Se você procura onde ficar em El Calafate, na Patagônia Argentina, encontrou seu hotel agora.
Jamais me esquecerei do pôr-do-sol no Eolo Patagonia, um hotel boutique com apenas 17 suítes aninhado na estepe patagônia.
Sentada na poltrona que parecia me abraçar, vi pelas amplas janelas da charmosa biblioteca o sol sumir atrás das montanhas enquanto as nuvens brincavam, criando formações cilíndricas, chamadas nuvens lenticulares.
Tornou-se programa mandatório durante minha estada por ali.
Mas não foi só isso. Desde o momento do desembarque no aeroporto, assistia pela janela do carro do hotel as paisagens se descortinarem à minha frente.
Primeiro o Lago Argentino de um azul de doer os olhos, depois a pequena cidade arborizada de El Calafate e enfim as estepes douradas da Patagônia.
Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.
Eolo Patagonia, o melhor hotel onde ficar em El Calafate
Cinquenta minutos depois, alcançamos a porteira da propriedade, uma fazenda de 4 mil hectares onde os primeiros imigrantes europeus e crioulos se instalaram.
O espírito patagônico me pegou neste momento e me senti transportada a outro mundo. No meio do vale La Anita, vejo ao longe a construção rústica de tons pasteis se misturar à paisagem isolada, sensação de paz total. Chegamos.
A arquitetura do hotel lembra uma fazenda clássica, com paredes de zinco onduladas pintadas de bege e entremeadas com madeira, construída como um quadrado em volta de um pátio interno super bem cuidado. É para nos proteger do vento, diz a recepcionista, linda e atenciosa, trazendo chá com biscoitos.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Olhei ao redor. A sala de estar ampla tem decoração em tons pastéis, mesclando o antigo com o contemporâneo. Mesas em madeira, sofás de couro e artesanato típico de cordas trazem um aconchego familiar ao ambiente. As janelas parecem molduras para um cenário fotográfico, mas é pura realidade. Hipnotiza.
É possível ficar horas ali, bebendo chá, lendo um bom livro ou simplesmente admirando a paisagem. Um telescópio estrategicamente posicionado convida a um olhar mais de perto.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.




As suítes são deliciosas e tão igualmente confortáveis, divididas em três categorias de 37 e 48m2, todas com móveis antigos, banheira, vista das estepes, do lago e das montanhas. As poltronas à janela são ímãs para pura contemplação e a cama macia, para o ócio. Não sabia aonde me jogar.



As amenidades completas incluem produtos L’Occitane, acomodadas em pratos de cerâmica com motivos indígenas que não passam despercebidos.

Gastronomia impecável no Eolo Patagônia
O restaurante e bar trazem no menu receitas regionais e ingredientes locais em uma experiência gastronômica deliciosa e de primeira. Esqueça a dieta. A culinária surpreende.
As louças que lembram casa de vó, a apresentação dos pratos e seus sabores de cozinha refinada, a carta de vinhos, o ambiente aconchegante e a vista deslumbrante do Lago Argentino formam uma combinação perfeita para aguçar os cinco sentidos.
Ao mesmo tempo, o lugar carrega uma simplicidade que nos deixa muito à vontade.


Tivemos a sorte de estar hospedadas no dia em que serviram o icônico Asado no jantar, de comer rezando.


O café da manhã é farto e tem opções do buffet com frutas e sucos frescos, queijos e embutidos, pães quentinhos e quitutes locais, além do cardápio de pratos quentes. O almoço também é servido aqui e as três refeições estão inclusas na diária.
Atividades e tours na Patagônia Argentina
Hóspedes com mais apetite esportista desfrutam de atividades especiais nos arredores do hotel, como trekking, mountain bike, cavalgadas e até observação de pássaros, acompanhados do famoso vento patagônico.



Eu preferi assistir de camarote ao céu mudar de cor pelos janelões das salas comuns, vendo as vacas malhadas e bezerros pastarem e ouvindo o sino que carregam no pescoço tocar.
Dá para escolher entre a biblioteca, a sala de estar, sala de TV ou o restaurante. Na dúvida, fique com os três e aproveite para se inspirar mais sobre a região vasculhando os livros disponíveis na biblioteca.


Um dos passeios extras que o hotel oferece é o tour para o glaciar Perito Moreno, dentro do Parque Nacional dos Glaciars, principal atração da região, com direito a carro com ar condicionado, cesta de piquenique e um motorista e guia local super atencioso, como o Jorge.
Após o passeio, recomendo relaxar na piscina indoor aquecida após 15 minutos na sauna seca ou uma sessão de massagem. Garanto que renova a alma.

Quando chegar a hora de ir embora, você vai perceber o quanto este lugar te deixará marcas e você desejará voltar em breve. É o espírito patagônico que entrou em você. Se você procura um hotel onde ficar em El Calafate que te proporcione experiências únicas, em contato com a natureza, num ambiente de tranquilidade e luxo na simplicidade, este é o seu lugar.
O Eolo Patagonia leva o selo de qualidade da rede de hotéis de luxo Relais & Chateaux (relaischateaux.com) e da Sul Hotels, uma curadoria de hotéis pequenos que valorizam o luxo na simplicidade em destinos menos conhecidos. Veja o portfólio completo em sulhotels.com.br.
Foi uma viagem inesquecível planejada com perfeição pela Roberta Leroy, da Leroy Viagens e eu super recomendo seu trabalho. Eu e Renata Araújo, do blog You Must Go, viajamos a convite de Roberta.
Onde ficar em El Calafate
Eolo Patagonia, hotel boutique dos sonhos
Quando ir
O Eolo Patagonia abre suas portas de outubro a maio e fecha durante a temporada de inverno (junho a setembro)
Localização
O hotel fica a 25 minutos do centro de El Calafate e a 50 minutos do aeroporto, localizado entre o Parque Nacional El Glaciares e a cidade.
Como chegar ao Eolo Patagonia
Há voos direto de Buenos Aires para El Calafate, com três horas de duração. O ideal é combinar uma viagem a El Calafate junto com Ushuaia (1 hora de voo) ou Bariloche (1 hora e meia de voo).
O hotel oferece transfer privado de/para o aeroporto e o serviço está incluído na diária.
Quem vem de Torres Del Paine, também é possível atravessar a fronteira por terra, cerca de cinco horas de viagem.
Quanto é a diária no Eolo Patagônia?
Diárias a partir de USD 822, pensão completa. Confira as tarifas aqui.
Eolo Patagônia aceita crianças?
Não aceita crianças abaixo de 12 anos de idade.
Agência que leva à Patagônia Argentina
A Leroy Viagens cria roteiros especializados para a Patagônia Argentina. Entre em contato:
Roberta Leroy – roberta@leroyviagens.com.br
Fones: 31 3143.1473 | 31 99119.1473
Site: leroyviagens.com.br
Viaje mais aqui
Corralco, o melhor lugar para esquiar no Chile
Top 11: ilhas paradisíacas para curtir praias desertas
10 teatros mais bonitos do mundo, do Brasil à Austrália
Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto?
Você tem dicas de onde ficar em El Calafate ou já se hospedou no Eolo Patagonia? Conte para nós!
Eu, Adriana Lage, viajei a convite de Leroy Viagens e do hotel e somente aceito convites quando tem total liberdade para escrever sobre sua experiência.
Tags: Eolo Patagonia – hotel boutique em El Calafate – Onde ficar em El Calafate
O artigo Onde Ficar em El Calafate: Eolo Patagonia você leu primeiro aqui no A Camminare