Peixe primavera no cardápio do restaurante Vorks & Mes, em Amsterdã

Top 3: melhores restaurantes em Amsterdã

Visitei restaurantes em Amsterdã que me mostraram muito da gastronomia holandesa. Há muito tempo, a culinária do país deixou de ser básica, carregada no carboidrato que garantia energia para o trabalho pesado de outrora.

Hoje a cultura gastronômica gira em torno de uma cozinha saudável, saborosa e sustentável. Seja para restaurantes ou para as residências, a preocupação é comprar produtos produzidos localmente e de acordo com a sazonalidade de cada ingrediente que vai para a panela.

O resultado sentimos no paladar: sabor e frescor de alimentos realçados pelas mãos habilidosas dos chefs de cozinha.

Restaurantes em Amsterdã

Rijks Restaurante

Inaugurado após a reforma na nova ala do museu, o RIJKS inspira-se na riqueza dos sabores exóticos que influenciaram a gastronomia holandesa ao longo dos séculos e oferece uma deliciosa opção aberta para almoço e jantar todos os dias.

Logo na recepção, uma parede de estante em madeira repleta de garrafas de cervejas estilizadas com obras de arte do museu e imagens tipicamente holandesas. Um detalhe do quadro mais famoso de Rembrandt e as tradicionais pinturas de porcelana contextualizam o ambiente e faz você lembrar que você está na nova ala do museu.

Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!
Entrada do restaurante Rijks em Amsterdã
Garrafinhas estilizadas lembram que você está dentro de um museu. Foto: Adriana Lage

O salão sofisticado, minimalista e cool criado por Paul Linse, renomado designer de interiores holandês, mistura materiais como bronze, carvalho, espelho, mármore e camurça em combinação com móveis e lustres estilosos. Gente bacana, bonita e elegante ocupa as mesas dispostas em um aconchegante lounge cujas amplas janelas banham o recinto com luz natural.

A filosofia do restaurante está totalmente ligada ao Rijksmuseum, que conta a história da Holanda e a influência cultural de países estrangeiros próximos ou distantes. Em cada temporada, um chef internacional será convidado para inspirar um novo menu sob a batuta do chef Joris Bijdendijk.

Você encontrará produtos orgânicos ou produzidos localmente, – uma prática muito comum entre os holandeses -, sempre sob a luz do Slow Food, que usa ingredientes locais “esquecidos” pela cozinha moderna.

Para beber, opções de vinhos holandeses e internacionais, drinks, coquetéis e, lógico, cervejas especiais produzidas localmente.

O restaurante tem entrada independente do Rijksmuseum, então não se preocupe em conhecê-lo apenas quando visitar o museu.

Visitei o RIJKS em dezembro de 2014, logo após a inauguração. Como entrada, ovas em cama de peixe não são minha preferência culinária, mas adorei a abóbora acompanhada de cogumelos e farofa de castanhas em apresentação colorida e agradável aos olhos.

A massa de queijos com couve-flor estava divina, e a carne servida como aperitivo quente, deliciosamente macia.

De sobremesa, bavaroise na taça e chá digestivo para encerrar. Uma experiência gastronômica holandesa revisitada com nuances de cultura internacional que merece estar incluída no roteiro de uma passagem pela capital holandesa.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Dos restaurantes em Amsterdã que visitei, este é o mais cult, rs.

Endereço: Museumstraat, 2

Onde: Na nova ala do Rijksmuseum, Amsterdã

Site: rijksrestaurant.nl/en

 

Vorks & Mes

Chef Jonathas Karpathios e Adriana Lage
O chef Jonathas Karpathios, pessoa linda! Foto: Adriana Lage

A uma hora de distância do centro de Amsterdã, o restaurante Vork & Mes propõe uma filosofia ousada: praticar e ensinar a responsabilidade em relação ao que cozinhamos e comemos. Pupilo do chef inglês Pierre Koffman, Jonathan Karpathios entrou para a lista dos top 10 chefs aos 26 anos. Mas tudo mudou após um grande acontecimento em sua vida: o nascimento de seu filho.

Desde então, o carismático chef grego cria menus de primeira com muita criatividade usando ingredientes orgânicos frescos que planta em seu enorme quintal nos arredores do restaurante. Jonathan conta essa história pessoalmente e você ainda pode sentir a emoção em sua voz e o brilho no olhar.

