Melhores atrações em Luang Prabang, no Laos. Foto: Adriana Lage

10 melhores atrações em Luang Prabang no Laos

Provavelmente você chegou aqui porque está procurando as melhores atrações em Luang Prabang, no Laos, para organizar a sua viagem. Eu vou te contar, mas antes você precisa saber de algo bem importante.

Eu já comentei em outro artigo aqui no site porque o Laos não figura na lista dos meus destinos preferidos no sudeste asiático. Se você ainda não o leu, sugiro ler para entender o meu ponto de vista e avaliar qual é o seu perfil de viajante e onde você se encaixa nesse contexto: Por que não viajar para o Laos, um destino overrated.

Fico pensando a razão de Luang Prabang, a cidade inscrita como Patrimônio Unesco e joia do Laos, não ter atendido às minhas expectativas. Talvez porque eu já tenha passado por várias cidades asiáticas charmosas e impressionantes antes de chegar aqui.

Pode ter sido expectativa gerada em cima de tanta propaganda. E a data escolhida certamente não fora a melhor. Fevereiro estava frio, a paisagem seca, marrom e desbotada já sofria com a falta das chuvas.

Viaje mais: Conheça destinos inscritos como Patrimônio da Humanidade.

Rua principal de Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage
Pouco movimento na rua principal de Luang Prabang. Foto: Adriana Lage

O que eu achei bonito na cidade? Os templos. Bonitos, não… seria injusto. Maravilhosos! Três ou quatro deles em especial são bem únicos em sua arquitetura e decoração, tanto que dedicarei um artigo inteiro para falar deles.

Neste aqui, enumero as principais atrações em Luang Prabang além dos templos para você explorar em dois ou três dias, dependendo do seu estilo de viagem.

Planeje sua viagem acompanhando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e siga o A Camminare para não perder as novidades.

Melhores atrações em Luang Prabang, Laos

Imagens valem mais que mil palavras. Assista ao vídeo sobre as melhores atrações em Luang Prabang:

Gostou do vídeo? Curta clicando no joinha e inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube pra viajar e se inspirar em nossos vídeos.

Palácio Real de Luang Prabang

Transformado em museu, o Palácio Real de Luang Prabang foi construído pelos franceses para o rei laosiano no início do século 20. Me impressionou sua austeridade e simplicidade, principalmente quando comparamos com a riqueza luxuriante do Grande Palácio Real de Bangkok.

Duas salas se destacam: o salão logo na entrada coberto de afrescos retratando o cotidiano e a cultura laosiana, pintados por um artista francês e a sala do trono real toda revestida em mosaicos também celebrando a vida laosiana.

Pak Ou Caves

As cavernas ao norte de Luang Prabang eram usadas como templos sagrados muito antes da introdução do budismo no país. Grupos étnicos locais se dirigiam a elas para venerar os deuses da natureza, agradecer as boas colheitas, pedir que as chuvas chegassem, além de proteção e abundância para a família.

Após o casamento do rei laosiano Fa Ngum com a princesa Khmer (hoje Camboja) nos idos de 1500s, o budismo foi trazido para o Laos. O rei ganhou de seu sogro um buda chamado Luang Phra Bang e ele foi levado a Pak Ou para ser adorado pelo povo.

Com o tempo, as pessoas passaram a deixar imagens de buda em ouro e prata nas cavernas, que chegou a contemplar mais de 8 mil exemplares em diferentes posturas (asanas). Hoje a maioria delas é feita de madeira e pedra e não se sabe aonde foram parar as anteriores.

Você precisará de uma manhã inteira para a visita, geralmente feita de barco rio acima. Algumas empresas incluem a parada em um vilarejo para mostrar o processo de fabricação do exótico whisky engarrafado com cobras najas e escorpiões.

Pak Ou Caves, principais atrações em Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage
Pak Ou Caves, principais atrações em Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage

Kuang Si Falls

A famosa cachoeira Kuang Si é bonita, mas não a considero espetacular a ponto de escolher o Laos como destino de viagem apenas para vê-la… (faça a anotação mental que eu sou uma pessoa de cidade mais do que natureza e não faço questão de entrar em água gelada de cachoeira).

Mas já que você está lá, vá. Existem muitas recomendações para chegar bem cedo, logo às 8h30 quando o portão abre, mas isso só vale se você for no verão. No inverno, além do frio de 14 ou 15 graus, é comum ter nevoeiro baixo e você aproveitará pouco o lugar.

Para mim a visita a Kuang Si valeu a pena pelo que eu aprendi sobre ursos. Sim, ursos! Ali existe um santuário de ursos resgatados das mãos de fazendeiros chineses que os mantêm presos em péssimas condições para retirar a bile do animal para produzir remédios da medicina tradicional chinesa. Choquei!

Kuang Si Falls, melhores atrações em Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage
Kuang Si Falls, principais atrações em Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage

Artesanato laosiano

A tecelagem artesanal laosiana é belíssima e reflete as tradições e costumes de cada grupo étnico que habita as distantes e inacessíveis montanhas do Laos. Esqueça as fotos de homens e mulheres em seus coloridos trajes típicos. Você não os verá no entorno de Luang Prabang.

