Corralco Ski Resort, trekking até a Crater Navidad. Foto: Angela Manta

O que fazer em Corralco, resort top para esquiar no Chile

Quer esquiar no Chile? Que tal um hotel sustentável dentro de uma Reserva Nacional, rodeado de natureza estonteante e riquíssima herança cultural.

Some-se a isso o serviço impecável de um lodge cinco estrelas e uma estação de esqui a seus pés com inúmeras pistas e neve garantida do primeiro até muito além do último dia da estação de inverno de seus concorrentes vizinhos.

Corralco Mountain & Ski Resort
Já dentro da reserva com o Lonquimay ao fundo. Foto: Angela Manta

Aqui no Corralco Mountain & Ski Resort, a neve começa primeiro e termina depois, muito depois, com muito orgulho. Em 2015, a temporada estendeu-se por três semanas além do previsto para a alegria dos turistas. Essa bênção é possível graças à sua localização, no meio de uma milenar floresta de araucárias, que de quebra ainda traz a neve “powder”, ideal para esquiar e considerada a melhor do hemisfério sul.

Esta é a página 02 do artigo sobre Corralco. Leia aqui a primeira parte deste post.

Corralco Mountain & Ski Resort
Neve fofinha esperando os esportistas! Foto: divulgação

Dia de esquiar no Chile

No dia seguinte, acordo com a paisagem pintada de branco, me inspirando a levantar para estrear os pés nos esquis, não meus, mas alugados. Após um farto café da manhã, uma minivan me leva até a escola, na base do centro de esqui.

Ali é possível alugar esquis para os diferentes níveis, snowboards e raquetes de neve, além do jogo completo de roupas impermeáveis, todas da marca Columbia. A loja também vende linha completa de equipamentos de última geração e ainda abriga uma enfermaria certificada para prestar primeiros socorros.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Seis ski lifts atendem 29 pistas para todos os níveis de expertise e permitem acesso à área para esquiar fora de pista. Corralco é considerado o melhor destino para aprender o esporte. São dez pistas com 50m de largura sem obstáculos naturais, com inclinação confortável para os iniciantes.

Corralco Ski Lift
Um sonho essa montanha branquinha. Foto: divulgação

Resolvo então a segunda incógnita sobre o favoritismo de Corralco: as pistas são bem largas e vazias, principalmente de segunda a sexta-feira, e você se sente dono delas, no sentido literal da palavra.

Aos finais de semana, há mais movimento com clientes que vem apenas passar o dia, mas ainda assim você desce livremente e não enfrenta filas nos lifts. Como o resort está distante das grandes cidades, o espaço fica praticamente exclusivo aos hóspedes.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Aulas de esqui para todos os perfis aprendizes

No programa “Aprende aqui, Aprende bem”, instrutores experientes e renomados te ensinam a esquiar em duas horas e você já consegue se divertir nas pistas iniciantes, afirma Andres, o diretor da escola. Com mais de 20 anos de experiência, Chino, como é mais conhecido, já deu aulas nos centros de esqui mais famosos e treinou estrelas de Hollywood e artistas globais.

Alunos da escola de esqui usam dois teleféricos separados, chamados teleféricos de arrasto, para dar os primeiros passos (e tombos) no esporte. Mas Chino garante que no primeiro dia você já sai esquiando!

Melhor lugar para esquiar no Chile!
Ski lift para aprendizes. Foto: divulgação

Pensando na inclusão, oferece aulas específicas para idosos, deficientes e crianças. Estas últimas possuem uma atenção especial na mini-escola Corralco. Enquanto os pais praticam o esporte, os pequenos ficam sob os cuidados da carinhosa equipe e os ensinam a dar os primeiros deslizes no esqui. Outra opção, é deixa-los por conta do time de monitores no espaço infantil localizado dentro do hotel. E a novidade do ano é o Tubing, uma boia que desliza na neve, divertidíssimo.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Desafios para quem sabe

Esportistas experientes são atraídos pelo melhor tipo de neve, a powder, e desafiados nas pistas mais altas de grande inclinação ou saem para explorar áreas fora de pista. Com a aquisição de um novo Park Bully, este ano Corralco passa a ter um Snow Park de qualidade superior, para deleite dos praticantes de free style.

Para quem deseja ir além dos tradicionais esportes e variar as atividades, Corralco lista inúmeras excursões que nos permitem entrar em sintonia com a natureza e nos conectar com o sentimento de liberdade que existe em cada um de nós.

Esta filosofia é o que mais encanta no resort, explorando sustentavelmente a flora e a fauna local e proporcionando vivências únicas. Subir uma colina ou o vulcão Lonquimay usando raquetes de neve, desfrutando das vistas suntuosas das paragens chilenas.

Corralco Centro de Esqui
Antes da temporada, nos divertimos também! Foto: Angela Manta

Atravessar campos em caminhadas ou montados em motos de neve enquanto aprecia montanhas branquinhas, tingidas de verde pelas araucárias. Conhecer comunidades indígenas locais. Escolher entre mountain bike, trekking, cavalgadas, caiaque e pescaria durante o verão, fazer todas elas ou nenhuma delas… e apenas descansar e aproveitar a infraestrutura aconchegante do lodge.

Dá até para praticar snowkite. O professor é francês radicado no Chile e casado com uma brasileira. Tudo em casa.

O restaurante Zorro con Botas, em homenagem à raposa nativa, está localizado na base do centro de esqui. Oferece pratos generosos e bem finalizados para uma pausa durante o almoço ou lanche, para quem pretende passar o dia inteiro esquiando.