O lugar já encanta na chegada, te inserindo na natureza. O restaurante parece flutuar suavemente sobre o lago. Uma cascata cai sobre a entrada deixando o ambiente mais agradável. As amplas janelas abrem-se para o tranquilo lago e o exuberante bosque de Haarlemmermeerse bos.

O menu sazonal acompanha a colheita dos ingredientes cultivados em sua horta e estufa. Os produtos que Jonathan não cultiva, compra de fazendeiros orgânicos locais. Até a louça é produzida por um artesão local acometido pelo mal de Parkinson. Assim como na natureza nenhum ingrediente, planta, fruta ou legume é exatamente igual ao outro, a louça também é única. Incrível!

Jonathan explica que “a natureza determina o menu que muda prato a prato, em um processo orgânico e criativo contínuo, que se inicia no momento da seleção de sementes. Trazemos a natureza para seu prato”. Você pode optar pelo menu a la carte ou mergulhar na experiência do menu surpresa com 3 ou 5 pratos. Garanto que não se arrependerá! Um dos restaurantes em Amsterdã com proposta mais original!

Onde: Haarlemmermeer, Amsterdã, Holanda

Site: vorkenmes.nl

Anna

Restaurantes em Amsterdã imperdíveis: ANNA. Foto: Adriana Lage
Estreito e comprido, o ANNA ocupa duas casas no Distrito da Luz Vermelha. Foto: Adriana Lage

Localizado no bairro mais antigo de Amsterdã, o ANNA fica em um edifício reformado, clean e despretensioso, que surpreende logo na entrada. O moderno restaurante sem janelas ocupa duas casas, projetado em um longo corredor que se estende da Oudekerksplein ao outro lado na Warmoesstraat. Caso opte por uma mesa na entrada, terá a vista da praça medieval onde fica a igreja antiga.

No menu, a culinária europeia tem influência internacional e serve pratos ambiciosos com criatividade e sabor. Além do serviço à la carte, oferece menu fixo com 4 ou 5 pratos.

Como entrada, o tubinho de gergelim branco e preto crocante recheado com tartare de atum servido com creme de queijo e wasabi e molho de soja surpreende pelas texturas.

O cordeiro assado com geleia de repolho vermelho, purê de batata e molho de xerex P.X. agrada pela maciez da carne e mistura de sabores.

Manjar dos deuses, o mil-folhas de chocolate meio amargo, recheado de mousse de café e avelãs, salpicado de avelãs caramelizadas, xarope de café e sorvete deixará você com vontade de quero mais.

As fotos não estão perfeitas, mas dá pra sentir o gostinho, não dá?

O restaurante abraçou o Projeto 2012 Amsterdã, para revitalizar o bairro De Wallen, mais conhecido como o Distrito da Luz Vermelha. Junto com galerias de arte, lojas de design e outros restaurantes, oferecem uma nova experiência aos visitantes.

Um dos restaurantes em Amsterdã para onde pretendo voltar!

Endereço: Warmoesstraat 111

Horário: segunda a sábado, de 18:00 às 24:00

Site: restaurantanna.nl

Quando estiver pela cidade, faça sua reserva em um desses restaurantes em Amsterdã. Experiência gastronômica holandesa top garantida!


Fotos: Adriana Lage

Obrigada IAMsterdam e KLM pelas experiências nos melhores restaurantes em Amsterdã. Os relatos aqui refletem a minha livre opinião pessoal. Somente publico experiências que eu vivi e recomendo.

O artigo Top 3 restaurantes em Amsterdã você viu primeiro aqui no A Camminare.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Onde ficar em Amsterdã

Com sofisticação

Waldorf Astoria Amsterdam, hotel clássico, de atmosfera autêntica e sofisticada, homenageando a história dos edifícios originais com toques modernos. Veja tarifas e disponibilidade aqui.

Leia aqui como foi nossa experiência no Waldorf Astoria Amsterdam.

Com CELEBRIDADES

The Dylan, hotel boutique das celebridades, transpira charme histórico que se mescla aos toques de design moderno e luxo discreto. Veja tarifas e disponibilidade aqui.

Veja como é se hospedar no The Dylan aqui e inspire-se.

Com economia

NH Collection Amsterdam Barbizon Palace fica em frente à Estação Central de Amsterdã e oferece suítes amplas com decoração moderna e elegante. Diárias a partir de USD 170

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.