Documentos necessários para entrar na Europa, Visto para brasileiros

Documentos necessários para entrar na Europa

Você fará sua primeira viagem para a Europa e está buscando informações sobre os documentos necessários para entrar na Europa para planejar suas férias e viajar tranquila(o).

Maravilha, aqui você encontra a lista dos documentos exigidos, dicas essenciais de quem já viajou muito e esclarece todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.

Documentos necessários para entrar na Europa, Visto para brasileiros
Documentos necessários para entrar na Europa

 

Brasileiro precisa de visto para a Europa?

Brasileiros não precisam solicitar visto formal para entrar na maioria dos países europeus se o período da viagem for inferior a 90 dias dentro de um prazo de 6 meses.

Sabe aquele visto que a gente pede com antecedência, enviando o passaporte para a embaixada, como fazemos para tirar o visto americano? Então, para ir à Europa não precisa fazer isso.

Porém, você precisará juntar uma série de documentos para apresentar ao oficial da imigração quando desembarcar em um país europeu membro do Tratado de Schengen.

Você deve ter ouvido falar dele, um acordo entre países do continente que garante livre movimentação entre as fronteiras e que padronizou algumas regras para os integrantes.

Nem todo país da União Europeia faz parte do Tratado de Schengen e tem país que não pertence à União Europeia e integra o acordo. Parece confuso e é.

Se você ainda não conhece, vale ler o artigo O que é o Tratado de Schengen e quais países fazem parte do acordo.

 

Recomendação Adri Lage:

Mudanças nos acordos bilaterais entre o Brasil e outros países podem acontecer, então a melhor maneira de você se certificar das exigências de entrada em qualquer país é entrar no site oficial da embaixada do seu destino ou  consultar uma empresa especializada em tirar vistos, como a Global Visa.

Veja aqui como funciona o serviço de vistos da Global Visa.
Seguro Viagem, um dos documentos exigidos para visitar a Europa
Brasileiro precisa de visto para a Europa? Para a maioria dos países europeus, viajantes brasileiros não precisam de visto

 

Documentos necessários para entrar na Europa, países signatários do Tratado de Schengen

É este acordo que estipula a documentação exigida para turistas entrarem nos países signatários. Ou seja, se você vai à Europa conhecer três países, com poucas exceções, você apresentará os documentos para a imigração apenas ao desembarcar no primeiro destino.

Por exemplo, em termos gerais, se você vai à França, Espanha e Portugal, passará na imigração apenas na França e depois entrará na Espanha e em Portugal como se estivesse fazendo voos domésticos no Brasil.

 

Veja a lista de documentos necessários para entrar na Europa, dentro do Tratado de Schengen:

1. Passaporte com validade mínima de 3 meses

O passaporte brasileiro é seu documento de identidade oficial fora do país. Você precisa portar um passaporte válido em suas viagens internacionais, com exceção nos países do Mercosul.

Ele precisa ter validade de no mínimo 3 meses após a sua data de saída da área Schengen, ou seja, se a sua passagem de volta ao Brasil for 30 de abril, seu passaporte precisa estar válido até 30 de julho.

No entanto, recomendo fortemente que seu passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade, porque o oficial pode encrencar com a data.

 

Recomendação Adri Lage 1:

Não confie em sua memória. Logo que começar a planejar sua viagem, confira a data de validade de seu passaporte. Você pode providenciar outro com 6 meses antes do vencimento, não precisa (e não deve) esperar ele vencer para tirar um novo.

 

Recomendação Adri Lage 2:

Agende logo a renovação (ou o primeiro pedido) na polícia federal porque os prazos podem variar até 2 ou 3 meses dependendo da época do ano, se eles estiverem em greve ou qualquer outro imprevisto como aconteceu recentemente quando acabou a verba do governo para emissão de novos documentos.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo.
O que é o Tratado de Schengen, é necessário que o turista tenha o passaporte em mãos, A Camminare Blog de Viagem
Tenha sempre seu passaporte em mãos ao cruzar fronteiras de países europeus.

 

2. Passagem de saída da área Schengen

Este é o comprovante mais solicitado pelos oficiais da imigração europeia. Pode ser sua passagem de volta para o Brasil ou para outro país que não pertença ao Tratado de Schengen.

Detalhe importante: Passagem com data de saída em aberto não é aceita como comprovante. A passagem precisa estar comprada (não vale reserva) e ter data definida de embarque.

 

3. Evidências sobre o motivo da viagem

Turismo

Se você estiver viajando de férias, pode levar seu roteiro de viagem, reservas de hotéis ou vouchers de tours agendados. Assim, você demonstra o propósito de sua viagem.

 

Dica Adri Lage:

Se você gosta de viajar sem programar detalhadamente seu roteiro, considere fazer as reservas de hotéis pelo Booking.com. Existe uma opção “Cancelamento Gratuito” e assim você consegue apresentar os comprovantes de reserva na imigração, mas fica livre para cancelar se mudar de ideia sobre o roteiro.

 

Recomendação Adri Lage:

Lembre-se de anotar a data limite para cancelamento gratuito e não perder dinheiro!

