Representação de El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha

Espetáculo ao ar livre encena história milenar na Espanha

Conheça o espetáculo ao ar livre que encena um momento histórico milenar no condado de Burgos, norte da Espanha, El Cronicón de Oña.

Encenação teatral a la Hollywood, a festa O Cronicón de Oña acontece há mais de três décadas na pequena vila de Oña, província de Burgos, no norte da Espanha, considerada uma das recriações históricas mais relevantes e vistosas de Castela e Leão, protagonizada por cerca de 170 moradores que se tornam atores do que seus antepassados escreveram com sangue há mil anos.

Representação de El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha
Imponente, o Mosteiro de Oña mostra sua importância histórica para a igreja católica. Foto divulgação
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Espetáculo ao ar livre encena história milenar na Espanha

Todo mês de agosto, o vilarejo transforma-se numa cidade-teatro para acolher o evento declarado como Interesse Turístico Regional. Em 2019, ele acontece entre os dias 14 e 18, um encontro anual com a cultura, a história, a arte e a genuína diversão que se transformou em um modelo nacional de convivência, esforço e determinação de todo o povo para imprimir identidade e fidelidade ao fato histórico.

Há 32 anos os habitantes de Oña contam emocionados sua própria história, sob o olhar e a proteção dos protagonistas originais que repousam ao redor deste sacro cenário e assumem o rol de atores temporais durante os cinco dias de celebração.  Cada nova geração herdou o entusiasmo, o sonho, a implicação e o espírito de superação que elevou a recriação a níveis de qualidade teatral dignas de qualquer companhia profissional.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Voltando no tempo

A origem dos acontecimentos que constroem a alma de El Cronicón de Oña retorna ao século XI, quando Almanzor castigava os cristãos na Península Ibérica enquanto o condado de Castela desaparecia na rivalidade com seus vizinhos, em especial com os reinos de Leão e de Navarra, tanto pela hegemonia quanto pelo protagonismo.

 

Lutas fratricidas, conspirações, traições e exercícios de política pululavam na época quando surge o conde Sancho Garcia, quem com muita habilidade resgata a estabilidade e a prosperidade às terras castelhanas e funda o monastério de San Salvador de Oña no ano de 1011. Este cenóbio alcança cotas inimagináveis de poder religioso e econômico e torna-se o epicentro dos fatos que modificaram parte da história e sua igreja abacial, palco do cenário da encenação de El Cronicón de Oña.

El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha. Foto divulgação
El Cronicõn de Oña reconta a formação do reino de Leão e Castela ao longo dos séculos. Foto divulgação

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

A encenação

O teatro inicia-se nas ruas de Oña, na escada que leva ao templo e segue para a igreja abacial do Mosteiro de San Salvador de Oña, um dos monumentos em destaque, protagonista da história da vila e privilegiado cenário da representação.

A teatralização atinge o ápice na fundação do Mosteiro e, a partir daqui, quando entram em cena os personagens que estão enterrados no Panteão Real e Condal de Oña, como o rei Sancho III de Pamplona ou Sancho II de Castilla. Seus restos foram transportados até este local pelo próprio Rodrigo Díaz de Vivar (O Cid Campeador) por desejo expresso do monarca, momento marcado na história quando o abade pronunciou a célebre frase: “que bom vassalo se fosse bom senhor”.

Dica Adri Lage: Vale a pena ouvir o podcast inspirador da jornalista Angela Gonzales del Moral sobre o evento neste link. Estivemos juntas na viagem e ela consegue com maestria transportar-nos ao lugar e ao momento da representação.
El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha. Foto divulgação
Início da representação na escadaria do mosteiro em Oña, Espanha. Foto divulgação
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Apresentação premiada

Mas a grandeza do espetáculo encontra-se na dedicação e emoção dos moradores que, com sua generosa e altruísta colaboração, formam uma equipe teatral brilhante sem ser profissional e já levam a celebração no sangue, passada de geração a geração. Também é inegável a influência que tiveram no panorama cultural espanhol até transformar-se em espelho em que hoje outros lugares se miram em iniciativas similares que proliferam pelo país, em grande parte graças ao caráter pioneiro de El Cronicón de Oña.

Este compromisso dos residentes aliado ao patrimônio monumental e à narração histórica constituem elementos que combinam com perfeição e qualificam o El Cronicón de Oña como evento cultural de importância máxima. Os prêmios “Martinillos de Oro Valores Culturales”, “Amigos del Teatro de Valladolid” em 2006, “Valores Culturales Canal 4 Televisión” em 2008 e “Serondaya a la Innovación Cultural” em 2016 atestam o reconhecimento.

Representação de El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha
Todos os +170 figurinos são elaborados pelas moradoras de Oña. Foto divulgação
El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha. Foto divulgação
A influência árabe na Espanha. Foto divulgação
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

Neste ano de 2019, os eventos no interior da igreja abacial aconteceram entre 14 e 18 de agosto às 22h e a cena prévia na escadaria do templo teve início às 21h30.

Os bilhetes de entrada podem ser comprados no website do El Cronicón de Oña  e pelo telefone da bilheteria +34  947 300 477.

Festival El Cronicon de Oña, Burgos, Espanha
El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha. Foto divulgação
Representação de El Cronicõn de Oña, em Burgos, Espanha
A maior parte da representação ocorre no altar da igreja onde os reais protagonistas estão enterrados. Foto divulgação

Onde ficar em Vila de Oña

A pequena vila não possui hotéis cinco estrelas e há charmosas pousadas três estrelas (alojamentos locais) para quem prefere se hospedar na cidade.

El Rincón del Convento está instalado no Mosteiro de San Salvador em Oña, tem quartos com decoração colorida e serviço atento.

Hostal Restaurante La Muralla. A hospedaría está cercada de verde, tem banheiros privativos e restaurante. Ideal para quem deseja economizar.

Camino Condal, hotel estilo fazenda em Oña, tem instalações charmosas e oferece vista para a cidade. *escolha da editora

Casa de la Juderia, outro hotel estilo fazenda em Oña, também fica aos pés da reserva nacional

Onde ficar em Burgos

Com sofisticação

Landa, hotel boutique familiar com decoração exclusiva em cada quarto, tem piscina interna e externa e restaurante de cozinha castelhana clássica. Está a 5 minutos de carro do centro de Burgos.

Com MODERNIDADE

AC Hotel Burgos, a Marriot Lifestyle Hotel, hotel com design moderno no centro histórico de Burgos.

Com ARES HISTÓRICOS

NH Collection Palacio de Burgos é um hotel no estilo boutique e ocupa um edifício do século XVI no centro histórico de Burgos.

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo “Espetáculo ao ar livre encena história milenar na Espanha, El Cronicón de Oña”​ você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: o que fazer no norte da Espanha – o que fazer em Burgos – festas e festivais – história da Espanha – El Cronicón de Oña – festivais na Espanha

Foto de capa divulgação.

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.