Melhor hotel de luxo em Munique, Mandarin Oriental

Melhor hotel de luxo em Munique: Mandarin Oriental

Relato aqui como foi minha experiência no melhor hotel de luxo de Munique: Mandarin Oriental.

Pela janela do taxi, Munique vai se apresentando para mim, seus edifícios clássicos, torres pontiagudas subindo ao céu, fachadas pintadas com desenhos coloridos, ruas de paralelepípedo, enquanto o GPS indicava o caminho do meu hotel de luxo em Munique. O motorista avisa que não pode parar na porta principal do hotel devido a obras públicas na rua, faz um retorno e estaciona numa esquina tranquila, onde o prédio neorrenascentista do século XIX se ergue majestosamente. Não consigo evitar a comparação de sua arquitetura que acompanha as linhas triangulares da quadra a um magnífico bolo de casamento desde que li tal associação de outro edifício similar em um guia de viagem.

Construído em 1875, sempre foi o centro das atenções da cidade, abrigando o teatro e um salão de bailes da capital bávara. Em 1990 abriu as portas como o Hotel Raphael, o melhor hotel de luxo de Munique, e em 2000 foi comprado pelo grupo Mandarin Oriental.

Melhor hotel de luxo em Munique, Mandarin Oriental
A arquitetura oitocentista do palácio onde fica o Mandarin Oriental Munich. Foto Mandarin Oriental
Melhor hotel de luxo em Munique, Mandarin Oriental
O dragão bordado à mão no lobby do Mandarin Oriental Munich.
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Melhor hotel de luxo em Munique, Mandarin Oriental
Melhor hotel de luxo em Munique, Mandarin Oriental

Melhor hotel de luxo em Munique: Mandarin Oriental

Cheguei ao Mandarin Oriental Munich, o primeiro hotel do grupo de Hong Kong em que me hospedo na Europa após meus dois anos de sabático pela Ásia. Me pergunto se a experiência no ocidente será tão inesquecível como as do oriente, onde a hospitalidade impera no sorriso dos tailandeses, hongcongueses, singaporianos, indonésios e todos os outros.

Mal concluo o pensamento e um eufórico italiano com nome de anjo abre a porta do carro dando as boas vindas, pedindo desculpas pelo transtorno na rua e indicando a entrada temporária pelo bar adjacente ao hall principal. Gabriel me tranquiliza dizendo que tomará conta das malas e me leva bar adentro até a recepção enquanto conversa comigo em inglês com sotaque revelando sua origem napolitana.

É uma hora da tarde, cai uma chuvinha fina lá fora e a doce e jovem Lina atrás do balcão avisa que meu quarto já está pronto e liberado para mim. Eu esperava o check-in para as três e não me incomodaria de esperar na sala de estar adornada com vasos e esculturas asiáticas como os leões guardiães chineses, todos harmoniosamente mesclados com peças europeias, saboreando um típico e elegante chá da tarde inglês.

O lobby impressiona. Renovado em 2015, ostenta um enorme dragão chinês bordado à mão em dourado que enfeita a parede da escadaria em curva sustentada por uma coluna belíssima de traços simples e modernos. No primeiro andar está o restaurante Matsuhisa do renomado chef Nobuyuki Matsuhisa (leia-se Nobu) onde também é servido o café da manhã. Mas voltemos ao meu check-in.

Meu segredo revelado: um caso de aMOr platônico
Recepção de linhas modernas no melhor hotel de Munique. Foto Adriana Lage
Recepção de linhas modernas no melhor hotel de Munique. Foto Adriana Lage
Bolsa Fendi guardada pelo leão chinês na entrada do Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Bolsa Fendi guardada pelo leão chinês na entrada do Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Detalhes do lounge do melhor hotel de Munique, Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage
Detalhes no lounge do Mandarin Oriental, o melhor hotel de luxo em Munique. Foto Adriana Lage
Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

As suítes no melhor hotel de luxo de Munique

Considero o Mandarin Oriental Munich um hotel boutique, com 48 quartos e 25 suítes generosos em tamanho, variando de 30m2 a 325m2 na Grande Suíte Presidencial que inclui sauna privativa, todos com decoração única. Lina me acompanha até a minha Superior Junior Suite e apresenta as espaçosas instalações de 51m2, pé direito alto, piso parquet aquecido, tapetes orientais e vista para a vizinha Hofbräuhaus, icônica cervejaria alemã. O design de interior combina elementos asiáticos característicos da rede MO com o estilo simples, clássico e leve neo-biedermeier movimento criado pela classe média emergente na Europa Central no século XVII, e surpreendentemente moderno.

Adorei os detalhes do armário walk-in com espelho, 5 tipos de cabides e tapete para yoga. O sofá confortável da área de estar se transforma em uma cama perfeita caso os clientes tragam os filhos, com direito a bichinho de pelúcia. A cama enorme te abraça de tanto aconchego, guarnecida com quatro travesseiros gigantescos, os maiores onde já repousei a cabeça e os únicos que desejei levar para casa. Confesso que de manhã era difícil levantar e me permiti o deleite destes momentos efêmeros de dolce far niente.

Munique: Excursão Castelos de Neuschwanstein e Linderhof
Minha Superior Junior Suite no Mandarin Oriental em Munique. Foto Adriana Lage
Minha Superior Junior Suite no Mandarin Oriental em Munique. Foto Adriana Lage
A ampla Superior Junior Suite do melhor hotel de Munique, Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage
A ampla Superior Junior Suite do melhor hotel de Munique, Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage

O minibar incluído na diária tem bebidas como a tradicional cerveja local Hacker-Pschorr, snacks e máquina Nespresso. “Se você quiser reposição de algum produto, é só ligar para nós”, explica Lina com um leve sorriso orgulhoso no rosto. Dispenso a cerveja que não apetece meu paladar mas perdi a conta de quantos potinhos de mixed nuts com frutas secas pedi para beliscar enquanto trabalhava na imensa escrivaninha de madeira equipada com tomadas internacionais e um Ipad para pedir serviço de quarto e concierge.

O banheiro em mármore rosa tem piso aquecido – um diferencial apaixonante, vaso e bidê isolados com porta de vidro, banheira e chuveiro separados, aliás, um dos chuveiros mais deliciosos que conheço. Entrou para a lista dos meus favoritos. Sobre a pia, caixinha preta laqueada com itens de toalete e amenidades de chá de mandarina da luxuosa Shangai Tang, marca que interpreta em aromas a arte e cultura chinesas. Na parede, roupão de algodão egípcio ao lado da TV da sofisticada dinamarquesa Bang & Olufsen, mesma empresa do imenso aparelho na suíte, onde as camareiras deixam rodando o vídeo institucional inspirador das propriedades Mandarin Oriental pelo mundo, quando fazem o serviço de abertura de cama à noite.

Tour Campo de Concentração de Dachau saindo de Munique
O melhor hotel de luxo de Munique tem um carinho especial pelas crianças. Foto Adriana Lage
Sofá vira cama para filhos dos hóspedes, com direito a leão de pelúcia. Foto Adriana Lage
Caixinha laqueada guarda itens de toalete no mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Caixinha laqueada guarda itens de toalete no mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Crianças têm tratamento especial no Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Atenção aos detalhes para os pequenos. Não é o melhor hotel de Munique?

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

Por que o Mandarin Oriental é o melhor hotel de luxo de Munique

Adoro voltar ao quarto após o jantar e encontrar a cama pronta para eu dormir, pantufas brancas com o logo MO bordado sobre o tapetinho branco em cada lado da cama, água e copo ao alcance das mãos nas mesinhas de cabeceira, cortinas fechadas, mimos e cartões com dicas de como ter uma boa noite de sono. Me dirijo até a escrivaninha e noto o paninho de microfibra preta com logo MO dourado sobre o teclado do meu laptop e velcro amarrando cuidadosamente os fios do computador e do carregador do celular. Pequenos gestos que me conquistam, se tornam lembranças que carrego comigo e me fazem recordar cotidianamente das minhas experiências fabulosas sempre que me hospedo em um hotel do grupo. Yes, #ImAFan!

O fato dos hotéis Mandarin Oriental somarem 23 premiações no super exigente Forbes Travel Guide em 2019 entre as categorias hospedagem, spas e restaurantes, mais do que qualquer outro grupo hoteleiro no mundo, chancela o reconhecimento do alto comprometimento da rede pela excelência nos serviços prestados.

Munique: Uma Noite de Cerveja e Gastronomia da Baviera
Mimos de boas vindas no Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Amêndoas caramelizadas, para petiscar com a cerveja local, biscoito em forma da bebida e chocolates gourmet com cartão de boas vindas no Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Formas e texturas na suíte do Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Formas e texturas na suíte do Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Detalhes Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Detalhes Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Gastronomia impecável no Mandarin Oriental Munique

Por falar em experiências, reserve uma noite para jantar no Matsuhisa sob o comando do celebrado chef Nobuyuki Matsuhisa. Ele traz no menu nipo-peruano pratos assinaturas e criações individuais, como o famoso bacalhau negro, os tacos do Nobu e o Sashimi de atum de rabo amarelo com jalapeños. Faça como eu e reserve seu lugar no balcão para ver os habilidosos sushimen e peça o menu de sete pratos para degustar um pouco de cada receita acompanhada dos melhores vinhos da adega do restaurante.

