Vale a pena contratar agente de viagens

Vale a pena contratar um agente de viagens?

Você decide a data de suas férias e a primeira pergunta aparece: O que é melhor, viajar por conta própria ou vale a pena contratar um agente de viagens?

Nosso planeta Terra parece girar vertiginosamente e, com ele, as mudanças de mindset e de como o mundo funciona. Nossa mente brilhante nem sempre consegue acompanhar essas mudanças e mantemos nossos hábitos antigos. Num passado não muito distante, buscávamos um agente de viagens porque o acesso às informações que estão disponíveis hoje era quase impraticável, os aplicativos que existem hoje eram inexistentes e a facilidade de comunicação que temos hoje era inexistente.

E na dúvida entre economizar tempo, trabalho ou dinheiro, surge a pergunta: Vale a pena contratar um agente de viagens?

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Contratar agente de viagens compensa?
Contratar agente de viagens compensa?

Vale a pena contratar um agente de viagens?

Minha resposta é: depende! Não existe uma resposta certa ou errada. Você pode viajar por conta própria e pode contratar um agente de viagens. Responda às perguntas abaixo para entender o seu perfil e seu estilo de vida.

Você tem bastante tempo disponível?

Planejar uma viagem existe tempo e dedicação de leitura e pesquisa para a viagem sair redonda sem perrengues, stress ou desperdício de tempo e dinheiro, afinal na viagem estamos gastando em bandeira 4, eu digo, em dólares, euros e libras…

Outra questão a analisar é onde você está buscando as informações que deseja. Os sites de viagem são de fonte confiável? As pessoas que escreveram os textos têm o perfil parecido com o seu, interesses afins e estilos de vida semelhantes? Porque vou te contar, entrei em algumas furadas porque li opiniões opostas e paguei pra ver como era. Conto uma delas no artigo Não confie em blogs de viagens estrangeiros.

Você gosta de fazer o planejamento da sua próxima viagem?

Se montar o roteiro de uma viagem é uma forma de lazer, para desopilar a mente, para entrar no clima da viagem, então faça! Eu costumava planejar todos os meus roteiros como hobby e eu adorava desenhá-los. Mas hoje mudei meu estilo e vale como conselho. É de extrema valia ter o apoio de um agente de viagens porque eles estão sempre a par das novidades e dos perigos de cada destino.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Você tem dinheiro ou planeja guardar todo o dinheiro para usar na viagem?

A vantagem de contratar um agente de viagens é a possibilidade de se planejar financeiramente. As agências facilitam o pagamento em até 10x, o que não é possível ao fazer diretamente com os estabelecimentos no exterior. Lá fora não existe a prática de parcelamento de compras e você pagará tudo à vista.

O quão desbravador(a) você é para encarar os desafios (e perrengues) de uma viagem?

Leia-se: segurança! Ir para cidades grandes cosmopolitas é bem mais fácil, nem estou considerando se você fala ou não uma segunda língua, principalmente inglês ou espanhol. A infraestrutura turística de destinos estabelecidos nos Estados Unidos e Europa facilita muito a vida de viajantes independentes. Destinos na Ásia, África e América Latina merecem planejamento mais cuidadoso porque a comunicação é mais complexa, as culturas são muito diferentes e a infraestrutura do país não ajuda.

Há muitos tours pega-turista e você corre risco de perder um dia de viagem num passeio horrível. Ou então correr risco de ser enganado por locais e extorquido, como em táxis ou restaurantes. Passei um único susto na China e contei a história no vídeo do Youtube abaixo para alertar viajantes independentes, principalmente mulheres. Aliás, China é um destino que não recomendo ir sozinho(a) se você quer aproveitar bem o seu tempo e não passar aperto porque pouquíssimos falam inglês e as informações em inglês são raras.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Se você respondeu sim a todas essas perguntas, então planeje sua viagem por conta própria.

Mas deixo aqui uma questão para reflexão.

Hoje muitos agentes de viagens são consultores experientes e capacitados para desenhar uma viagem personalizada, de acordo com o seu estilo, suas preferências e interesses.

