Iniciativas sustentáveis Six Senses Oman. Foto: divulgação

Iniciativas sustentáveis de hotéis no mundo: conheça as tendências

Listamos iniciativas sustentáveis de hotéis no mundo em comemoração ao Dia da Terra, em 22 de abril, data para repensar sobre a preservação ambiental e discutir práticas de sustentabilidade que ajudem a diminuir o impacto dos poluentes na natureza.

Criado pelo senador e ativista Gaylord Nelson em 1922, o dia também incentiva o apoio a atividades que promovam uma consciência de preservação ambiental em todas as esferas da sociedade.

O tema sustentabilidade está sempre vinculado ao prazer de viajar e o turismo eco-friendly está ganhando cada vez mais força entre viajantes interessados em aproveitar seus destinos causando menos impacto na natureza.

De acordo com os consultores da rede de viagens de luxo Virtuoso, cerca de 80% de seus clientes preferem reservar pacotes que tenham práticas sustentáveis. Pensando na preservação do planeta, o site The Balance Small Bussiness sugere dez iniciativas sustentáveis de hotéis para inspirar outros estabelecimentos a tornar seu serviços eco-friendly.

Ao rodar o planeta, comece a prestar atenção se o seu hotel adota esta práticas e sugira a implantação de algumas. Quanto mais espalharmos a mensagem e mostrarmos o interesse, mais pressionamos os empreendedores a adotar práticas de sustentabilidade na hotelaria.

Em Paraty, a Fazenda Bananal oferece experiências sustentáveis e atividades educativas em sintonia com o meio ambiente. Entre elas, visitantes acompanham o dia a dia da fazenda, aprendem sobre os cuidados com os animais e a ordenha, plantam hortaliças e legumes na horta e conhecem técnicas de construção sustentável.

Iniciativas sustentáveis Fazenda Bananal, Paraty
Iniciativas sustentáveis de hotéis no Brasil: Ao colocar animais em contato com os visitantes, a Fazenda Bananal busca criar empatia entre a natureza e o ser humano para este valorizá-la e cuidar dela. Foto: Fazenda Bananal

10 iniciativas sustentáveis de hotéis no mundo

1. Para economizar energia elétrica, sistemas automatizados de gerenciamento de luz utilizam caldeiras, equipamentos de cozinha e uma iluminação mais consciente que só é usada quando realmente há necessidade.

2. Quando se fala em sustentabilidade, a água é um dos recursos mais discutidos. Os hotéis estão optando por programas de reutilização de roupas de cama e toalhas além de torneiras de baixo fluxo, chuveiros e outros equipamentos evitando o desperdício.

Exemplo notável, a rede hoteleira Tierra, situada em pontos ecológicos do Chile, leva a sustentabilidade como lema. Pela localização tão perto da natureza, geram poucos resíduos e tentam aproveitar sem desperdício os recursos hídricos da região.

Inscreva-se em nosso canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Iniciativas sustentáveis em hotéis, Tierra Atacama. Foto: divulgação
O Tierra Atacama, um dos três hotéis da rede Tierra localizado no deserto chileno destaca-se pelas iniciativas eco-friendly, respeitando a região sem deixar de oferecer o conforto da marca. Reduzir resíduos e a poluição é uma das principais questões do grupo. Foto: divulgação

3. A reciclagem de resíduos dentro dos hotéis já é uma realidade para reduzir o impacto no meio ambiente. Os estabelecimentos também estão procurando alternativas para reduzir o uso do papel e de outros descartáveis.

4. É possível ser sustentável até na hora do banho! Hotéis e resorts estão criando sabonetes e shampoos sob encomenda utilizados durante sua estadia para evitar o uso de conservantes na produção. Além disso o conteúdo é disponibilizado na quantidade sob medida para cada hóspede, sem desperdício!

5. Até nos spas os hoteleiros estão optando por criar seus tratamentos e cremes com ingredientes locais, ajudando a produção local e sempre prezando pela alternativa menos agressiva à natureza.

