Uvas e Mr. Sancho’s, algumas delas com beach clubs que oferecem apoio aos visitantes. Mais vazias, as praias do leste atraem banhistas e surfistas em busca de ondas maiores, como Punta Morena, Playa Bonita, Chen Río e Playa San Martín.

Cozumel, México, ilha no Caribe. Foto Angela Manta

Golfe em Cozumel

Praticantes de golfe encontram no norte da ilha o El Cozumel Country Club, um campo com 18 buracos, de nível internacional, projetado ao redor da floresta tropical e manguezais pelo grupo Nicklaus Design, e certificado pela Audobon Internacional. O hotel Meliã Cozumel é vizinho ao campo e oferece benefícios especiais aos hóspedes golfistas.

Como chegar em Cozumel

Chega-se à ilha de avião desde Miami, Cidade do México ou Cancun, a bordo de cruzeiros ou de balsa, numa travessia de 40 minutos, que parte do porto de Playa del Carmen, na Riviera Maya.

Cores na rua de compras em Cozumel, México. Foto Angela Manta
Cores na rua de compras. Foto Angela Manta

Dicas Adri Lage

Compensa bastante alugar um carro para conhecer a ilha, as tarifas são baixas. Ao contrário dos taxis, que são bem caros.

Planeje estar na ilha num domingo, único dia em que cruzeiros não aportam aqui.

Fique pelo menos três dias para conhecer as praias, pontos turísticos e fazer um mergulho.

Cruzeiros em Cozumel, México. Foto Angela Manta
Cruzeiros aportados na ilha. Foto Angela Manta

Onde comer em Cozumel

Praticamente todos os hotéis oferecem planos all-inclusive, mas se você deseja conhecer a cidade, vale a pena conhecer os restaurantes do chef Christopher, americano radicado na ilha há 14 anos. Ambos ficam na 5ª avenida, Kinta (n. 214) e Kondessa (n. 517) e oferecem música ao som de DJs, jazz e bossa nova.

Onde comprar em Cozumel

As lojas concentram-se ao longo da avenida costeira que vivem cheias de clientes provenientes dos cruzeiros que aportam diariamente na ilha, em busca de joias e souvenires típicos.

Artesanato em Cozumel, México. Foto Angela Manta
Artesanato mexicano. Foto Angela Manta

Onde ficar em Cozumel

Com sofisticação

Cozumel Palace All Inclusive atende público mais adulto, oferece ótimo serviço, tem excelentes restaurantes de cozinha internacional e um spa delicioso. Diárias a partir de USD 445.

Cozumel Palace Resort All Inclusive, México. Foto Angela Manta
Cozumel Palace Resort All Inclusive, México. Foto Angela Manta

EM LUA DE MEL

Secrets Aura Cozumel All Inclusive aceita apenas adultos. As janelas das suítes vão do chão ao teto e se abrem para o mar de azul infinito caribenho e uma varanda para sorver vagarosamente cada momento romântico. Diárias a partir de USD 230. 

Com A FAMÍLIA

O Hotel Meliã Cozumel Golf All Inclusive é um dos mais antigos da ilha, está localizado ao norte e é boa escolha para famílias. Diárias a partir de USD 116.

Viaje mais: Melia Cozumel, hotel para as crianças se divertirem
Hotel Melia Cozumel Golf Resort, México. Foto Angela Manta
Hotel Melia Cozumel Golf Resort, México. Foto Angela Manta

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Cozumel, explore a ilha mexicana no Caribe  você leu primeiro aqui no A Camminare.

Foto de capa Angela Manta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.