O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage

O que fazer em Munique: principais atrações

Saiba o que fazer em Munique, a capital da Bavária, na Alemanha. Selecionamos as melhores atrações, as imperdíveis, os melhores museus e mais dicas valiosas.

Internacionalmente conhecida pela Oktoberfest e renomada pelas cervejas de rótulos centenários, Munique encanta os visitantes com seu charme histórico e cosmopolita, tranquilo e vibrante, para quem gosta de bares ou arte.

Caminhar pelo centro histórico é um passeio em si, admirando o a beleza de seus edifícios antigos, apreciando a culinária de excelência dos restaurantes, escolhendo entre as dezenas de museus de arte imperdíveis, namorando vitrines das inúmeras lojas e boutiques exclusivas. Imperial e moderna, a capital bávara merece ser apreciada sem moderação.

Saboreie estas recomendações sobre o que fazer em Munique e aproveite sua viagem!

O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
A imponente prefeitura de Munique na Marienplatz. Foto Adriana Lage
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

O que fazer em Munique, ALemanha. Foto Adriana Lage
O que fazer em Munique, ALemanha.

O que fazer em Munique: principais atrações

O centro histórico de Munique é pequeno e as principais atrações do roteiro tradicional podem ser exploradas em um único dia bem programado e bastante intenso caso você opte em abrir mão dos museus. Mas será uma pena, porque ela merece pelo menos 3 a 4 dias do seu itinerário.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

5 melhores atrações em Munique: o que você não pode perder

The Residenz, na lista dos edifícios mais fantásticos da Alemanha, o antigo palácio real serviu de residência e sede do governo da dinastia Wittelsbach até 1918. As magníficas salas decoradas te remetem aos idos tempos do reino que floresceu por 100 anos.

Após a visita, aproveite o mesmo ingresso e entre na Câmara do Tesouro, onde estão joias da coroa, cerâmicas delicadas e outras preciosidades, interessantes para você entender o modo de vida das épocas.

Se você gosta de música, programe-se para assistir ao Concerto na capela do palácio onde Mozart tocava. Apenas às quintas e sábados às 18h30 (Residenzstrasse 1)

Residenz, o palácio real de Munique. Foto Adriana Lage
Residenz, o palácio real de Munique. Foto Adriana Lage
Joias da Coroa na Câmara do Tesouro em Munique. Foto Adriana Lage
Joias da Coroa na Câmara do Tesouro em Munique. Foto Adriana Lage

Englischer Garten, o jardim inglês é um dos maiores parques da Europa, mais extenso que o Central Park de Nova York. Pontilhado de Beer Gartens, (jardins de cerveja), restaurantes e outras pequenas construções inspiradoras, é bastante frequentado no verão, adotado como “praia” pelos moradores que usam o gramado para tomar sol no verão.

Dica: Procure o Eisbach, na extremidade do parque próximo ao museu Haus der Kunst, onde surfistas equilibram-se na onda forte de um canal faça frio ou faça sol. Detalhe: a água é SEMPRE gelada, muito.

O que fazer em Munique, ALemanha. Foto Adriana Lage
Eisbach, a onda congelante dos surfistas de Munique.

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

Marienplatz. A praça é o coração de Munique desde o ano de 1158, endereço da velha e da nova prefeitura (Altes Rathaus e Neues Rathaus), e onde os visitantes se aglomeram para assistir à tradicional dança do Glockenspiel, em que bonecos passam girando em dois andares na torre do relógio.

O andar de cima celebra o casamento do Duque Wilhelm V com Renate de Lorraine em 1568, quando um torneio de cavaleiros aconteceu na praça. O andar de baixo retrata a Schäfferltanz, uma dança de camponeses realizada em 1517 nesta praça para comemorar o fim da peste que assolou a Europa. A cada sete anos, um festival homenageia a data.

O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Glockenspiel, a atração mais procurada na Marienplatz, em Munique. Foto Adriana Lage

Viktualienamarkt. Inicialmente instalado na Marienplatz, o maior e mais antigo mercado aberto de Munique mudou-se para a nova praça em 1807 porque o espaço já não comportava seu tamanho. Em uma das laterais, o Great Market Hall tem açougue, peixaria, padaria e café.

Passeie entre as barracas de frutas, legumes, embutidos, queijos, pastas, flores, artesanato, bebidas e mais um zilhão de cores, aromas e sabores deliciosos que vão te entreter por mais de uma hora.

O mercado é parada obrigatória para comprar e degustar as delícias alemãs, frescas, trazidas por produtores locais. Escolha um restaurante para almoçar ou divida-se entre os vários produtos que você pode petiscar. Você verá muitos locais fazendo suas compras semanais.

Dica: o mercado funciona de segunda a sábado. Fechado aos domingos. Evite ir no fim da tarde, quando algumas barracas começam a fechar.

O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Morangos suculentos e os raros aspargos brancos no mercado de rua Viktualienamarkt em Munique. Foto Adriana Lage

Hofbräuhaus, sem dúvida o templo da cerveja mais festejado da Alemanha, está em funcionamento desde o ano de 1589. A cervejaria foi construída pelo Duque Maximiliano I para servir de extensão da fábrica da cerveja real Staatliches Hofbräuhaus.

Neste imenso hall com tetos abobadados e pintados, você se sentará em mesas comunais como Mozart, Lenin, John F. Kennedy, Louis Armstrong fizeram. Não com tanto orgulho, a cervejaria foi palco do primeiro encontro de Adolf Hitler e os Socialistas em 1920. Peça uma cerveja no caneco de litro e acompanhamentos tipicamente alemães ao som da banda ao vivo e da alegria contagiosa do público.

