Experiência de sustentabilidade, projeto de recifes de corais Langkawi

Hóspedes ajudam a replantar recifes de corais em Langkawi, Malásia

Experiência em sustentabilidade: o que aprendi participando do projeto de recuperação de recifes de corais no hotel The Andaman em Langkawi, na Malásia.

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Experiência de sustentabilidade, projeto de recifes de corais Langkawi
Experiência de sustentabilidade, projeto de recifes de corais Langkawi

Hóspedes ajudam a replantar recifes de corais em Langkawi, Malásia

Aninhado entre centenárias árvores da floresta tropical e uma praia idílica na tranquila Baía Datay em Langkawi, ilha no noroeste da Malásia, The Andaman Resort abre uma janela para a história, a cultura e a vida selvagem malaia. Da arquitetura tradicional à decoração indígena, da gastronomia com sabores e rituais locais aos tratamentos com ervas nativas no SPA, ali o hóspede inspira e respira a integração entre corpo, mente e o entorno, afinando a sintonia com a natureza, como faziam os ancestrais da região.

Esta sintonia foi posta à prova em 2004, quando o tsunami que assolou diversas praias da costa asiática teria destruído o hotel, não fosse a barreira de corais que protege a baía há 8 mil anos. Ela funcionou como uma grande muralha, recebendo toda a força das gigantescas ondas, tal qual o pai que se agiganta abrindo os braços para salvaguardar seus filhos. A praia ficou intacta, mas 90% do recife foram destruídos.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Engajado em pesquisa, disseminação e práticas sustentáveis, o hotel desenvolve projetos de conservação e conscientização ambiental, com uma equipe de biólogos e alunos universitários, que interagem com hóspedes em tours pela propriedade para conhecer a flora e a fauna malaia.

Um desses projetos é o berçário de corais, que replanta colônias em pedras calcárias maiores e, quando atingem a maturidade, são transferidas para o mar, recompondo o recife, num trabalho de formiguinha que levará anos.

Um dos momentos mais marcantes do meu sabático foi aqui. Hóspedes adultos e crianças são convidados a participar deste esforço, plantando seu próprio coral bebê. Me emocionei ao fazer parte da reconstrução deste pedacinho de paraíso, ao colar seres vivos tão pequeninos e delicados que unidos se tornam uma fortaleza intransponível.

Ficou a lição de que juntos somos mais fortes, que a paciência e o tempo constroem alicerces sólidos e que toda e qualquer ação em prol do bem é grandiosa e generosa.

Experiência de sustentabilidade, projeto de recifes de corais Langkawi
Bióloga que me ensinou a plantar corais que logo serão levados ao mar!

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo “Projeto de recuperação de recifes de corais em Langkawi, Malásia” você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: sustentabilidade, recifes de corais, o que fazer em Lankgawi, o que fazer na Malásia, projetos de sustentabilidade, recuperação de recifes de corais, experiências em hotéis

Foto de capa sob licença Creative Commons.

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.