O que fazer em Jacarta: Roteiro de dois dias.
A capital da Indonésia foi minha porta de entrada no país e uma grata surpresa. Como diz uma amiga que conheci lá, Jacarta tem seus encantos para quem a olha além do trânsito caótico. Não é para menos, o engarrafamento da capital figura na lista dos 5 piores do mundo.
Nenhum turista pensa em ir para Jacarta. Perguntei para meu amigo Erza, residente na cidade, quais celebridades internacionais foram vistas nos últimos tempos por ali. Ele riu e me disse que nenhuma. “Jacarta é conhecida por ser desconhecida e nós gostamos dela assim”, respondeu.
Planeje sua viagem com as dicas A Camminare no Pinterest divididas por país ou temas e siga para não perder as novidades.
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.

Talvez o mais célebre morador tenha sido o ex-presidente Barack Obama, que morou na Indonésia com sua mãe por três anos desde 1967. Ou o presidente americano JF Kennedy e Marilyn Monroe quando participaram da inauguração do Hotel Indonesia, o primeiro cinco estrelas do país.
Mas enquanto a massa turística nem cogita ir a Jacarta e desembarca em Bali diariamente, a capital da Indonésia fervilha com mais de 10 milhões de habitantes no leste de Java, a maior ilha do arquipélago. Para quem sabe explorá-la, Jacarta oferece muitas atrações culturais, opções gastronômicas, bares e clubes. E eu aceitei o desafio de desvendar os segredos da cidade.
Viaje mais: 9 meses de viagem pelo sudeste asiático: o que eu aprendi


Uma das primeiras características do povo indonésio que eu descobri e adorei foi a socialização. Os locais adoram compartilhar seus momentos felizes e importantes com os amigos, hábito arraigado na cultura indonésia.
Provavelmente este seja o principal motivo por Jacarta ganhar a primeira posição na lista da cidade com mais registros no Instagram Stories. A informação foi revelada pela empresa na data em que celebrou um ano de lançamento da ferramenta dos vídeos que desaparecem em 24h.
Os números surpreendem ocidentais que esperavam encontrar Paris, Nova York ou Londres no topo da lista. Na Indonésia, são mais de 45 milhões de usuários, o maior mercado asiático do aplicativo. Os indonésios produzem o dobro de conteúdo no Instagram mundialmente, segundo informações divulgadas pelo Facebook.
Mas quais são as atrações e os programas para se fazer nesta cidade desconhecida para o mundo ocidental, a não ser em livros de geografia? É o que revelo para você neste post após uma semana inteira de experiências na capital.
Viaje mais: Visto para Indonésia: como tirar, documentos, taxas

O que fazer em Jacarta: roteiro de dois dias
Colonizada pela Holanda por mais de 300 anos, suas marcas estão espalhadas pela cidade, principalmente na arquitetura.
Dia 01 – Museus e centro histórico de Jacarta
Comece o dia aprendendo sobre a história do país no Museu Nacional. Em frente, o Monumento Nacional (Monas), erigido para celebrar a independência do país em 1949, é símbolo de orgulho no meio de uma praça.
Viaje mais: Como os países comemoram o Dia da Independência


A mesquita nacional Istiqlal é a maior do sudeste asiático e a terceira maior em capacidade do mundo. Inaugurada para celebrar a independência do país, Istiqlal é a palavra árabe para “independência”. Na visita guiada, aprendemos sobre a arquitetura e sua simbologia, alguns princípios básicos do islã e percebemos um pouco do funcionamento da mesquita.
Viaje mais: Top 6: igrejas cristãs diferentes no mundo para você conhecer


O Museu Têxtil conta a importância da indústria no cotidiano das pessoas e para a economia do país. Durante um tour guiado, descobrimos a diversidade e a habilidade artística de artesãos para fabricar Batik. Os tradicionais tecidos são pintados à mão usando uma técnica centenária em que se aplicam cera quente e tintura nas fazendas. Ótima oportunidade para fazer uma aula experimental e levar seu primeiro batik como souvenir para casa.