O Las Ventanas al Paraíso em Los Cabos, México, é precursor de diversas ações sustentáveis desde sua abertura em 1997, do projeto arquitetônico e paisagístico aos serviços oferecidos aos hóspedes. O The SPA oferece tratamentos holísticos indígenas criados a partir de elementos naturais encontrados na flora da Baja Península.

Iniciativas sustentáveis de hotéis, Las Ventanas al Paraíso, A Camminare Blog de Viagem
Tratamento assinatura do Las Ventanas, o Nopal Detox Wrap usa partes do cacto Nopal misturado com óleo de coco orgânico para desintoxicar o corpo. Foto: Las Ventanas

6. Produtos de limpeza também ganharam versões com óleos de base biológica e outros componentes naturais. Ao fazer a troca, eles estão reduzindo o uso de produtos com alvejantes à base de cloro e derivados petroquímicos. Os produtos naturais demonstraram um bom desempenho e tem menos chance de incomodar os hóspedes, funcionários e o meio ambiente.

7. Cartões magnéticos dos quartos têm sido modificados para uma versão eco-friendly. Ao invés dos tradicionais, feito à base de plástico, empresas escolhem cartões de papel, madeira e bioplástico que causam menos danos ao meio ambiente.

8. No preparo das refeições, restaurantes estão incorporando produtos típicos da região aos menus sazonais. A mudança para uma culinária mais sustentável promove uma ligação mais íntima entre o hóspede e a cultura local.

A rede de resorts e spas Six Senses também é conhecida por suas iniciativas na preservação da natureza. O menu é elaborado com ingredientes colhidos da horta do hotel, de agricultores locais, mercadores e pescadores, respeitando a diversidade de cada lugar.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real minhas viagens pelo mundo.
Iniciativas sustentáveis de hotéis no mundo,
Six Senses, referência em iniciativas sustentáveis de hotéis no mundo. Foto: Six Senses Rwanda.

9. A adoção de produtos orgânicos, carnes e outros ingredientes livres de agrotóxicos e hormônios além de promover uma alimentação mais saudável impactam menos o meio ambiente.

10. Para evitar o excesso de plástico que acontece pelas garrafinhas de água muitos hotéis têm optado por fontes de água hidratada em alguns pontos ou até mesmo garrafas de vidro ou alumínio que podem ser reutilizadas.

No Corralco Resort de Montanha & Ski, ganhamos garrafas de alumínio personalizadas de presente para as caminhadas e trekkings na Reserva Nacional de Malalcahuello, onde ele está inserido.

Leia nossa experiência no Corralco Resort de Montanha & Ski
Crater Navidad em Corralco Chile
Cenário surreal durante trekking até a Cratera Navidade em Corralco. Foto: Adriana Lage

Antes de planejar suas férias ou mesmo uma viagem, confira as iniciativas sustentáveis de hotéis nas cidades onde você pretende ficar e qual impacto o estabelecimento deixa para o planeta. Pequenas mudanças significam grandes conquistas na preservação do mundo em que vivemos.

E você, conhece algum projeto de hotel sustentável? Conte para nós!

Foto de capa: Six Senses Oman

Artigo escrito por Fabrycio Azevedo e editado por Adriana Lage

Viaje aqui também:

O hotel no fim do mundo, Arakur Ushuaia Resort & Spa

Estancia Cristina, hotel autêntico na Patagônia Argentina

Four Seasons Seychelles, hotel impecável na ilha

Por que não viajar para o Laos, um destino overrated

Clique na foto abaixo e salve-a no Pinterest para não perder o artigo e ler quando quiser.

Iniciativas de hotéis sustentáveis pelo mundo, A Camminare Blog de Viagem by Adriana Lage
Iniciativas sustentáveis de hotéis pelo mundo,

Acompanhe de perto o A Camminare

É só clicar no ícone.

Clique para seguir o Instagram @adri.lage Clique para seguir o Pinterest A Camminare Clique para seguir o Facebook A Camminare Clique para seguir o Youtube A Camminare

Contrate seu seguro viagem internacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.