Uma seleção cuidadosa dos melhores restaurantes chineses na Ásia que eu visitei durante o sabático de 18 meses pelo continente, todos em ambientes mágicos, sabores únicos e momentos inesquecíveis.
Ano Novo Chinês chegando evoca em mim lembranças de meu sabático quando passei um ano e meio desbravando a Ásia recentemente. Dia 25 de janeiro de 2020 inicia-se o Ano do Rato, o primeiro de um ciclo de 12 anos, período muito auspicioso, segundo a crença chinesa. Ano propício para iniciar novos negócios e projetos de vida. Para saber mais sobre o Ano do Rato, clique neste outro artigo.
Minhas memórias gustativas asiáticas estão exacerbadas estes dias, olhei as fotos da longa jornada pela Ásia e bateu a vontade de compartilhar com você algumas experiências gastronômicas incríveis vivenciadas em diferentes países daquele continente. Continue lendo para você descobrir quais são estes destinos.
E se você estiver em algum deles, não hesite: ligue, faça a reserva, vá e depois me conte. Tenho certeza de que será tão inesquecível como foi para mim!
Mas antes, uma dose de curiosidades, – quem me acompanha sabe da minha fascinação por histórias, estórias, lendas, crenças e tudo o que envolva cultura.
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.
Por que o horóscopo chinês é representado por 12 animais
Reza uma das lendas chinesas que Buda convocou os animais para uma reunião na qual escolheria os 13 mais fiéis e os daria um ano como recompensa. Eles logo começaram a discutir sobre quem seria o primeiro e Buda, para acabar com a briga, estabeleceu uma competição para eles atravessarem um rio caudaloso. A ordem de chegada na outra margem definiria a formação da lista.
O gato e o rato, numa tentativa de neutralizar seu pavor por água, fizeram um acordo com o boi para levá-los nas costas e, quando já estavam próximos à outra margem, o rato percebeu que o gato ia pular primeiro e o desequilibrou, derrubando-o no rio, sendo levado pela correnteza. O rato, então, pulou para a margem, chegando em primeiro lugar, o boi em segundo e o gato ficou de fora do zodíaco. Está explicado por que os dois não se dão até hoje. Hahahaha
A ordem continuou com o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cachorro, encerrando-se com o porco, completando um ciclo de 12 anos.
Mas vamos à mesa!
Melhores restaurantes chineses na Ásia
Os países asiáticos são mestres em detalhes visuais e medicinais, vinculando ingredientes à longevidade, à prosperidade e à boa sorte, por exemplo. Por isso, a escolha dos pratos para as refeições durante o Ano Novo Chinês é de extrema importância e eu aprendi muito em cada um dos meus almoços ou jantares que visitei. Vem comigo!
Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Ya Ge, restaurante chinês em Taiwan, estrela Michelin
Sorte, coincidência ou destino? Não importa, aconteceu de eu visitar Taipei, capital da pequena ilha no leste asiático, na semana em que o Ya Ge, restaurante cantonês do Mandarin Oriental Taipei, foi agraciado com uma estrela Michelin no primeiro guia do país.
O experiente Chef Tse Man assina o menu cuidadosamente elaborado com ingredientes locais e frescos de alta qualidade para valorizar a simplicidade de sabores autênticos.
Degustei as recomendações dos tradicionais Dim Sums, o Porco Assado com Mel, o Caranguejo com Queijo e Cebola e o Taro Recheado com Fois Gras, destaques do meu banquete dos deuses.

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.
Man Wah, restaurante chinês em Hong Kong, estrela Michelin
Outro restaurante a estampar uma estrela Michelin do grupo Mandarin Oriental (MO) reside no MO Hong Kong, o primeiro hotel do grupo ao lado do MO Bangkok. Impossível não se envolver pelo ambiente sofisticado, paredes enfeitadas por pinturas originais em seda, luminárias laqueadas e folheadas a ouro remetendo a gaiolas de passarinhos e imensas janelas descortinando o horizonte da ilha a partir do 25º andar.
Mandatório provar os tradicionais Dim Sums, seguido de Camarão Rei com Leite de Coco. Sopa de Amêndoas com Bolinho de Gergelim é sugestão de sobremesa tipicamente chinesa.
Para escalar à experiência constelar máxima, reserve mesa no Sushi Shikon, com 3 estrelas, instalado no The Landmark MO Hong Kong, o outro hotel da rede na ilha, a poucos metros de distância do primeiro.

Uma curiosidade deliciosamente interessante: O Mandarin Oriental mantém-se na liderança do grupo hoteleiro mais estrelado, são 27 astros brilhantes em 17 restaurantes, sendo 1 com três, 8 com duas e 18 restaurantes com 1 estrela Michelin, de cozinhas do mundo inteiro. Yes, #ImAFan.
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.
Cassia, restaurante chinês em Singapura
Aninhado no interior do surpreendente Capella Singapore, o Cassia é um restaurante de culinária chinesa contemporânea que faz releituras de receitas cantonesas tradicionais. O ambiente inspirado nas rotas das especiarias no sudeste e oeste da China arrasa, projetado por André Fu, design de interiores honconguês repetidamente premiado.
A louça delicada é sempre enlouquecedora nos restaurantes asiáticos, dá vontade de levar para casa.
Destaques do almoço foram o tomate cereja com molho de ameixa como aperitivo e a sopa de peixe, venerada pelas mulheres graças às propriedades rejuvenescedoras do colágeno ali presente.

Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos
Li Feng, restaurante chinês em Jacarta
A tradução “bonito” para o nome Li Feng não faz jus ao espaço absurdamente suntuoso e etéreo do salão matizado em vermelho, dourado e jade, as cores tradicionais da China. Cada detalhe da decoração homenageia o comércio de especiarias e a história da navegação entre Fukien, outrora um dos maiores portos no mundo, e Batavia, antiga Jacarta, capital da Indonésia.
O Chef Fei, agraciado com uma estrela Michelin no restaurante Jiang do Mandarin Oriental Guangzhou apresenta em parceria com o Chef-executivo Loy um cardápio tradicional cantonês deliciosamente mesclado com clássicos criativamente reinterpretados.
O ápice do ato gourmet culminou na chegada dos Cisnes Negros, o pássaro simboliza o amor e a lealdade e a cor negra traduz raridade e misticismo. São bolinhos fritos recheados de pato temperados com pimenta preta. O elemento surpresa do gelo seco fumegando me emocionou, como se os cisnes estivessem nadando em um lago coberto por nevoeiro.
Viaje mais: Roteiro de dois dias em Jacarta


Author’s Lounge, chá da tarde em Bangkok
O Mandarin Oriental na capital da Tailândia oferece chá da tarde inspirado no Ano Novo Chinês do Rato até dia 31 de janeiro no charmoso salão do edifício original do Oriental Hotel, chamado Author’s Lounge, cercado de história e lembranças do início dos anos 1900.
Mas se você estiver em Bangkok em outra data, não fique triste, marque um dia no seu roteiro para provar o tradicional chá da tarde inglês ou a graciosa versão tailandesa. Contei sobre essa experiência neste artigo aqui.
O chá é a bebida eleita para acompanhar todas as refeições na Ásia, hábito muito comum no oriente, porque ele ajuda a digestão e a eliminação de gordura. Geralmente usa-se o jasmim, de sabor suave e aroma delicado, mas aproveite o rico menu de chás do Author’s Lounge para provar novas infusões.
Viaje mais: Chá da tarde, os melhores pelo mundo

The Old House, restaurante chinês em Lisboa
Para encerrar a lista, um restaurante fora da Ásia, mas que eu não podia deixar de mencionar por dois motivos: 1, por ele trazer a culinária de Sichuan, outra região gastronômica da China, diferente da cantonesa; e, 2, porque como residente na capital portuguesa, é o restaurante onde vou para amenizar a saudade da Ásia.
Renomado em Sichuan e em vários endereços no país de origem, The Old House aterrissou na capital portuguesa e acumula títulos entre os melhores restaurantes da cidade. Uma oportunidade para provar o melhor da culinária deste cantão chinês sem precisar cruzar o mundo.
Tudo aqui veio de lá – móveis, decoração, receitas e até os chefs, escolhidos através de um concurso no país que elegeu os melhores profissionais. O menu fotográfico retrata mais de 100 receitas originais e se você aceitar meu conselho se estiver na dúvida, vá de Panqueca Chinesa de entrada e peça o Pato a Pequim, executado perfeitamente, como prato principal. Escolha entre as sobremesas asiáticas ou ocidentais ou fique com uma de cada!
Neste artigo, conto como é almoçar no The Old House, você vai desejar conhecê-lo!

O que fazer em
- Bangkok: Excursão Mercado Flutuante de Damnoen Saduak 6 Horas
- Singapura: Ingresso Combinado Jardins da Baía OCBC Skyway
- Sintra: Ingresso Sem Fila ao Parque e Palácio da Pena
- Hong Kong: Teleférico Ngong Ping: 1 Trajeto (Cristal/Padrão)
- Jacarta: Excursão de ônibus guiado pela antiga Batavia
- Taipei 101: Ingresso Sem Fila para o Observatório
Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!
Não perca os outros artigos sobre a Ásia
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
O artigo Melhores Restaurantes Chineses na Ásia você leu primeiro aqui no A Camminare.
Tags: melhores restaurantes chineses na Ásia – restaurantes estrela Michelin na Ásia – restaurantes chineses em Jacarta – restaurantes chineses em Hong Kong – restaurantes chineses em Singapura – restaurantes chineses em Lisboa – restaurantes chineses em Taipei
Foto de capa Mandarin Oriental Hong Kong, restaurante Man Wah.
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais