Sri Lanka: por que visitar agora!
Quando pensei em um destino original para conhecer, fora da rota turística batida, o nome Sri Lanka veio à minha mente, seguido de imagens de plantações de chá e muitas florestas. Era tudo o que eu sabia sobre o país.
Lembrei-me, então, do filme No Caminho dos Elefantes (Elephant Walk), um clássico de 1954 estrelado por Liz Taylor, Dana Andrews e Peter Finch. Acrescentei à lista a colonização britânica, a influência indiana e os elefantes. Pronto! Estava decidido. Este seria meu próximo destino.
Imediatamente liguei o computador, comecei as pesquisas e descobri que o Sri Lanka é uma ilha no formato de lágrima ao sudeste da Índia, banhada pelo Oceano Índico.
Sua localização estratégica na rota da seda entre China e Europa transformou-a em ponto importante de passagem para o comércio, atraindo portugueses, holandeses e árabes ao longo dos séculos. Todos deixaram suas marcas, até os ingleses se instalarem definitivamente no início dos anos 1800

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.
A população majoritariamente formada por cingaleses pratica o budismo com rigor. Hoje convive em harmonia com muçulmanos, hindus, católicos, protestantes e a etnia tâmil. Povo minoritário imigrante do sul da Índia, os tâmeis se rebelaram no início dos anos 1980, requerendo as terras do norte para si.
O resultado foi uma longa e sangrenta guerra civil que durou 26 anos. Com o fim dos conflitos em 2009, o país vem lentamente se recuperando e voltando a atrair turistas. Este é o primeiro motivo para você viajar para o Sri Lanka agora.
Viaje mais: 9 meses de viagem pelo sudeste asiático: o que eu aprendi


Sri Lanka: por que visitar a ilha agora
1. Desbrave um país autêntico ainda pouco explorado
As principais revistas e guias de turismo mundiais elencam o Sri Lanka entre os melhores destinos para visitar nos últimos anos. National Geographic, Lonely Planet, New York Times são algumas.
A recente abertura das fronteiras cingalesas para o turismo significa que você encontrará paisagens intocadas e um povo hospitaleiro verdadeiramente interessado em nos conhecer.
O turismo de massa ainda não aportou nestas terras, uma bênção para viajantes mais exigentes. A oportunidade de visitar sítios arqueológicos tranquilos, sem a aglomeração de turistas comum a destinos semelhantes, foi uma das melhores experiências que eu vivi.


Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
2. Mergulhe na história grandiosa
Cidades abandonadas e ruínas bem preservadas narram mais de 2500 anos de história. Declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, elas esparramam-se na área central do Sri Lanka e formam um corredor turístico fantástico para imergir na história do país.
As Cidades Antigas de Anuradhapura, Sigiriya, Dambulla, Polonnaruwa e Mihintale revelam o passado ostentoso de reinos e impérios poderosos que floresceram quinhentos anos antes de Cristo.


3. Sinta a espiritualidade budista na sua essência
Praticado por 70% da população, o budismo prevalece como religião principal na constituição cingalesa. Fiéis dedicados seguem rituais e regras rígidas e explicitam sua devoção nos templos ancestrais em meio aos turistas de passagem. Todos descalços, caminhando quilômetros no chão quente cimentado ou de pedrinhas, desde a entrada da área sagrada.
A filosofia prega a importância do amor, da tolerância e da compaixão e de como nossas atitudes influenciam o carma. Qualidades inerentes da população pacífica, amável e solícita.
A cidade sagrada de Anuradhapura, as cavernas pintadas de Dambulla e o Templo do Dente Sagrado em Kandy formam o triângulo sagrado do budismo no Sri Lanka.


Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.
4. Beba o melhor chá do mundo na fonte
Mundialmente desejado e um dos principais produtos de exportação do Sri Lanka, o famoso chá do Ceilão abrange mais de 150 anos de história. A erva trazida pelos ingleses fora plantada nas altas colinas da região central, onde o clima ameno permite o crescimento de folhas mais delicadas. Kandy é o berço da lavoura de chá, mas Nuwara Eliya produz as ervas mais finas.
Inúmeras propriedades recebem visitantes para aprender sobre a produção e a variedade de chá, passear nos terraços inclinados e saborear a bebida em cafés com vista para o cenário riscado das plantações. Algumas oferecem hospedagem e chá da tarde completo tipicamente inglês.
Um dos encontros mais marcantes durante toda a minha jornada pela Ásia aconteceu aqui. Interagir com as camponesas tâmeis, as únicas dispostas ao trabalho pesado e barato de colheita das folhas de chá, foi emocionante.
Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo

Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

5. Relaxe em refúgios idílicos desertos
Banhada por águas azuis cristalinas do Oceano Índico, a costa do Sri Lanka está cingida de praias de areia fina e coqueiros esvoaçantes. O clima tropical garante sol e calor durante o ano inteiro e favorece atividades náuticas de snorkeling a windsurfing, mergulho a observação de baleias.
Resorts de luxo se multiplicam em cidades como a histórica Galle ou a pacata Mirissa e apostam no cenário de beleza indubitável para atrair casais em lua de mel. Vizinha a Colombo, Negombo é vila pesqueira e base ideal mais próxima do aeroporto internacional.


6. Encontre animais selvagens em seu habitat natural
Estima-se que seis mil elefantes andejam nas reservas naturais do Sri Lanka. Minneriya é um dos parques próximos a Polonnaruwa. Agências de turismo oferecem trekkings, safáris e acampamento nas florestas e santuários de vida selvagem.
Um dos países com maior biodiversidade mundial, possui uma das maiores concentrações de leopardos do planeta, no Parque Nacional Yala. Ter a sorte de avistá-los durante sua visita é outra questão. Mais fácil encontrar ursos e búfalos.


Viaje aqui também:
Lugares para tirar fotos de Instagram na Ásia
Outono no Japão: melhor época para visitar o país
21 motivos para visitar a Malásia além de Kuala Lumpur
Belmond Eastern & Oriental Express, viagem épica na Ásia
Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!
Não perca os outros artigos sobre a Ásia
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais
Olá, Adriana. Qual mês vc viajou pelo Sri Lanka? Pretendo ir em maio/ junho. É um época indicada? Vc tem contato de algum guia ou agência de turismo? Obrigada
oi Alexandra!
Depende pra onde você vai. A ilha está próxima à linha do Equador, então espere pegar tempo à la Manaus, quente e úmido. Os guias de viagem dizem que é melhor visitar o sudoeste e interior de dezembro a março, mas eu fui em janeiro e estava bem nublado e muuuito úmido.
As chuvas das monções são esperadas para esta área entre maio e setembro, mas com essa loucura climática, tudo é imprevisível.
Qual é seu estilo de viagem? Você quer uma agência local para te atender, ou saindo do Brasil?
bjs
Adorei suas dicas . Wish list
oi Clau! tudo bem?
Obrigada pela mensagem feliz que te inspirou! Me conta qual é a sua wishlist!
beijos e feliz ano novo!