Onde comer bacalhau em Lisboa. Foto Adriana Lage

Onde comer bacalhau em Lisboa em ambientes legais

Tarefa árdua é listar os melhores lugares onde comer bacalhau em Lisboa ou qualquer cidade em Portugal. Com exceção dos críticos que já elevaram o paladar para níveis inalcançáveis ou das cozinheiras locais, acredito que dificilmente você encontrará um bacalhau ruim na terrinha, principalmente se você foi acostumado aos peixes mais secos e salgados preparados nos restaurantes brasileiros como eu. Confesso que as poucas vezes que provei, não gostei e não fazia questão de repetir e evitava colocar no prato.

Nada como uma visita a Portugal para mudar radicalmente meu ponto de vista. Listo aqui alguns lugares que visitei pensando em experiências diferentes que vão além de se deliciar com uma boa receita.

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Onde comer bacalhau em Lisboa em ambientes legais.
Onde comer bacalhau em Lisboa em ambientes legais.

Onde comer bacalhau em Lisboa em ambientes legais

Nesta lista não coloquei as cervejarias e ainda não estive nos estrelados ou mais refinados. Aguarde, mais recomendações sobre onde comer bacalhau em Lisboa virão!

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Museu da Cerveja, o primeiro bacalhau e o turístico

Numa esquina da Praça do Comércio, o restaurante tem mesas na calçada para você observar o movimento de turistas e apreciar o cenário que é cartão postal de Lisboa. O Bacalhau à Lagareiro (EUR 22) assado com azeite, alho e cebola foi primeiro que comi em terras lusitanas e me fez cair de amores pelo peixe que alimenta a população desde o século XV. Acompanhe com sua cerveja preferida que vem no caneco inscrito com a bandeira do país da cerveja que vc escolher.

Após a refeição, conheça o museu que homenageia a cerveja no primeiro andar do restaurante (EUR 5). É um restaurante turístico, em um ponto turístico e tem preços turísticos, mas onde mais uma turista iria em sua primeira noite procurando um lugar onde comer bacalhau em Lisboa?

Por que é legal: De dia você está inserido no cartão postal de Lisboa à frente do Rio Tejo. À noite o cenário é lindo com as luzes amareladas iluminando os edifícios centenários.

Bacalhau à Lagareiro no Museu da Cerveja em Lisboa. Foto Adriana Lage
Bacalhau à Lagareiro no Museu da Cerveja em Lisboa. Foto Adriana Lage

Mercado da Ribeira, os muitos bacalhaus de chefs estrelados

Volte aqui pelo menos cinco vezes, como eu fiz, para provar as especialidades bacalhauescas dos cinco grandes chefs lisboetas que criaram pratos estrelados a preços populares entre 12 e 15 euros.

O bacalhau mais macio da vida que experimentei é Lombo de Bacalhau com Ervas, do Miguel Castro e Silva, depois me diga qual é o seu. Já repeti mais de uma vez intercalando com os pratos dos outros chefs.

Por que é legal: A vibe do mercado é super alto astral. Sentar-se às mesas comunais sempre lotadas de visitantes se acabando nas iguarias portuguesas vendidas ali é programa único.

Veja aqui os melhores restaurantes e pratos do Mercado da Ribeira em Lisboa.

Onde comer bacalhau em Lisboa. Foto Adriana Lage
Alexandre Silva, um dos chefs de cozinha no Mercado da Ribeira em Lisboa. Foto Adriana Lage

Em Alta na Baixa, o bacalhau encontrado ao acaso

Ziguezagueando no buxixo da Rua Augusta, encontrei este restaurante com mesinhas na calçada a poucos passos da famosa via de pedestres. Não estava cheio, até porque era cedo, arrisquei e me dei bem. Ótimo serviço, Bacalhau com Batatas ao Murro saboroso e ainda trouxeram uma dose de ginginha cortesia no final da refeição.

Por que é legal: você está ao lado da Rua Augusta numa calçada estreita, mas degustando seu prato na calmaria, vendo o povo passar, 

Onde comer bacalhau em Lisboa. Foto Adriana Lage
Bacalhau com ginginha no Em Alta na Baixa em Lisboa. Foto Adriana Lage
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Restaurante Doc Cod, bacalhau à beira rio

Os antigos armazéns da Doca de Santo Amaro abrigam restaurantes e bares agitados durante o fim de semana e finais de tarde. Às margens do Rio Tejo e praticamente embaixo da Ponte 25 de Abril, os restaurantes oferecem a vista perfeita em dias ensolarados. o Doc Cod é o último restaurante do local, o mais próximo da ponte. Vale super a pena conhecer a área e, lógico, o bacalhau. Minha versão foi o Bacalhau com Grãos de Bico muito bem executado.

Por que é legal: Almoçar (ou jantar) com a ponte emoldurando a paisagem enquanto os veleiros e ferries riscam o rio embaixo dela em um dia de sol é delicioso.

E se você tem uma dica legal de onde comer bacalhau em Lisboa, escreve aqui pra mim!

Onde comer bacalhau em Lisboa. Foto Adriana Lage
Restaurante Doc Cod na Doca de Santo Amaro em Lisboa. Foto Adriana Lage
Doca de Santo Amaro em Lisboa. Foto Adriana Lage
Doca de Santo Amaro em Lisboa. Foto Adriana Lage

Onde ficar em Lisboa

NO CORAÇÃO DA CIDADE

Altis Avenida Hotel Lisbon está super bem localizado na Praça dos Restauradores em frente à belíssima estação Rossio de arquitetura neomanuelina, tem 118 elegantes quartos em um edifício histórico listado como patrimônio português. Dá pra fazer praticamente tudo a pé a partir daqui. Diárias a partir de EUR 270.

CoM ESTILO

Corinthia Hotel Lisbon é um hotel cinco estrelas modero e estiloso com suítes amplas e atendimento caloroso típico do povo português em um bairro mais tranquilo e muito próximo das principais atrações. Diárias a partir de EUR 219.

 

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Onde comer bacalhau em Lisboa em ambientes legais você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: gastronomia de Portugal – restaurantes em Lisboa – onde comer bacalhau em Lisboa

Foto de capa Adriana Lage.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.