Onde almoçar em Jacarta
Almoce no novíssimo Plataran Menteng, um dos restaurantes mais refinados de Jacarta. Prove a gastronomia indonésia em alto estilo em um ambiente moderno e sofisticado. Escolha uma mesa próxima ao pátio central da residência, onde uma antiga árvore reina absoluta.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Tarde: Centro histórico
Ocupe a tarde passeando pela cidade antiga, Batavia, nome anterior dado à cidade de Jacarta. Edifícios coloniais enfileiram-se pelas ruas, retratando a arquitetura holandesa do século XVII. O bairro foi declarado Patrimônio Unesco em virtude da grandiosidade de seu planejamento urbano.
Encerre o dia em Pasar Baru, mercado de rua popular repleto de barracas vendendo os mais variados artigos, de fashion vintage a produtos importados da China. Se desejar uma incursão gastronômica, há barracas de comida de rua.
Reserve uma mesa para jantar no Li Feng, restaurante cantonês do hotel Mandarin Oriental. Garanto uma experiência que despertará todos os seus sentidos. Descrevo sobre ele mais abaixo.
Viaje mais: Conheça outros patrimônios mundiais da Unesco em suas viagens

Dia 02 – Taman Mini Indonesia
Taman significa “parque” no idioma indonésio. A atração promove aos visitantes uma viagem ao redor da Indonésia em apenas um dia. O parque esparrama-se numa área de 1km2 e retrata a vida, cultura, natureza e herança do povo indonésio.
São 33 casas em tamanho real exemplificando a arquitetura e a cultura de cada uma das 33 províncias do país. Além das casas, há outros 11 parques – um dos quais abriga dragões de Komodo-, e 15 museus. Tem atividade para mais de um dia de visita.

Sugiro pegar o teleférico que atravessa o parque para ver do alto o mapa da Indonésia criado no lago no centro do parque. Ou alugue um pedalinho no fim da tarde. Existem várias atividades infantis para divertir e cansar as crianças.
Taman Mini foi um dos meus passeios preferidos em toda a Indonésia. Despertou meu desejo de explorar o arquipélago além dos destinos famosos de Borobudur e Bali.
A melhor maneira de chegar a Taman Mini é de táxi. Sugiro baixar o aplicativo Grab, mais usado que Uber.
Há opções de barraquinhas de comida, restaurantes e fast foods em vários pontos no parque.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Onde ficar em Jacarta
Em virtude do trânsito pesado, a localização do hotel é o grande segredo para aproveitar as atrações da cidade. Escolha a área central, distrito financeiro e diplomático, onde fica a icônica rotatória Hotel Indonesia, que leva o nome do hotel em frente, dois grandes marcos da cidade. Dois dos principais shoppings centers concentram-se em volta da rotatória e compartilham o endereço com dois dos melhores hotéis de Jacarta.
O Hotel Indonesia Kempinski é o primeiro cinco estrelas no país a oferecer serviço de padrão internacional. Foi inaugurado em 1962 pelo primeiro presidente eleito logo após a independência sobre os holandeses. Murais com mosaicos, baixos-relevos e pinturas gigantes enfeitam paredes e muros do hotel, retratando a cultura, o povo, a fauna e a flora da Indonésia.

O hotel Mandarin Oriental Jakarta é referência de atendimento em todo o mundo e, neste caso, acrescente a recepção calorosa dos indonésios. Um dos funcionários chegou a me acompanhar até o restaurante próximo para garantir que eu encontraria o lugar. Suítes impecáveis, serviço cinco estrelas e gastronomia de primeira. Momentos memoráveis.

Onde comer em Jacarta
Imperdível: O café da manhã no Hotel Indonesia Kempinski. Mesmo se você não se hospedar nele, reserve um dia para se deleitar com os pratos tradicionais indonésios. O salão moderno e arejado está decorado com fotos gigantes em preto e branco do presidente americano John F. Kennedy e Marilyn Monroe, convidados ilustres da festa de inauguração do hotel em 1962.

O novíssimo Plataran Menteng é um dos restaurantes mais sofisticados para você provar a gastronomia indonésia no melhor estilo. A mansão foi construída em volta de duas antigas árvores que ocupam o pátio central da residência. Os três andares foram decorados pela proprietária da rede e são inspiradores.

O melhor chá da tarde é proporcionado pelo hotel Mandarin Oriental Jakarta. O chef especializado em pâtisserie cria delícias doces e salgadas em formatos divertidos de picolés e carinhas de sorriso. Rende várias fotos para Instagram e você ficará com dó de prová-los.
Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo

O melhor jantar: Li Feng, restaurante cantonês do hotel Mandarin Oriental. Foi uma experiência surpreendente e deliciosamente marcante que despertou todos os meus sentidos. A decoração de interiores inspira-se no comércio das especiarias entre China e Indonésia.

Onde se divertir em Jacarta
Dragonfly, Blowfish, Immigrant e X2 são os clubes favoritos dos locais para dançar.
SKYE, Tugu Kunstkring, Dapoer Babah e Alto no hotel Four Seasons são bares bacanas em ambientes lindos para produzir várias fotos de Instagram.
Para encontrar celebridades locais, vá aos hotspots Fable e The Paleis.
Depois de uma semana passeando em Jacarta, identifiquei muita semelhança com São Paulo. Forasteiros sentem as cidades frias e intimidadoras. Mas aqueles que se dispõem a olhá-las além dos arranha-céus e do engarrafamento, passam a aproveitá-las como nós paulistas fazemos.
Não é coincidência ocuparmos o segundo lugar na lista de maiores produtores de conteúdo de Instastories, atrás de Jacarta. Quem vem em terceiro lugar? Nova York.
Viaje aqui também:
Lugares para tirar fotos de Instagram na Ásia
21 motivos para visitar a Malásia além de Kuala Lumpur
Belmond Eastern & Oriental Express, viagem épica na Ásia
Outono no Japão: melhor época para visitar o país
Planeje Sua Viagem
Visto
Tire seu visto com quem resolve.
Tira dúvida
Tire dúvidas do seu roteiro de viagem.
Guia de Bolso
Peça o guia com dicas Adri Lage
Roteiro
Seu roteiro de viagem personalizado.
Incentive meu trabalho! Ao contratar os serviços dos parceiros pelos links do site, você paga o mesmo valor se comprasse diretamente com eles, ganha até descontos exclusivos e me ajuda a manter o site atualizado, porque ganho uma pequena comissão na venda.
O artigo “O que fazer em Jacarta, roteiro de dois dias” foi escrito por mim, Adriana Lage, a pedido de Renata Araújo do You Must Go Blog para uma matéria solicitada pelo Glamurama. Aqui no blog você leu o artigo sem edições e com mais informações.
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais
O parque Mini Indonésia, durante a semana é bem vazio e interessante, mas a parte do Dragão de Komodo é uma fraude: tem só um filhote!
É como procurar um jacaré e encontrar uma lagartixa!
Quanto ao Pasar Baru, achei muita muvuca; é como andar pela 25 de março, pouca qualidade é muita quinquilharia.
oi Denise, tudo bem?
Obrigada pelo seu olhar!
Eu não visitei a parte do Dragão de Komodo em Jacarta, tenho evitado este tipo de atração que envolve animais.
Fiquei só na parte das construções que era o que me interessava e amei! Estava cheio porque era feriado e virei “atração”, porque eram poucos estrangeiros no meio dos indonésios.
Pasar Baru é isso mesmo, mercado de rua popular para ver outra realidade! rs Digo que é uma enxurrada de informações!
Para onde mais você foi na Indonésia?
beijos