Anze Lazio, entre as praias mais lindas do mundo. Foto: Adriana Lage

Jardim do Éden, descobrimos onde fica: Vallée de Mai

A pergunta que gera muita controvérsia: onde fica o Jardim do Éden? Nós e General Gordon descobrimos! Fica logo ali, numa ilha exótica, romântica, paradisíaca…

Difícil encontrar um único termo para definir Seychelles, um conjunto de ilhas cintilantes que flutua livremente por milhares de quilômetros de oceanos azuis, brilhando como joias de um lindo colar.

Neste país insular, os visitantes passam o tempo desfrutando a infraestrutura e o serviço de hotéis luxuosos em ilhas particulares, relaxando nas praias de areia branca e fina e mergulhando nas águas mornas e cristalinas.

Anse Lazio, eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Foto: Adriana Lage
Anse Lazio, eleita uma das praias mais bonitas do mundo. Foto: Adriana Lage

Mas um dos passeios obrigatórios em Seychelles foge totalmente desse ideal de consumo e surpreende pela majestade da natureza.

Praslin, (diz-se Prála) uma das 115 ilhas imaculadas do arquipélago que reluzem no meio do Oceano Índico, abriga o lendário Vallée de Mai. Remanescente vivo das florestas de palmeiras antigas da ilha, hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Esquecida por séculos, as ilhas permaneceram inabitadas até o fim do século XVIII quando os franceses aportaram. Nas décadas seguintes, criaram-se lendas, estórias e reivindicações, mas nenhuma delas tão fascinante quanto a do Jardim do Éden.

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.

Jardim do Éden, Vallée de Mai, Seychelles. Foto: Adriana Lage
Uma floresta de palmeiras gigantes onde me senti pequena. Foto: Adriana Lage

A localização exata do Jardim do Éden

O General Gordon, oficial britânico, acreditava que a ilha de Praslin e a floresta primitiva do Vallée de Mai, onde a mágica palmeira do coco de mer cresce em abundância, era a verdadeira localização do paraíso narrado na bíblia, base das religiões cristã, judaica e islâmica.

Segundo Gordon, Seychelles foram as ilhas oceânicas mais antigas do mundo, os picos do jurássico supercontinente Gondwana. Além disso, sua teoria baseia-se na crença de que o coco de mer seria a Árvore do Conhecimento.

Realmente, as curvas femininas bem distintas da semente do coco de mer podem ter originado o termo “fruta proibida” na mente de muitas puritanas.

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Coco de mer, Seychelles. Foto: Adriana Lage
Além do formato, o tamanho enorme surpreende. Foto: Adriana Lage

Fato ou ficção, programe uma visita à floresta tropical. Ela abriga mais de 6 mil palmeiras Coco do Mar, um tipo endêmico e marca registrada de Seychelles.

Desbravando o Vallée de Mai

Entrada do Vallée de Mai, o Jardim do Éden em Seychelles. Foto: Adriana Lage
Na lojinha, há poucos souvenires com artesanato local. Foto: Adriana Lage

Existem três trilhas para percorrer a floresta, com o mínimo de 1h de duração. Faça o tour acompanhado de um guia para aprender sobre a história, as lendas, a fauna e a flora do vale e absorver a energia do lugar. Não é variada como a floresta amazônica, mas é linda e você realmente se sente no paraíso.

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

Caminhe sob as copas das palmeiras e árvores endêmicas, sinta o perfume da terra úmida e refugie-se do calor equatorial.

Você se impressionará com o tamanho gigante das folhas das palmeiras.

Cocos no Vallée de Mai
Há vários tipos de palmeiras além do coco de mer. Foto: Adriana Lage
Palmeiras Vallée de Mai
Folhas gigantes! Foto: Adriana Lage
Envergadura da folha da palmeira em Seychelles
Esta é uma pequena! Foto: Adriana Lage

Divirta-se identificando as sementes “macho” e “fêmea” do coco de mer.

Coco de mer Seychelles
Difícil identificar macho e fêmea? Foto: Adriana Lage

E fique feliz se conseguir encontrar o papagaio-negro, pássaro nativo e dependente da ilha cujo canto pode ser escutado na floresta. É uma pena que o pássaro corre o risco de extinção.

Viaje aqui também:

E você, sabe onde fica o Jardim do Éden? Me conte, quero saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *