Como é comemorado o carnaval no Brasil e no mundo

Está chegando a hora da maior festa de rua do Brasil e bateu a curiosidade de saber como se comemora o carnaval no mundo e também como é o carnaval no Brasil.

O carnaval é uma festa marcada pelo “adeus à carne”, conforme seu nome em latim, carnis levale. A partir desta data se fazia um longo período de jejum.

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Muita cor e brilho nas festas de carnaval no mundo inteiro.

Em meados dos anos 600 A.C, os gregos organizavam grandes festas populares em agradecimento à boa colheita durante o ano, mas era uma comemoração pagã.

Quando a Igreja Católica se difundiu na região, adotou o festejo em 590 D.C, antes da Quaresma. Cada lugar comemora o Carnaval a seu modo, geralmente com uma festa extravagante, alegre e bastante colorida.

Viaje mais: Listas top 10 de viagem que adoramos

Selecionamos algumas festas de carnaval no Brasil e no mundo nesta lista abaixo.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

 

Carnaval no Brasil

Carnaval de Olinda e Recife

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Recife e Olinda comemoram o carnaval no Brasil juntos.

As pessoas vêm de longe para assistir a esses carnavais vizinhos, cada um do seu jeito. O carnaval de Olinda, terceiro maior carnaval do Brasil depois de Salvador e Rio de Janeiro, atrai muitos artistas locais que passam o ano inteiro preparando um desfile de 560 blocos muito criativos.

Aqui estão os famosos bonecos de Olinda, representando celebridades e políticos, principalmente.

Em Recife, o carnaval é um pouco menor. No evento são coroados rei e rainha do carnaval e as atrações são os desfiles de trios elétricos.

Os dois carnavais têm música constante regada a muita cerveja, fantasias fantásticas e multidões animadas que se acotovelam.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

 

Carnaval de Salvador, Bahia

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Olodum sempre presente no carnaval da Bahia.

Salvador realiza a maior festa de rua do planeta, com mais de 2 milhões de participantes todos os anos. Nessa festa 15 km das ruas da cidade são tomados por carnavalescos fantasiados e bandas tocando todos os tipos de música.

Há dois circuitos de desfile pela cidade, um para grupos e trios elétricos e outro para caminhões com potentes sons e palco. Outras três rotas acomodam grande grupo de blocos animados: Campo Grande, Ondina e Pelourinho.

Há duas maneiras de se divertir com os moradores. Pode-se pagar para se juntar a um bloco (na maioria deles de axé) ou camarote para observar os desfiles.

Qualquer uma das opções acima, você receberá um abadá (camiseta com a marca do patrocinador) que lhe dará acesso a outras áreas exclusivas.

Apesar de o carnaval acabar na terça-feira, o de Salvador continua na Quarta-feira de Cinzas. O lendário arrastão é um desfile que serpenteia do Farol da Barra até Ondina, onde tudo acaba na praia.

Viaje mais: Onde passar as férias na praia

 

Carnaval do Rio de Janeiro

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
O carnaval mais famoso do mundo, Rio de Janeiro.

 

O carnaval do Rio de Janeiro é a festa mais famosa do Brasil e do mundo. Os participantes contribuem para o clima com suas fantasias notáveis, principalmente caracterizações de personagens famosos. A noite toda, os sambistas injetam energia nas ruas cheias de gente.

A maior concentração de foliões fica na Sapucaí, com os desfiles de escolas de samba cariocas, sempre cheios de celebridades e os camarotes de cervejas muito disputados.

Viaje mais: Onde as celebridades passam as férias

Uma das celebrações que deve estar na sua wishlist de experiências a serem vividas uma vez na vida.

Já o carnaval fora da Sapucaí vem crescendo muito nas ruas. Em 2017 quase 500 blocos de carnaval vão sair às ruas da cidade. O mais cheio é o cordão da Bola Preta com mais de 4,5 milhões de foliões.

A Banda de Ipanema também é bem popular e sai da zona sul do Rio. Os cariocas capricham no quesito fantasia. Muitos blocos usam fantasias iguais, como as meninas do Bloco das Trepadeiras, vestidas de árvores.

Viaje mais: Dicas de viagem no Rio de Janeiro.

Você vai se divertir muito se escolher passar o carnaval no Rio de Janeiro. Aproveite para conversar com quantos foliões puder e caia no samba!

Dica: vá de táxi e deixe todos os objetos de valor em casa ou no cofre do hotel.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Adriana Lage -A Camminare Blog (@adri.lage) em

 

Carnaval em Ouro Preto, Minas Gerais

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Carnaval em Minas Gerais lota as ladeiras de Ouro Preto.

O carnaval nas cidades mineiras são bem diferentes dos de outras regiões do Brasil. Em Ouro Preto o que vale mesmo é se divertir ao som das marchinhas antigas tocadas em um palanque no meio das principais ruas mineiras.

Os foliões com fantasias antigas e máscaras tomam as ruas enfeitadas com serpentinas e muito confete. Os blocos de rua mais famosos são o Zé Pereira dos Lacaios e Bandalheira.

Viaje mais: Destinos para conhecer no Brasil

Além do carnaval de rua, as festas nas repúblicas estudantis são pagas, mas também muito divertidas e a bebida está incluída no valor pago para a entrada.

Cada república promove o carnaval com uma programação diferenciada. Já o desfile das escolas de samba é feito na Praça Tiradentes.

Como é comemorado o carnaval no Brasil, blog A Camminare
Bandalheira, um dos blocos de carnaval em Ouro Preto.

 

Carnaval no mundo

Carnaval de Mazatlán, México

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval no mundo: México também celebra.

Anualmente, 400 mil participantes são atraídos para as comemorações do carnaval de Mazatlán, no México, que ocorre durante cinco dias antes da Quarta-feira de Cinzas. As festas se realizam num trecho de 10km da avenida beira-mar, o Malecón.

Viaje mais: Lugares para viajar no México

Frutos do mar e cerveja abastecem a festa, na qual ritmos contagiantes de bandas de mariachi e conjuntos de pachanga (música latino-americana) recebem chuvas de confetes.

O carnaval por lá é menos agitado que as outras celebrações pelo mundo, mas muito popular entre as famílias. Por perto, as praias bucólicas oferecem ao folião um refúgio para o burburinho das ruas.

 

A festa Ati-Atihan, Kalibo, Filipinas

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Nas FIlipinas, a festa é longa.

Com fantasias coloridas e desfiles animados, Ati-Atihan tem um carnaval como o de outros lugares, só que mais impetuoso.

Aqui as pessoas ocupam as ruas de modo tão incontrolável que as outras festas carnavalescas pelo mundo parecem tranquilas. A quinzena de festas tem raízes fora do cristianismo, mas a comemoração reverencia o Santo Niño que entrou na cultura no século 19.

Em Ati Atihan todos os foliões pintam o rosto de preto. Diz a lenda que no século 13 um bando de malaios sem residência fixa veio para a ilha de Panay para fugir dos problemas de Bornéu.

Assim que conheceram os ilhéus, ofereceram um pedaço de terra para viverem e, desde então, em forma de agradecimento, anualmente pintam o rosto de preto para se parecerem com a tribo Ati.

Viaje mais: Os melhores destinos para conhecer na Ásia

Embora o Ati-Atihan se realize durante duas semanas de janeiro, somente nos últimos dias da segunda semana a verdadeira festa tem início. Os moradores veneram o Santo Niño na catedral acompanhados de tambores ensurdecedores.

Os desfiles com dançarinos fantasiados enchem as ruas, é impossível não querer dançar. No último dia, a festa pega fogo, quando diferentes grupos tribais participam de uma competição de desfiles.

Ao final, um baile de máscaras fecha o carnaval que leva o lema Hala Bira, Puera Pasma, que significa “vá em frente, nada de cansaço”.  Provavelmente o carnaval mais animado da Ásia.

 

Carnaval de Trinidad

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval no mundo: Ilha de Trinidad, no Caribe.

A ilha de Trinidad no Caribe ganha vida na sexta-feira anterior à Quaresma. Nesta data, milhares de pessoas se juntam nas ruas e praças para dançar calipso, assistir aos desfiles resplandecentes e tomar rum, a bebida típica da ilha.

Viaje mais: Onde ir no Caribe

Na capital, Port os Spain, são realizados concursos tradicionais para a escolha do rei e rainha do Carnaval. Desfiles intermináveis de caminhões com bandas e DJs explodem com seus sons elétricos pela cidade e chegam até o mar.

