Letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus. Foto Pixabay

Letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus. E agora?

Sim, é fato, o letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus em 03 de dezembro de 2018 a pedido da Prefeitura de Amsterdã, onde fora instalado em 2004 numa campanha de marketing da capital da Holanda para celebrar os cidadãos holandeses em toda sua diversidade, um símbolo de inclusão.

O manifesto da campanha, publicado no site I Amsterdam naquela época, diz “As pessoas que moram aqui, as pessoas que trabalham aqui, as pessoas que estudam aqui e as pessoas que visitam aqui. As pessoas de Amsterdã são Amsterdã”.

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus.
Letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus.

Letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus. E agora?

É interessante perceber como ao longo de 14 anos uma nova mentalidade se desenvolveu, porque um dos motivos elencados para a retirada do famoso cartão-postal vermelho e branco da frente do Rijksmuseum foi a interpretação da vereadora Femke Roosma, representante do partido da esquerda, de que a mensagem I Amsterdam, num trocadilho com I AM Amsterdam (eu sou Amsterdã) reforça o individualismo dentro da cidade. Segundo a política, “queremos mostrar algo diferente: diversidade, tolerância, solidariedade”.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Letreiro IAmsterdam em frente ao Rijksmuseum. Foto Adriana Lage
Minha recordação do letreiro IAmsterdam em frente ao Rijksmuseum. Foto Adriana Lage

Opiniões divididas

Assim como as opiniões ficaram divididas entre os moradores quando as letras foram instaladas ali em 2004, hoje não é diferente. Muitos saíram às ruas em protesto ou mostraram seu descontentamento nas redes sociais usando a hashtag #IAmsterdam.

Outros se demonstraram a favor da ação, em virtude da massificação do turismo (overtourism) e da aglomeração de visitantes em frente ao letreiro mais interessados numa selfie do que no rico acervo do Rijksmuseum, pano de fundo das fotografias no local. Com o passar do tempo, o slogan se tornou símbolo do turismo de massa e seus efeitos negativos, segundo a opinião de Udo Kock, vereador de Amsterdã para assuntos econômicos.

Eu adoro números, assim consigo mensurar a dimensão das situações. Segundo o órgão de turismo do município, 6 mil selfies eram tiradas diariamente em frente ao letreiro, somando 2.190.000 fotos de turistas no último ano. Em comparação, o Brasil inteiro recebeu cerca de 6,5 milhões de visitantes ano passado.

Overtourism e turismofobia em Amsterdã

Amsterdã hoje sofre com o overtourism e a turismofobia. O antigo prazer de andar de bicicleta pelas vias públicas atualmente é impraticável em algumas áreas, por causa do volume de turistas diuturnamente, faça sol ou neve, ocupando as calçadas estreitas, se esparramando para as ruas. A cidade parece celebrar festivais todos os dias, tão apinhada fica. Moradores ciclistas já demostram sua insatisfação e fúria com os visitantes montados nas magrelas sem muita noção de destino.

Amsterdã, Holanda. Foto Adriana Lage
Arquitetura típica de Amsterdã. Foto Adriana Lage

O Departamento de Turismo de Amsterdã saiu em defesa da prefeitura, lembrando que antes de serem instaladas na Praça dos Museus, as letras viajaram pelo país e agora passarão temporadas em bairros menos conhecidos, nos arredores da capital e em eventos e atrações especiais, colocando estes locais sob os holofotes para mostrar a diversidade em Amsterdã. Mas teremos que aguardar um pouco, porque elas seguiram para restauração.

Particularmente vejo discussão excessiva pela remoção do letreiro hoje, porque acredito no seu benefício a longo prazo. Nossa mente primata é condicionada a evitar mudanças, porque para ela existe apenas o presente momento. O símbolo da diversidade voltará, valorizando outras áreas que ganharão com sua chegada. É só uma questão de readequação.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Onde encontrar o Letreiro IAmsterdam na capital holandesa

Se você está indo para Amsterdã, não se decepcione.

No Aeroporto de Schiphol há uma cópia do letreiro IAmsterdam com mais de 2 metros de altura e 23,5 de comprimento. Você a verá logo no desembarque.

No Lago Sloterplas, a oeste do centro, foi construída uma versão do letreiro IAmsterdam, mas não será tão fácil identificá-la, porque foi projetada como uma pista de corrida no parque. Algumas letras estão deitadas e outras em pé, dificultando tirar a tradicional foto.

Assim que o icônico cartão-postal de Amsterdã voltar às ruas, o site do turismo IAmsterdam informará a nova localização. Acompanhe aqui onde o Letreiro IAmsterdam estará quando você for a Amsterdã.

Onde ficar em Amsterdã

Com sofisticação

Waldorf Astoria Amsterdam, hotel clássico, de atmosfera autêntica e sofisticada, homenageando a história dos edifícios originais com toques modernos. Veja tarifas e disponibilidade aqui.

Leia aqui como foi nossa experiência no Waldorf Astoria Amsterdam.

Hall de entrada no Waldorf Astoria Amsterdam
Recepção discreta e aconchegante. Foto: divulgação

Com CELEBRIDADES

The Dylan, hotel boutique das celebridades, transpira charme histórico que se mescla aos toques de design moderno e luxo discreto. Veja tarifas e disponibilidade aqui.

Veja como é se hospedar no The Dylan aqui e inspire-se.

Banheiro suíte The Dylan
Vontade de ter um igual em casa! Foto: Adriana Lage

Com economia

NH Collection Amsterdam Barbizon Palace fica em frente à Estação Central de Amsterdã e oferece suítes amplas com decoração moderna e elegante. Diárias a partir de USD 170

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Letreiro IAmsterdam foi removido da praça dos museus. E agora?  você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: cartão-postal de Amsterdã – atrações de Amsterdã – o que fazer em Amsterdã – onde ir em Amsterdã – letreiro IAmsterdam

Foto de capa de minha autoria ou sob licença Creative Commons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.