O que quase não vemos e adoramos

Em virtude de sua localização dentro de uma reserva nacional, o resort segue diretrizes ambientais bem rigorosas desde a criação do projeto do resort. A preocupação com o meio ambiente e sua proteção geraram políticas para diminuir a emissão de CO2, tratar água e lixo, economizar energia, além de atuar fortemente no reflorestamento de araucárias. Outra ação essencial é a contratação e a capacitação de membros das comunidades locais que trabalham no hotel, inclusive os guias dos passeios que conhecem a região como ninguém mais!

Além do inverno

Fora da temporada de esqui, Corralco se transforma em uma paisagem surreal quando a neve derrete. As estações do ano bem marcadas possibilitam conhecer diversas faces da Reserva Nacional Malalcahuello-Nalcas. Nas altitudes mais baixas, trilhas levam a lagoas e cachoeiras de água cristalina em caminhadas que cruzam bosques de pinheiros e araucárias. No outono, a vegetação se colore de tons amarelos, alaranjado e vermelho

Entrada da Reserva Nacional Malalcahuello
Para chegar ao hotel, passamos a entrada da reserva. Foto: Angela Manta

Um passeio de três horas a partir do hotel leva à bela Laguna Pehuenco onde cai água de uma cachoeira. No verão, uma atividade imperdível é passar a manhã fazendo caiaque no Rio Cautín, que nasce perto do hotel.

Ciclistas podem pedalar por uma antiga estrada de trem desativada e transformada na Ciclovia de Malalcahuelo, cruzando paisagens incríveis e atravessando túneis.

Corralco mountain bike
Paradinha estratégica para fotografar. Foto: Adriana Lage

O Rio Cautín acompanha a estrada e pelo caminho suas águas passam por diversas cachoeiras para banho, como Salto de la Princesa e Salto el Índio. Faça o percurso com um guia local para conhecer a lenda da princesa Rayen que namorava um chileno contra a vontade do pai, cuja intenção era casar a filha com um índio mapuche, e acabou em tragédia.

Dicas de restaurantes

Aproveite que está no vilarejo e pare no Café Aleman, uma cafeteria que serve sanduíches alemães produzidos artesanalmente pelo casal europeu que se apaixonou pela região e decidiu morar aqui. Para uma refeição mais robusta, almoce no Las Terrazas, restaurante com menu especializado em carnes de caça. Fãs de massas tem a opção de saborear os pratos do cardápio italiano do Entre Cerros.

O mundo do biscoito Oreo

Por causa do solo vulcânico, areia e rochas negras contrastam com o branco da neve nas partes mais altas. Encerre sua viagem percorrendo a trilha que leva ao cume da Crater Navidad, que surgiu quando o Lonquimay entrou em atividade no dia 25 de dezembro de 1988. Não houve erupção e o magma levantou a crosta terrestre, criando a montanha.

Crater Navidad em Corralco Chile

Este sem dúvida é o ápice da viagem. A van do hotel nos deixa num ponto da estrada de onde partimos para o trekking na neve. Uma mistura de branco e negro fantástica. Jamais vi isso em outro lugar.

Me senti no mundo mágico de biscoitos de chocolate recheados de creme. Um cenário único que trago de referência como um dos mais admiráveis e inusitados onde já estive.

Crater Navidad em Corralco Chile

E, assim, desvendei a terceira incógnita de Corralco: a beleza da composição da natureza onde o resort está inserido.

Vá logo enquanto as hordas de turistas ainda não o descobriram. O melhor lugar para esquiar no Chile.

Dica

Vale a pena mergulhar o corpo nas águas termais naturais de Malalcahuello e Manzanar, a 7,5 km e 11 km de Corralco, respectivamente.

Localização

Corralco Mountain Ski & Resort está a 700km ao sul de Santiao e a 230km ao norte de Pucón.

Como chegar

A melhor maneira de chegar a Corralco é de avião via Santiago. Quatro voos domésticos partem da capital chilena diariamente para Temuco, operados pelas companhias aéreas Lan Express e Sky Airline.

Dali são mais 120km de carro ou van até o centro de esqui, percorridos em uma estrada linda. O serviço pode ser contratado à parte diretamente com o hotel.

Quando ir

Para esquiar no Chile, a temporada de inverno vai de maio a meados de outubro. Chove mais durante os meses de junho e julho e a partir de agosto há mais chances de dias bonitos. Espere encontrar temperatura mínima de -8oC à noite e média de 4oC. Julho e meados de setembro são considerados períodos de alta estação. Início e fim da temporada são épocas de baixa estação.

Idioma

O espanhol é a língua oficial no Chile, mas muitos funcionários entendem bem o português por causa do convívio frequente com os brasileiros. O inglês também é falado por recepcionistas, guias e instrutores. Jimmy, o diretor geral, é americano e está sempre presente com sorriso largo e esbanjando simpatia.

Moeda

A moeda corrente no Chile é o peso chileno (CLP). Em 08 de agosto, com R$ 1,00 compra-se CLP 207,13. Cartões de crédito são aceitos no resort, mas é recomendável ter dinheiro em mão para pagar gorjetas, cafés e serviços fora do hotel.

Corralco Mountain & Ski Resort

corralco.com

[email protected]

Produzi esta matéria para a revista sueca First Class Magazine. Quer ver como ficou? Clique aqui.

Ela também foi publicada na revista Qual Viagem em São Paulo.

Agradecimentos: Corralco Mountain & Ski Resort e The Global Nomads

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *