Hotel de luxo e Restaurante Michelin em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage

Hotel de luxo e restaurante Michelin no norte de Portugal

Procurando um hotel de luxo em Amarante e restaurante Michelin no norte de Portugal? A Casa da Calçada leva a chancela Relais & Chateaux desde 2003 e definitivamente é o seu destino final. Estive lá em abril de 2019 e me apaixonei pela propriedade, pelas pessoas e pela cidade.

Hotel de luxo em Amarante, Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Pertinho do rio, o palácio que abriga a Casa da Calçada é cartão-postal de Amarante, hotel de luxo no norte de Portugal. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Entrada palaciana da Casa da Calçada, hotel de luxo no norte de Portugal, em Amarante. Foto Adriana Lage
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Hotel de luxo e Restaurante Michelin em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo e Restaurante Michelin em Portugal, Casa da Calçada, Relais & Chateaux.

Hotel de luxo e restaurante Michelin no norte de Portugal

Um dos hotéis de luxo mais famosos de Portugal, Casa da Calçada se mescla com a história do país. É um palácio do século XVI que acolheu os comandos aliados durante as invasões francesas no início dos anos 1800 e, um século depois, era ponto de encontro de grandes políticos e intelectuais portugueses, muito em virtude de seu proprietário, o político e professor António Cândido Ribeiro da Costa.

Integra o portfólio Relais & Chateaux, um selo de hotéis independentes com personalidade e características únicas, que pretendem tornar o mundo melhor pela mesa e hospitalidade, valorizando e preservando a diversidade de cozinhas e hospitalidade do mundo, fugindo da padronização excessiva, como afirma em seu manifesto. E assim é a Casa da Calçada.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Boas vindas na Casa da Calçada, o hotel de luxo em Amarante

Um grande jardim inclinado nos leva à porta da propriedade e na recepção duas mesas no lugar de balcões deixam o ambiente mais intimista. O atendimento cordial e simpático da equipe sempre trazendo um sorriso no rosto mostra a paz e tranquilidade do lugar. E não tem como ser diferente. O hotel é lindo, numa localização inspiradora, com gastronomia deliciosa e oportunidades de experiências autênticas.

O palácio fica no pé de uma pequena colina verdejante bordada de vinhas trazidas da França em 1917, quando o antigo proprietário voltou a Portugal após um período de exílio político. De lá adquiriu o gosto pela bebida e tornou-se um dos primeiros produtores da região demarcada dos Vinhos Vedes.

Então espere ser recepcionado com espumante refrescante no seu check-in e desfrutá-lo no bar recém-remodelado com a vista do centro histórico e do rio Tâmega que marcará as suas lembranças daqui.

No caminho até o bar, passo por corredores e salões repletos de quadros, móveis e objetos que me fazem sentir em uma casa de família de várias gerações. E ela é! Apesar dos retratos não pertencerem aos antigos moradores, a residência é a menina dos olhos da família, que a trata com muito carinho.

Hotel de luxo, norte de Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Bem recebida como na placa em azulejo pintado na entrada do hotel. Bem acolhida e com lembranças deliciosas da Casa da Calçada que leva o selo Relais & Chateaux. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Espumante da Quinta da Calçada com vista do centro histórico de Amarante como boas vindas. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Detalhes da decoração nos remetem a uma residência familiar. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo em Amarante, Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Jardins verdejantes desenham os cenários da Casa da Calçada, hotel de luxo no norte de Portugal. Foto Adriana Lage

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

As suítes da Casa da Calçada, o hotel de luxo em Amarante para você escolher

Os 26 quartos e suítes clássicos e atemporais são bastante amplos e confortáveis especialmente pela decoração romântica, imprimindo uma atmosfera aconchegante. Eu adoro! Não cansava de olhar pela janela da minha suíte Luxo, emoldurando o rio Tâmega e o centro histórico a seus pés. Se você pedir uma categoria acima, Luxo Superior, ganhará uma varanda linda com colunas e arcos.

Srmário walk-in, mini bar, televisão grande pra quem gosta (eu nem olho para a TV), banheiro em mármore tem chão aquecido, toalhas grandes e felpudas que eu amo mais que chocolate, roupão macio bordado, amenidades e wifi grátis.

Hotel de luxo, norte de Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Doce e delicada recepção na Casa da Calçada, hotel Relais & Chateaux em Amarante, norte de Portugal. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Minha Suíte Luxo na Casa da Calçada em Amarante, Portugal. Foto Adriana Lage
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Restaurante Michelin no norte de Portugal

Relais & Chateaux é sinônimo de excelência em hospedagem & gastronomia. Na Casa da Calçada, o chef Tiago Bonito elabora 3 menus degustação de culinária mediterrânea e raiz portuguesa no Restaurante Largo do Paço, uma estrela Michelin desde 2004, o primeiro no norte de Portugal. Aberto de terça a sábado para o jantar (19h30 – 22h30), recomenda-se reservar. Como estive lá de domingo a terça, não consegui vivenciar a experiência, mais um motivo para voltar.

A minha comida é mar e fogo. É fumeiro, eucalipto, pinheiro e videira

Tiago Bonito, Chef Executivo Largo do Paço

O salão é o mesmo onde o café da manhã é servido, farto e com produtos selecionados, entre queijos, embutidos, castanhas, frutas, mel em fava, pães e pastelaria – leia-se pastéis de nata, sim -, geleias, pratos quentes, chá, café Nespresso e espumante da Quinta da Calçada. Um enxuto menu de opções à la carte inclui ovos e panquecas, por exemplo.

Hotel de luxo em Amarante, Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Decoração do salão no Largo do Paço, restaurante Michelin no norte de Portugal, onde é servido o café da manhã da Casa da Calçada. Foto Adriana Lage

A novidade é o Restaurante Canto Redondo, numa proposta mais informal mas igualmente impecável no cardápio, uma vez que a equipe da cozinha é a mesma do Largo do Paço e sob os cuidados do chef Tiago Bonito. Aberto para almoço e jantar, serve snacks como hambúrguer de novilho, bacon defumado e queijo cheddar (EUR 12,50); peixes, carnes e opções vegetarianas.

Minhas escolhas para o almoço foram excepcionais. De entrada, Creme de aspargos, croutons de milho e estragão (EUR 5), cremoso, fresco e bem temperado. Depois provei um dos meus pratos favoritos portugueses, o Polvo à Lagareiro, com grelos salteados (uma verdura verde escura), batata ao sal e cebolinhas (EUR 23). A sobremesa não poderia faltar e tive que voltar no dia seguinte para repetir o Sabayon de frutas tropicais, pistache e Grand Marnier (EUR 7,50). Para fechar com chave de ouro, uma tacinha de vinho do porto.

Mesmo se você só estiver de passagem em Amarante, programe-se para almoçar no Canto Redondo ou jantar no Largo do Paço. Os restaurantes são abertos ao público e é uma oportunidade de você conhecer o palácio.

Restaurante Michelin em Portugal, Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante, Portugal
Ambiente clássico do Restaurante Canto Redondo acompanha o design de interiores do hotel Casa da Calçada em Amarante, Portugal. Foto Adriana Lage
Restaurante Michelin em Portugal, Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante, Portugal
Polvo à Lagareiro perfeito no Canto Redondo, um dos restaurantes da Casa da Calçada em Amarante, Portugal. Foto Adriana Lage
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

Jardins e Vinhedo na Casa da Calçada

Enquanto a Casa da Calçada planeja a abertura de um spa, você pode aproveitar a piscina nos meses de verão vizinha ao jardim bem cuidado. Mais acima caminhe em meio ao vinhedo com uma pequena torre de observação de onde você enxerga além da cidade. E lembre-se que você está entre as mudas de vinho verde mais antigas de Portugal, quiçá a primeira delas, como me assegura Álvaro, gerente geral do hotel.

Hotel de luxo em Amarante, Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Passeio pelo vinhedo da Casa da Calçada com vista para a cidade. Foto Adriana Lage
Hotel de luxo em Portugal, Casa da Calçada, Relais e Chateaux. Foto Adriana Lage
Vinhedos, piscina, jardins e a vista da cidade de Amarante do alto da Casa da Calçada, hotel de luxo no norte de Portugal da rede Relais & Chateaux. Foto Adriana Lage

Quantos dias ficar na Casa da Calçada

O hotel fica às margens do Rio Tâmega, a poucos passos da antiga ponte romana e do centro histórico de Amarante e é fácil ir e vir a pé pela cidade romântica de traços barrocos.

Amarante é tão graciosa que vale dois dias explorando-a sem pressa, um café no histórico Café-Bar, a visita ao mosteiro de São Gonçalo, ao museu Amadeo de Souza Cardoso e às pastelarias tradicionais, além de perambular pelas ruelas estreitas de pedra.

Eu fiquei apenas duas noites mas estenderia pelo menos mais duas para explorar a região ao redor.

A Casa da Calçada propõe 3 roteiros vínicos de meio dia ou dia inteiro que incluem visitas a aldeias ou pequenas cidades próximas, todas a no máximo 1h de distância. Também há opções de visitas a Braga, Guimarães, Porto (40 min de distância), cruzeiros e vinícolas no Douro. São tantas lindezas que você desejará voltar. Eu já quero.

Rua de Amarante, no norte de Portugal. Foto Adriana Lage
Rua de Amarante, no norte de Portugal. Foto Adriana Lage

Casa da Calçada, hotel de luxo no norte de Portugal

O quê: hotel cinco estrelas da rede Relais & Chateaux

Onde: Amarante, norte de Portugal

Quanto: a partir de EUR 125

Quando: evite o inverno quando há mais chuva e o frio é intenso

O que levar: Compre algumas garrafas de vinho verde da Quinta da Calçada. Você não os verá à venda em outros lugares.

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Casa da Calçada, Hotel de luxo e restaurante Michelin no norte de Portugal,  você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: hotel de luxo no norte de Portugal – restaurante Michelin no norte de Portugal – hotel de luxo em Amarante – restaurante estrelado em Amarante

Foto de capa de minha autoria ou sob licença Creative Commons.

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.