 

Trabalho e negócios

Seja para ministrar uma palestra, fazer reuniões empresariais ou qualquer outro motivo voltado ao mercado de trabalho, você deve apresentar uma carta convite da empresa que te contratou ou outro documento que comprove o motivo de sua viagem.

 

4. Comprovante de fundos suficientes para se sustentar na Europa durante sua estadia

Neste caso, você precisa mostrar ao oficial da imigração que tem dinheiro suficiente para pagar sua hospedagem e alimentação no país. Assim, você não tem desculpas que ficou sem fundos para retornar à sua casa.

Os comprovantes financeiros mais comuns são o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou os últimos 3 extratos bancários (podem pedir até 6). Vale também apresentar o montante em espécie, o extrato do limite de seu cartão de crédito ou pré-pago.

 

Recomendação Adri Lage:

Soa estranho, mas o oficial pode perguntar quanto dinheiro você está carregando e quanto pretende gastar na viagem, para garantir que você está falando a verdade. Estime por volta de 80 a 100 euros por dia, no mínimo, para fazer a conta total.

Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Comprovação financeira: um dos documentos necessários para entrar na Europa
Comprovação financeira: um dos documentos necessários para entrar na Europa

 

5. Seguro saúde de viagem com cobertura mínima de 30 mil euros

Deixei este documento por último porque ele é o mais importante e um dos itens mais solicitados na imigração. Independente da exigência do Tratado de Schengen, é imprescindível fazer seguro viagem de saúde quando você vai ao exterior.

Imprevistos sempre acontecem, desde uma torção de tornozelo a ataques cardíacos e se você não tiver a cobertura de um bom plano de saúde, sua viagem pode se tornar um pesadelo. Seguro a gente paga torcendo para não usar, mas se precisarmos acionar, respiramos aliviados.

O Tratado de Schengen exige que turistas contratem seguro viagem de saúde com cobertura mínima de 30 mil euros. Além da proteção médico-hospitalar, sua escolha pode incluir compensação por extravio de bagagens e outros benefícios interessantes.

As empresas oferecem produtos específicos que atendem às exigências do Tratado de Schengen, procure nomes como Seguro Viagem Europa ou Seguro Viagem Tratado de Schengen.

Faça a cotação sem compromisso do seu Seguro Viagem para a Europa aqui.
Seguro Viagem, um dos documentos exigidos para visitar a Europa
Seguro Viagem, um dos documentos exigidos para visitar a Europa

 

Resumindo…

Aqui tem um checklist pra você anotar e garantir que levará todas as provas.

 

Checklist de documentos necessários para entrar na Europa:

1. Passaporte com validade mínima de 6 meses

2. Passagem de retorno ao país de origem, no caso ao Brasil.

3. Evidências sobre o motivo da viagem (reserva de hotéis ou tours)

4. Comprovante de fundos suficientes para te sustentar na Europa durante sua estadia

5. Seguro viagem com cobertura adequada para o Tratado de Schengen

 

Pronto, agora você já tem em mãos todos os documentos necessários para entrar na Europa. Embarca no Brasil, chega lá, fica na fila do controle de passaportes e …. muitas vezes, os oficiais não pedem para ver nada, fazem uma ou duas perguntas e pronto. Mas se eles pedirem, você precisa mostrá-los ou correrá o risco de ter a entrada negada e ser deportado de volta ao Brasil.

 

Dicas extras Adri Lage

√ Separe um envelope ou uma pasta transparente para você guardar todos os documentos.

√ Leve-os na mala de mão para ter fácil acesso na imigração.

√ Seja o mais objetivo e sucinto possível nas respostas ao oficial. Falar demais pode te enrolar.

√ Apresente apenas os documentos que o oficial lhe solicitar.

√ Vá tranquilo, bem vestido (infelizmente aparência conta ponto) e mostre cordialidade.

√ Boa viagem e aproveite muito suas férias!

 

Fonte: Site Oficial do Schengen Visa Info

 

Viaje mais aqui:
Fotos criativas na praia pra tirar nas férias
Extensão de visto para Bali, Indonésia: como pedir
Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?
É seguro viajar para a Europa com os ataques terroristas?

 

Planeje sua viagem aqui:

Passagens aéreas baratas

Encontre seu hotel aqui.

Seguro viagem com desconto. Digite o cupom ACAMMINARE10 para ganhar 10% de desconto.

Chip de internet: EasySim4You e MySimTravel

Ingressos sem fila e tours no exterior

Transfer do aeroporto para seu hotel

Alugue um carro no exterior sem IOF

Faça cotação de dólares e euros aqui

Agende sua consultoria de viagem com Adri Lage e tire suas dúvidas

Solicite seu Guia de Bolso ou seu Roteiro Personalizado by Adri Lage

Incentive nosso trabalho! É muito importante para nós! Ao contratar os serviços dos nossos parceiros pelos nossos links, você paga o mesmo valor se comprasse diretamente com eles, ganha até descontos exclusivos em alguns momentos e ainda nos ajuda a manter o site funcionando e atualizado, porque ganhamos uma pequena comissão na venda.

 

O artigo Documentos necessários para entrar na Europa você leu primeiro aqui no A Camminare.

Fotos sob licença Creative Commons

Tags: documentos necessários para entrar na Europa – documentos para viajar à Europa – visto para a Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.