Viagem ao Egito em segurança, dicas de quem foi

Viagem ao Egito em segurança: dicas de quem foi

“Viajar para o Egito é viajar no tempo e na história” é o depoimento de 100% de turistas e jornalistas que visitam o país, porém minha a viagem foi mais que isso. Foi a realização de um sonho de criança… quantos já não pensaram em ser arqueólogos, além de astronautas ou presidentes?

A realização de uma fantasia… quantas mulheres dizem ter sido Cleópatra em encarnações passadas? E a realização de um princípio de vida: NÓS PODEMOS TUDO O QUE QUEREMOS! SÓ PRECISAMOS DE ATITUDE! E foi como tudo começou.

Pirâmides do Egito, Cairo, Gizé. Foto Adriana Lage
Ver as pirämides de perto e se conectar com sua história e grandeza é transformador. Foto Adriana Lage
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Viagem ao Egito em segurança, dicas de quem foi
Viagem ao Egito em segurança, dicas de quem foi

Viagem ao Egito em segurança: dicas de quem foi

Ao assistir a documentários e filmes sobre o Egito ou ler sobre o assunto, sempre dizia: “Eu gostaria tanto de conhecer o Egito”, todavia permanecia no “gostaria”, no passado, como se não gostasse nem quisesse mais. Até voltar de uma viagem onde tive um insight que mudou minha maneira de ver a vida.

Despertei em uma manhã cotidiana pós-carnaval e disse: “Passarei a próxima virada de ano no Cairo”. No mesmo dia liguei para minha companheira de viagem Karla, melhor amiga e alma gêmea, e contei-lhe meus planos. Difícil adivinhar sua decisão de me acompanhar nesta campanha e levamos seu namorado como guarda-costas.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Planejando a viagem ao Egito

A partir de então começamos os preparativos: com o mundo aos nossos pés, encontramos tudo na Internet: hotéis decentes e baratíssimos, passagens aéreas, informações úteis e dicas de outros viajantes para não pagar micos nem passar raiva.

Clichês à parte, nada melhor do que aprender com os erros e experiências dos outros. Sem estas dicas, a viagem dos sonhos pode tornar-se digna de script para comédia… ou drama!

Os textos que publicarei no blog são nossas experiências de aventura na história; nas religiões; na cozinha egípcia; no dia-a-dia dos nativos; na arte das pinturas, da escrita e da arquitetura; no eu interior; enfim, estávamos com todos os sentidos aguçados na tentativa de guardar na memória cada segundo vivido ali, o que nos rendeu experiências únicas e muitas risadas.

A primeira delas é esta e dou mais dicas para sua viagem ao Egito: Casos de viagem: Visitando as pirâmides do Egito antigo

A dica mais importante para sua viagem ao Egito

Procurei permear os textos com um pouco da história dos lugares e, mesmo que houvesse enriquecido-os com mais história, continuaria sendo pouco. Portanto, aqui vai a primeira dica: LEIA, leia muito antes de viajar.

A viagem perde metade do significado se você não conhecer a vida daquele faraó cuja tumba visitou em Luxor e cuja múmia você estava a meio metro de distância no Museu Egípcio do Cairo (o museu está fechado para renovação e a data de reabertura já foi adiada para 2019).

Só em pensar que são pelo menos 3500 anos separando nossas vidas cronologicamente, mas unindo-as por alguns minutos fisicamente… se é que posso dizer assim… faz-nos repensar as leis da física e da relação espaço/tempo.

Fizemos uma viagem extensa, 20 dias entre Cairo, Alexandria, Suez, Sharm el-Sheik, Luxor, Assuã e Abu Simbel. Fizemos muitas coisas, mas deixamos de ver outras tantas. Ótima desculpa para voltar.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Dicas para uma viagem ao Egito sem perrengues

Eu me senti muito segura andando no Egito. O que vivenciei foram olhares curiosos por estar de camiseta de manga curta, ocasionais abordagens de supostos guias (um “não” mais duro resolvia) e meia dúzia de perguntas sobre meu suposto marido (“Cadê ele que não está com você?”). Nada impossível de gerenciar.

1. Regra número um: Só pergunte o preço se estiver interessado em comprar. Se não quiser comprar, seja rígido, ou então ele te perseguirá pelo resto de sua viagem.

2. Barganhe muito, sem medo. Um terço do valor que eles pedem está bom demais! Chega-se a pagar 10% do valor original em alguns artigos. Não tenha dó. Lembre-se que a negociação é a arte mais valorizada no business. Você querendo muito comprar, e ele realçando as qualidades do produto.

3. Evite deixar dinheiro nos cofres de hotéis. Há relatos de dinheiro sumido.

4. Caso se sinta ameaçada ou desconfortável na rua, ameace chamar a polícia. Eles morrem de medo.

5. Não aceite notas amassadas, rasgadas ou muito velhas. Você poderá ter dificuldade em trocá-las depois.

5. Lembre-se que, apesar de ser mais liberal, o Egito é um país 97% muçulmano. Não beije em público e, se for mulher, nem pense em estender o braço para cumprimentar um homem.

6. Mulheres, evitem ao máximo usar saias acima do joelho, blusas decotadas e de alcinhas. Para cada 10 homens na rua, você verá uma ou duas mulheres, todas cobertas da cabeça aos pés. Uma mera camiseta de manga curta já atrai os olhares masculinos.

7. Guarde os canhotos do cartão de crédito para conferir depois.

8. Não confie nas recomendações ou informações passadas pelos taxistas (se é que você vai conseguir conversar com eles em inglês). Há muitos relatos na internet sobre trapaças, dizendo que seu hotel ou restaurante fechou e seu muito amigo te sugerindo outro onde ele ganha comissão.

9. Evite aglomerações, andar à noite sozinha e cuidado com bebidas batizadas! Eu só recomendo os bares de hotéis se você estiver sozinha. Aliás, você raramente verá mulheres em bares no Egito.

10. Peça ao hotel chamar um taxi para você e leve um cartão deles com o endereço escrito em egípcio! E peça para eles escreverem em egípcio o endereço do seu destino, caso você se aventure sem guia.

11. Cuidado para não ser trocada por muitos camelos!

Viagem ao Egito em segurança, - Luxor, dicas de quem foi
Egípcios amigos em Luxor dando uma volta de caleche.

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Viagem ao Egito em segurança: dicas de quem foi  você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: é seguro viajar para o Egito – viagem ao Egito em segurança – mulheres no Egito – segurança no Egito

Foto de capa Adriana Lage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.