No final da folia, a procissão dos mascarados é influenciada pelos imigrantes europeus, sul-americanos e asiáticos que chegaram à ilha.

 

Carnaval em Basileia, Suíça

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval no mundo: Suíça tem carnaval colorido.

Na Europa, vários países comemoram o carnaval. Na segunda-feira que sucede a Quarta-feira de Cinzas, a cidade de Basileia tem as luzes apagadas. A comemoração se inicia com uma procissão iluminada por enormes lanternas coloridas.

É a Fasnacht, o carnaval da Suíça, uma elaborada festa de três dias que teve início no século 14.

Viaje mais: Destinos para conhecer na Europa

A cidade antiga de Basileia ecoa os sons de tambores e flautins, conforme grupos musicais caminham pelas ruas com o rosto encoberto com máscaras de papel machê.

A festa carnavalesca tem caráter local. Nela as pessoas se valem de acontecimentos recentes para brincar com personalidades e políticos locais com muita sátira. As fantasias são bem coloridas e as máscaras retratam o bom humor.

 

Carnaval de Tenerife, Ilhas Canárias

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval no mundo: Tenerife, um animado carnaval no mundo.

O carnaval em Tenerife está entre os mais barulhentos e alegres do mundo. A Plaza de España é decorada e nela são colocadas numerosas barraquinhas para vendas de churros. Música contagiante anima o local.

Após ser eleita a rainha do carnaval, passa-se à cavalgada anunciadora do Carnaval e a partir daí a festa e a diversão não param!

O percurso do desfile brilha com fantasias, bandas e dançarinos. O vestido da rainha do carnaval é tão pesado e elaborado que ela só se locomove sobre rodas.

O evento se encerra com fogos de artifício e a queima de uma enorme sardinha de papel machê.

 

Carnaval em Veneza, Itália

Como é comemorado o carnaval no mundo, blog A Camminare
Carnaval em Veneza, original e elegante.

Um carnaval no mundo como nenhum outro, o carnaval de Veneza, na Itália, se destaca por ser muito diferente dos outros. A celebração atrai um número infinito de visitantes que se concentram na Praça São Marcos.

Esta festa carnavalesca dura dez dias durante o inverno. As pessoas usam máscaras e figurinos que tentam reproduzir o estilo dos nobres que viveram nos séculos 17 e 18.

Em 1797 os festejos foram proibidos porque assassinos passaram a usar máscaras para cometerem atos violentos. O carnaval só foi liberado novamente em 1999 oficialmente após quase dois séculos de ausência.

Viaje mais: Dicas de viagem na Itália

Diferente das músicas agitadas e som alto de carnavais em outras regiões, em Veneza, as pessoas desfilam com classe, a fim de mostrar todos os detalhes da fantasia. É uma folia contemplativa, a mais elegante da Europa.

A bauta, máscara de cor branca, que permite que o folião coma e beba sem a necessidade de tirá-la, é a mais tradicional para o evento. Os blocos de rua usam as mais variadas fantasias e dezenas de barcos participam da festa, onde só entram para um passeio quem estiver com uma máscara.

 

Planeje sua viagem aqui:

Passagens aéreas baratas

Encontre seu hotel aqui.

Seguro viagem com desconto. Digite o cupom ACAMMINARE10 para ganhar 10% de desconto.

Chip de internet: EasySim4You e MySimTravel

Ingressos sem fila e tours no exterior

Transfer do aeroporto para seu hotel

Alugue um carro no exterior sem IOF

Faça cotação de dólares e euros aqui

Agende sua consultoria de viagem com Adri Lage e tire suas dúvidas

Solicite seu Guia de Bolso ou seu Roteiro Personalizado by Adri Lage

Incentive nosso trabalho! É muito importante para nós! Ao contratar os serviços dos nossos parceiros pelos nossos links, você paga o mesmo valor se comprasse diretamente com eles, ganha até descontos exclusivos em alguns momentos e ainda nos ajuda a manter o site funcionando e atualizado, porque ganhamos uma pequena comissão na venda.


Qual é a sua lista favorita de carnaval no mundo? E o carnaval no Brasil, qual você gosta mais?

O artigo Carnaval no Brasil e no mundo você viu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: carnaval no Brasil – carnaval no mundo – onde comemorar o carnaval

Fotos de uso público na Internet ou divulgação.

Foto de capa: shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.