Black Cod, o renomado bacalhau negro do chef Nobu. Foto Adriana Lage
Black Cod no Restaurante Matsuhisa, o renomado bacalhau negro do chef Nobu. Foto Adriana Lage

O café da manhã farto traz uma variedade de queijos e embutidos de produtores locais selecionados, pastelaria artesanal e frutas frescas, repostos a todo instante pela delicada Ayu, que descobri ser balinesa pelo nome típico. Leite de vaca, de amêndoas e de soja agradam clientes com dietas restritivas, champagne conquistam alguns com rotinas sofisticadas e sucos industrializados, os naturais podem ser feitos na hora em combinações como laranja, cenoura e beterraba, minha opção do dia. Ovos são pedidos à la carte e chegam quentinhos à mesa.

Buffet de café da manhã no melhor hotel de luxo de Munique, Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage
Buffet de café da manhã no melhor hotel de luxo de Munique, Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage
Alternativas ao leite de vaca no café da manhã no melhor hotel de Munique, Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage
Alternativas ao leite de vaca no café da manhã do Mandarin Oriental. Foto Adriana Lage

No almoço, as meninas dos olhos da casa são as Bento Box, com cinco pratos. E se você preferir algo mais casual, o The Lounge, ao lado da recepção serve cafés, chás da tarde, lanches e pratos especiais durante o dia inteiro até onze da noite. Se você for no mês de maio, peça o prato com aspargos brancos, iguaria presente apenas nesta época do ano.

Ao entardecer, tome um drink no Ory, o recém-inaugurado bar de coquetéis em um espaço contemporâneo colorido e chique, criado pelo visionário gastronômico Maximilian Gradl. Meu Smokin’ Aces tinha Havana Club 7 anos, Vermouth Blend, Mezcal, frutas vermelhas escuras e Vinagre Balsâmico envelhecido. Celebro o encontro com uma amiga brasileira em visita à Munique por coincidência na mesma data. Repare as luzes decorativas do teto rebaixado na área do bar, remetendo ao leque, o logotipo marcante do Mandarin Oriental.

Agora se planejar a viagem no verão, você tem encontro marcado com o pôr do sol no The Terrace, área lounge com bar no alto do edifício, que oferece vista 360 graus desobstruída de toda a cidade. Um segredo bem preservado e um dos poucos rooftop bars em Munique. Terei que voltar porque ainda fazia frio lá fora durante minha visita.

Ory Bar, melhoes bares em Munique. Foto Adriana Lage
Welcome drink no Ory Bar, mimo de boas vindas. Foto Adriana Lage
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

Arredores do Mandarin Oriental, o melhor hotel de luxo em Munique

Instalado no coração do centro histórico de Munique – (os hotéis MO estão sempre na melhor localização da cidade), o MO Munich divide muro com a centenária cervejaria Hofbräuhaus, passagem mandatória para quem vem à cidade, mesmo para os alemães. Próximos ao hotel estão o Teatro e a Opera House, o Palácio Residenz, a rua de compras Maximilansstrasse ladeada de lojas de grife, o mercado Viktualienmarkt, a Marienplatz, boutique exclusivas, restaurantes requintados e galerias de arte e os museus mais importantes. É possível percorrer todos eles a pé e, se estiver chuviscando, o porteiro lhe oferece um guarda-chuva.

Na recepção, o concierge dá dicas preciosas de lugares para comer, visitar e comprar que fogem do roteiro tradicional. Se você precisar de ajuda com troca ou cancelamento de voo, conserto de mala ou qualquer outra emergência, ele resolve para você.

Na hora da despedida, elogio as mixed nuts e ganho dois potinhos para matar a fome no avião de volta para casa, já pensando num breve retorno. Munique torna-se mais especial no Mandarin Oriental.

Acessibilidade no Mandarin Oriental Munich

O hotel tem quarto com acessibilidade para cadeirantes na área comum e nas suítes pelos elevadores, menos para o The Terrace, bar no alto do edifício.

Mandarin Oriental Munich

O quê: o melhor hotel de luxo em Munique

Onde: no centro histórico de Munique, Alemanha

Endereço: Neuturmstrasse 1, 80331

Quanto: diárias a partir de US$ 600

Internet grátis para clientes fidelidade Fan of MO (basta fazer o cadastro no site oficial do hotel)

O Programa Fidelidade do Mandarin Oriental vale a pena?

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo O Melhor Hotel de Luxo de Munique: Mandarin Oriental” você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: hotéis em Munique – melhores hotéis de Munique – onde ficar em Munique – melhor hotel de luxo de Munique

Foto de capa Mandarin Oriental.

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.