Roteiro pelas Cervejarias de Munique

O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Tetos abobadados e pintados na icônica cervejaria Hofbräuhaus em Munique. Foto Adriana Lage

O que fazer em Munique: outras atrações imperdíveis

Frauenkirche. A catedral da Nossa Querida Senhora tem duas torres que são marcos da cidade.

Theatinerkirche St. Kajetan, a igreja de 1688 é morada de descanso de membros da família Wittelsbach.

Max-Joseph Platz. A praça onde fica o palácio Residenz também é cercada pelo Teatro Nacional e a Casa da Ópera.

Karlsplatz, outra praça importante com uma fonte popular e o portão gótico Karlstor.

Teatro e Ópera House estão próximos ao palácio real em Munique. Foto Adriana Lage
Teatro e Ópera House estão próximos ao palácio real em Munique. Foto Adriana Lage
O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Caminhar pelo centro histórico de Munique é deparar-se com cenários charmosos. Foto Adriana Lage
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Museus em Munique

Munique possui mais de 20 museus interessantes, uma excelente desculpa para voltar várias vezes, intercalando a repetição de seus lugares favoritos com novas visitas.

Alte Pinakothek. A pinacoteca “velha” acomoda uma das coleções mais famosas de pinturas europeias entre os séculos XIV e XVIII. Ali estão expostas obras de Raffael, Leonardo, Ticiano, Dürer, El Greco, Rubens, Rembrandt e muitos outros. (Barer Strasse 27)

Kunsthalle München. A proposta deste local é funcionar como galeria temporária, hospedando duas a três grandes exposições anualmente, permitindo uma amplitude de temas, períodos e experiências desde antiguidades até a pós-modernidade. (Theatinerstrasse 8)

Museum Brandhorst. A coleção do museu possui mais de 700 obras dos séculos XX e XXI de artistas como Andy Warhol, Damien Hirst, Cy Twombly e Mike Kelley. (Theresienstrasse 35ª)

Spielzeugmuseum. Para ir com crianças ou se lembrar de seu tempo de criança. o museu de brinquedos parece uma casa de boneca, repleto delas ao lado de bichinhos de pelúcia, modelos de trens e brinquedos em lata que remontam mais de 200 anos e estão espalhados em 4 andares na torre da Altes Rathaus na praça central, Marienplatz, (Marienplatz 15)

Museus em Munique, Kunsthalle. Foto Adriana Lage
Museus em Munique, Kunsthalle. Foto Adriana Lage
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

O que fazer em Munique fora do centro histórico

Museu BMW. O museu conta a história da BMW desde seu início em 1916. São aproximadamente 125 automóveis, motocicletas e motores em exposição em um espaço de 5 mil m2. Complete a experiência visitando o BMW Welt e o BMW Group Werk. (Am Olympiapark 2).

Uma curiosidade: estrangeiros aficionados pela marca compram o automóvel aqui e vêm pessoalmente buscá-lo, para viver a experiência de tirar o carro da fábrica.

FC Bayer Erlebniswelt. A Allianz Arena é a sede do renomado time e de um museu onde a história do recordista alemão ganha vida, retratada desde a fundação do clube aos dias de hoje. O museu e o estádio estão abertos à visitação. (Allianz Arena)

Nympherburg Palace. Um dos maiores palácios reais na Europa, o castelo das ninfas foi construído em estilo barroco e usada como residência de verão pelos reis da Bavária, local de nascimento do rei Luis II e frequentado por Mozart. Vale passar pelo menos uma tarde para conhecer o palácio, os jardins e o entorno.

O palácio promove noites de concerto com o melhor da música clássica tocada por solistas e residentes. Há opção de ser recepcionado com champagne

O que fazer em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Fachadas pintadas são comuns nos edifícios de Munique. Foto Adriana Lage

Onde ficar em Munique

Com sofisticação

Mandarin Oriental Munich, o melhor hotel de luxo de Munique oferece 73 suítes distribuídas em 7 andares de um edifício do século XVIII no centro histórico e compartilha uma de suas paredes externas com a célebre cervejaria Hofbräuhaus. A decoração das espaçosas suítes remete à cultura europeia mesclada com elementos da arte asiática. O serviço impecável desde a entrada é característica marcante dos hotéis do grupo. Ory Bar, The Terrace e Matsuhisa Munich compõem as opções de bar, rooftop bar (aberto apenas durante o verão) e restaurante nipo-peruano, este último sob o comando do reconhecido chef Nobu.

Onde ficar em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Suíte de esquina no Mandarin Oriental Munique. Foto Adriana Lage

Com conforto

Louis Hotel. Este hotel boutique design charmoso está muito bem localizado, na praça Viktualienmarkt. As amplas suítes estão decoradas com móveis artesanais usando elementos naturais, como pedra e madeira. Nos detalhes, o banheiro tem chão aquecido e vista para o quarto, e sacada francesa que se expande para a praça do mercado. O café da manhã estilo buffet oferece menu saudável, orgânico e vegano. E o novo restaurante The Louis Grill Room tem carta de carnes especiais oriundas dos melhores fornecedores do mundo.

Onde ficar em Munique, Alemanha. Foto Adriana Lage
Minha suíte no Louis Hotel, um delicioso boutique na praça do mercado em Munique. Foto Adriana Lage

Com economia

Boutique Hotel Splendid-Dollmann. O hotel oferece o combo ótima bom preço e localização, ao lado da ópera e do teatro, em um edifício do século XIX. A Marienplatz fica a 10 minutos a pé do hotel.

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo “O que fazer em Munique, principais atrações” você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: melhores atrações em Munique – o que fazer em Munique – principais atrações de Munique.

Foto de capa Adriana Lage

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.