Os teatros mais bonitos do mundo fazem sucesso entre locais e turistas. Estão entre os edifícios mais visualmente diversos e inspiradores do planeta. São muitos os teatros que merecem ser visitados pela engenhosidade, arquitetura e grandiosidade.
Geralmente oferecem visita guiada para conhecer os bastidores durante o dia e é um programa cultural que vale cada minuto. Se você for em época de apresentação, terá a chance de encontrar os artistas indo para seus camarins ou ensaiando.
Fizemos uma seleção de 10 teatros mais bonitos que merecem estar na lista do “must see” em uma viagem.
Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.
Os teatros mais bonitos do mundo
Royal Opera House

A Royal Opera House é um magnífico teatro localizado na Covent Garden em Londres. É considerado um dos teatros mais importantes do mundo e se divide entre a ópera, o balé e a orquestra.
O edifício atual é o terceiro erguido no mesmo lugar. A fachada, o foyer e o auditório foram construídos em 1858, mas os outros pavimentos do complexo foram reconstruídos no século XX.
O Royal Opera House tem capacidade para 2268 pessoas. Tudo por lá é magnífico, desde a arquitetura até os espetáculos.
Dica: compra os ingressos com muita antecedência, porque se esgotam muito rápido.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Londres – Inglaterra
Site: http://www.roh.org.uk/
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Londres.
Viaje mais: Dicas de viagem a Londres
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.
Teatro Colón

Desenhado por Carlos Pellegrini e inaugurado em 1908, o Teatro Colón de Buenos Aires é considerado um dos melhores teatros do mundo, por possui uma bela acústica. O edifício típico do século XX é enorme.
O teatro possui sete andares e ocupa um quarteirão inteiro no coração de Buenos Aires. O salão principal em formato de ferradura atende os mais altos padrões das regras clássicas do teatro italiano e francês e possui capacidade para 2487 lugares.
Na entrada principal, se encontra uma escadaria de mármore branco de Carrara de Portugal com duas cabeças de leão esculpidas à mão em mármore.
O Salão Dourado é de inspiração francesa e lembra o Grand Foyer da Ópera de Paris. As colunas esculpidas com detalhes em ouro e uma série de espelhos se assemelham as grandes salas dos palácios de Versailles e Schoenbrunn em Viena.
Por seu palco passaram as principais estrelas da ópera, como Enrico Caruso, Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti.
Dica: é possível fazer uma visita guiada ao interior do teatro, com duração aproximada de uma hora, passando por seus principais ambientes.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Buenos Aires – Argentina
Site: teatrocolon.org.ar
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Buenos Aires.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.
Teatro Bolshoi

Sede da Academia de Balé Bolshoi, o Teatro Bolshoi é um edifício histórico da cidade de Moscou e foi fundado em 1776 pelo príncipe russo Peter Urussov. O teatro foi construído para abrigar espetáculos de ópera e balé. Hoje é considerado Patrimônio Cultural Unesco e uma das principais companhias de balé e ópera do mundo.
O local chegou a ser incendiado no século em 1825, mas foi restaurado logo em seguida. Sua companhia de balé possui somente duas filias no mundo, sendo uma na Rússia e outra em Joinville, no Brasil.
Grandes nomes como Tchaikovsky, Rachmaninov, Gorsky, Prokofiev, Grigorovich, Vasiliev projetaram o Teatro Bolshoi internacionalmente.
Atualmente são cerca de 300 espetáculos por ano em diversos países, sendo referência na qualidade artística e produção cultural.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Moscou – Rússia
Site: bolshoi.ru
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Moscou.
The Metropolitan Opera House

Localizado no Lincoln Square na Broadway, o Metropolitan Opera House ou, como é chamado popularmente, o MET foi fundado em 1883 por um grupo de empresários ricos que queriam ter seu próprio teatro.
Por aqui são descobertos artistas talentosos, incluindo músicos, cantores, maestros, compositores, artistas plásticos, coreógrafos e bailarinos de todo o mundo.
O Metropolitan Opera House está sob a direção musical de James Levine desde 1976 e apresenta cerca de 27 óperas diferentes a cada ano, em uma temporada que vai de setembro a maio. O MET é considerado um ícone emblemático do Lincoln Center.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Nova York – Estados Unidos
Site: metopera.org
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Nova York.
Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, é considerado o teatro mais bonito do Brasil e o mais importante edifício histórico de Manaus, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica. Já passou por diversas reformas e hoje é considerado o cartão-postal da cidade, conhecido mundialmente pela arquitetura imponente.
O teatro possui três andares e capacidade para 700 pessoas, sendo 250 pessoas em poltronas e 450 pessoas em camarotes.

As pinturas do teto do teatro foram feitas pelo artista Crispim do Amaral e reproduzem a visão da Torre Eiffel de Paris. Já as das paredes representam a dança, arte, tragédia, ópera e música. Em frente aos camarotes as paredes são adornadas com máscaras em homenagem a Shakespeare, Goethe, Mozart, Bethoven, Moliére e outros.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Manaus – Amazonas
Viaje mais: Destinos inspiradores e atrações para conhecer no Brasil
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Manaus.
Teatro Alla Scala