As agências boutique estabelecem um relacionamento mais próximo com seus clientes e ao conhecê-los, entende seus gostos e, assim, podem rapidamente planejar o melhor roteiro para você, para aquele destino e para aquele momento específico que você está buscando na viagem.

Os consultores e agentes de viagem recebem constantes treinamentos sobre vários destinos, ministrados pelos órgãos de turismo locais ou representantes deles no Brasil, que conhecem o perfil do viajante brasileiro. Eles recebem visitas de hoteleiros com produtos excelentes e fazem inspeções em hotéis ao redor do mundo.

Assim, não só atestam a qualidade das instalações, serviços e localização, mas também identificam o perfil do hotel – sim, cada marca e cada hotel tem sua personalidade – que atende a um perfil diferente de cliente, não importa o quão maravilhosos sejam. Uns são mais intimistas, outros mais grandiosos e existem os mais clássicos, históricos, enfim… uma lista infinita. Cada um satisfaz a um gosto diferente, ou a um momento diferente.

E por causa destes contatos, os agentes de viagem conseguem atenção especial para seus clientes, mimos, upgrades de categoria, promoções exclusivas.

Contratar um agente de viagem é mais caro?

Aí você pensa “ah, mas a viagem comprada pelo agente de viagem sai mais cara”. Minha resposta de novo é: depende!

Listo outras perguntas pra você responder e concluir se pra você, vale a pena contratar um agente de viagens. É lógico que se você está voltando para um lugar que conhece bastante ou deseja ir sem rumo, sem planejamento e ver quais possibilidades se abrem dia a dia durante a viagem, o planejamento cuidadoso é dispensável.

Quanto tempo você gasta pesquisando sobre a viagem na internet, criando o roteiro, analisando reviews de hotéis, localização, fotos e fazendo reservas?

Muitas, mas muitas dezenas de horas, muitas mesmo. E emendo com outra pergunta: Quanto tempo você tem disponível e quanto vale a sua hora para fazer esse trabalho?

Você poderia usar esse tempo para estar com sua família, jantando fora, se divertindo com amigos ou descansando. Por que, pra elaborar um roteiro bem redondo de um destino que você não conhece e é classificado como “exótico” segundo o nosso olhar brasileiro, precisa de muita dedicação.

Sites agregadores como Booking.com têm suas vantagens! Oferecem descontos especiais, possibilidade de cancelamento sem taxas e fácil acesso a uma infinidade de hotéis, casas e guesthouses de todas as categorias.

Mas tudo tem ônus e bônus na vida. É comum clientes Booking serem alocados para quartos “ruins”, perto de elevadores, quartos conjugados, mais antigos ou com ruídos. E dificilmente com reserva Booking.com você conseguirá upgrade de categoria. É fato, eu já testemunhei muito disso que estou te contando. Não há possibilidade de pagamento parcelado e, o mais importante: não dá pra confiar nas notas dos hotéis. Já fiquei em hotéis maravilhosos com notas mais baixas que hotéis ruins. E há várias razões para essas notas discrepantes, mas falo disso em outra ocasião.

Pense nas horas gastas com pesquisa e os perrengues que você pode passar na viagem. Considere os dias, horas e nervoso desperdiçados nessas situações desconfortáveis ou se imagine tentando encontrar o hotel ou um lugar que o mapa não identifica. Quem nunca ficou num hotel ruim ou recebeu a dica de um restaurante nada bom.

Você está jogando fora dinheiro e tempo preciosos porque economizou na primeira etapa. E o tempo mais precioso de todos é o que você tem durante a viagem. Um dia de perrengue é mais caro do que o valor que você investiu num bom consultor de viagem, sem mencionar os perigos.

Tudo tem um preço e te convido agora a repensar o que vale a pena pra você.

E se você optar por fazer a viagem com um especialista, assegure-se que você está contratando uma agência de viagens séria e seu consultor seja experiente! Eu posso te recomendar várias, se precisar de indicação. Conheço muitos profissionais competentes.

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo  Vale a pena contratar um agente de viagens? você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: planejar viagens sozinha – agente de viagem compensa – planejamento de viagem – contratar um agente de viagens

Foto de capa Pixabay sob licença Creative Commons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.