Mas a boa notícia é que você pode visitar a oficina de artesanato Ock Pop Tok, onde eles explicam todas as fases do processo de produção têxtil.

Ock Pop Tok, melhores atrações em Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage
Fios de seda secando ao sol em Ock Pop Tok, Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage

Mercado Noturno

Todo final de tarde os ambulantes montam e desmontam suas barracas e stands na avenida principal de Luang Prabang. Uma multitude de cores, formas, aromas e feições para assimilar.

Pechinche muito e se você deseja comprar um artigo realmente produzido por um artesão local, pesquise bastante, porque há muitas falsificações e souvenires Made in China.

Uma cena que não sairá da minha cabeça é a de uma criança ajeitando souvenires feitos de alumínio sentada sobre o tapete no chão. O metal é proveniente das bombas lançadas em solo laosiano pelos americanos durante a Guerra do Vietnã (ou a Guerra dos Americanos, sob o ponto de vista asiático).

Chorei ao ver aquele menino ingênuo manuseando artigos cujas vendas ajudam a prover a família que deve ter sofrido durante o trágico período.

Show de dança típica

O teatro fica na mesma área ocupada pelo Museu Nacional e o templo de Luang Phra Bang. As apresentações mudam todo dia e contam trechos do épico Ramayana.

O salão do teatro é modesto e não espere nível Broadway de talentos, mas se você gosta de dança e cultura, vale a pena investir uma horinha da viagem no show. A entrada é barata e você ainda está incentivando e valorizando a prática das tradições locais que estão sendo esquecidas pelas novas gerações.

Show de dança típica, principais atrações em Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage
Dança tradicional e trajes típicos no Teatro de Luang Prabang, Laos. Foto: Adriana Lage

Assistir à ronda das almas (alms giving)

Este é um ponto extremamente delicado da viagem. A ronda das almas é o encontro diário entre monges e noviços de um lado e moradores da cidade de outro. A cada amanhecer eles saem às ruas descalços, usando suas vestes laranjas icônicas e carregando suas vasilhas para receber doações de alimentos oferecidas pelos habitantes das casas vizinhas na missão diária de amor ao próximo em busca de melhorar o seu karma.

Aí os turistas compram “pacotes de experiências” para doar o seu alimento também. Achei aquilo um despropósito. Fiz um post no Instagram sobre o meu olhar em relação ao cenário que se desdobrava à minha frente. Para refletir, clique na foto abaixo.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo.

E abaixo estão os grandes destaques na minha opinião, as 3 melhores atrações de Luang Prabang, nesta ordem:

1. O cruzeiro no Rio Mekong
2. Os templos budistas
3. A culinária laosiana

Cruzeiro no Rio Mekong: top 3 melhores atrações em Luang Prabang

Esta foi a experiência memorável durante minha passagem pelo Laos. Quando alguém menciona o nome do país, é este momento que surge imediatamente. Estou preparando um artigo inteirinho sobre o cruzeiro, porque merece.

Templos budistas: top 3 melhores atrações em Luang Prabang

Sem dúvida os templos do Laos são lindíssimos e em estilos bastante diferentes dos que eu vi nos vizinhos Camboja, Mianmar e Tailândia.

Gastronomia laosiana: top 3 melhores atrações em Luang Prabang

Ponto a favor para o Laos. Comi muito bem em Luang Prabang, mas escolhi a dedo os restaurantes, porque as chances de você pegar uma dor de barriga ou intoxicação alimentar lá (e em outros países vizinhos) é altíssima. Culinária fresca e saborosa com bastante uso de ervas, leite de coco e capim cidreira, peixes e carnes grelhadas e muitos cafés franceses.

Gastronomia no Laos, Luang Prabang Foto: Adriana Lage
Gastronomia no Laos, uma das 3 melhores atrações em Luang Prabang pra mim. Foto: Adriana Lage

Clique na foto abaixo para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.Melhores atrações em Luang Prabang, no Laos, A Camminare Blog de Viagem de Luxo by Adriana Lage

Sugestões de traslados e melhores atrações em Luang Prabang:

Incentive nosso trabalho! É muito importante! Ao contratar os serviços dos nossos parceiros pelos nossos links, você paga o mesmo valor se comprasse diretamente com eles, ganha até descontos exclusivos em alguns momentos e ainda nos ajuda a manter o site funcionando e atualizado, porque ganhamos uma pequena comissão na venda.

Acompanhe de perto o A Camminare

É só clicar no ícone.

Clique para seguir o Instagram @adri.lage Clique para seguir o Pinterest A Camminare Clique para seguir o Facebook A Camminare Clique para seguir o Youtube A Camminare
Viaje aqui também:

Planeje sua viagem

Sri Lanka: por que visitar a ilha agora

Rooftop bars em Bangkok: os 7 melhores

9 meses de viagem pelo sudeste asiático: o que eu aprendi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.