Considerada uma das mais famosas casas de ópera do mundo, o Teatro alla Scala em Milão, foi construído por determinação da imperatriz Maria Tereza da Áustria, para substituir o Teatro Regio Ducale que foi destruído por um incêndio no ano de 1776. O teatro recebeu esse nome em homenagem à antiga igreja que antes estava erguida no mesmo local, Santa Maria alla Scala.
O local recebeu uma arquitetura neoclássica, obra do arquiteto Giuseppe Piermarini. Foi inaugurado no ano de 1778. A planta do teatro é no formato de U, composto por uma platéia, quatro níveis de camarotes e dois níveis de galerias.
Tudo é perfeito, o palco é gigante e o lustre em vidro de murano contrasta com o dourado e vermelho da decoração.
Viaje mais: Dicas de viagem a Milão
O foyer do teatro com pilares de mármore é o local perfeito para um café ou uma taça de champanhe no intervalo dos espetáculos.
Por aqui passaram compositores como Verdi, Toscanini e Puccini, tenores e sopranos como Maria Callas, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Teresa Berganza, Joan Sutherland, Montserrat Caballé e José Carreras e bailarinos como Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev.
Dicas:
Muitas vezes são necessários meses de antecedência para a compra dos ingressos para os espetáculos principais.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Milão – Itália
Site: teatroallascala.org
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Milão.
Ópera Garnier

Um dos monumentos mais importantes de Paris, a Opera Garnier foi construído durante a grande reforma da capital francesa, orquestrada por Napoleão III e o Barão Haussmann. Junto com o teatro também foi construída uma avenida que ligava o Castelo Tuileries à nova ópera.
O prédio possui vários estilos, que vão do barroco ao renascentista. Sua fachada é decorada com esculturas que na época escandalizaram os puritanos. A escada central é famosa pelos seus mármores, pinturas e mosaicos. A sala de espetáculo é dourada e vermelha e contrasta com as pinturas angelicais do teto.
Viaje mais: Dicas de viagem a Paris
Dentro do teatro, além do café e restaurante existe uma loja para compra de CDs, livros e acessórios ligados às apresentações.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Paris – França
Site: operadeparis.fr
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Paris.
Sydney Opera House

A Sydney Opera House, também conhecida como Teatro de Sydney é uma das casas de espetáculos mais marcantes do mundo. O teatro, ousado e único, se tornou símbolo da Austrália e entrou para a lista de Patrimônio da Humanidade Unesco.
Viaje mais: Patrimônios Unesco para conhecer em viagens
Localizado sobre a baía de Sidney, o teatro foi projetado por Jørn Utzon no ano de 1959, mas só foi inaugurado no ano de 1973. O local possui mil divisões, com cinco teatros, cinco estúdios de ensaio, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e diversas lojas de souvenires.
Sua arquitetura é famosa pelos telhados brancos que se sobrepõe imitando as camadas das conchas de um molusco. Utzon havia imaginado as conchas construídas em concreto vertido sobre moldes de madeira e aço, método considerado pelos engenheiros como sendo de elevado custo e que foi substituído por arcos fabricados com a mesma curvatura esférica, inspirados na casca de uma laranja.
Viaje mais: Dicas de viagem à Austrália
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Sydney – Austrália
Site: sydneyoperahouse.com
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Sydney.
Gran Theater del Liceu

O Gran Theater del Liceu, situado na famosa avenida La Rambla em Barcelona, abriu as portas em 1847 sendo estruturado pelo arquiteto Miguel Garriga i Roca. Era considerada a maior casa de ópera da Europa com capacidade para 4000 pessoas.
Diferente de outras cidades europeias, onde a monarquia se encarregava de construções históricas, o Liceu foi fundado por construtores privados que formavam a Societad del Gran Teatre del Liceu.
Em 1861, o Liceu foi afetado por um incêndio que destruiu completamente o palco e o auditório, mas, com os esforços da sociedade, foi totalmente reformado e no ano seguinte voltou a operar normalmente.

Atualmente o teatro é uma empresa pública, controlada pelos órgãos governamentais juntamente com a Societad del Gran Teatre del Liceu. O local se destaca pela sua fachada e escadaria interna. É considerado o teatro mais bonito da Espanha.
Viaje mais: Dicas de viagem a Barcelona
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Barcelona – Espanha
Site: liceubarcelona.cat
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Barcelona.
Teatro La Fenice

Considerado o principal teatro lírico da Itália, o La Fenice localizado próximo a Piazza San Marco foi inaugurado no ano de 1792 e rapidamente alcançou o status de um grande palco para espetáculos de ópera.
O La Fenice começou a ser construído por Antonio Selva em 1790 e no dia da sua inauguração foi representada a ópera “I giochi di Agrigento” de Giovanni Paisiello. O nome do teatro faz referência à ave fênix como referência a um antigo teatro de propriedade da mesma empresa que foi queimado.
O teatro foi destruído em 13 de dezembro de 1836 por um incêndio, mas reconstruído logo em seguida, repetido o projeto original. Cem anos se passaram e em 1937 foi restaurado por Eugenio Miozzi. Outro incêndio destruiu por completo o teatro no ano de 1996, mas foi reinaugurado no final de 2003 após anos de reconstrução.
Viaje mais: Dicas de viagem à Itália
Seu interior é composto por cinco galerias, com capacidade total de 1076 pessoas.
O quê: teatros mais bonitos do mundo
Onde: Veneza – Itália
Site: teatrolafenice.it
Fotos: divulgação
Já sabe onde ficar? Veja excelentes hotéis com promoções em Veneza.
Ofertas especiais de hotéis pelo mundo
Aproveite estas ofertas em todo o mundo. Reserve acima de R$ 1.000,00 através do link abaixo e ganhe 1h de consultoria de viagem ao vivo grátis com Adriana Lage para tirar todas as suas dúvidas de viagem.
Viaje aqui também:
- Lugares para tirar fotos de Instagram na Ásia
- 6 ilhas do Caribe: qual delas tem a sua cara?
- Top 11: ilhas paradisíacas para curtir praias desertas
- Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo
Foi pena não ter as fotografias ………. seria maravilhoso ver !
Pois é, por um lado dá mais curiosidade para ir e ver de perto!!!