Minhas dicas sobre o que fazer em Embu das Artes, uma das mais deliciosas opções de onde ir no fim de semana perto de São Paulo. O município fica próximo a Cotia, na região sudoeste da capital e é oficialmente uma estância turística.
Seu nome tem origem na designação da aldeia jesuítica que se instalou nessas terras em 1554, “mboy” oriunda do tupi, que significa cobra. Algumas atrações na cidade desse período permanecem em pé e valem ser visitadas.
Embu das Artes começou a ganhar projeção em 1937 quando o santeiro de Embu, Cássio M’Boy, ganhou um prêmio de artes em Paris. A partir desse marco, a cidade atraiu hippies aos finais de semana, que trouxeram seus artesanatos para exposição. Nasce, então, a Feira de Artes e Artesanato, o lugar mais procurado pelos turistas que visitam a cidade.
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!
Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.
Além da tradicional feira que acontece sempre aos finais de semana e nos feriados, Embu está recheada de galerias, ateliês, lojas de móveis e decoração. E existem também outros endereços especiais que eu adoro visitar em um bate e volta para quem mora em São Paulo e redondezas.
Comece o dia conhecendo o Museu de Arte Sacra e passeando pelas ruas de artesanato, como a Joaquim Santana e a Siqueira Campos. Suas fachadas coloridas e enfeitadas enchem os olhos de tanta beleza. Bateu a fome? Escolha o restaurante O Garimpo ou o Empório São Pedro para não errar. À tarde explore as barracas de artesanato e comidinhas da feira e os quadros na praça central.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.


O que fazer em Embu das Artes
Museu de Arte Sacra dos Jesuítas
O museu está instalado no edifício onde funcionava o antigo convento jesuítico. Foi construído na no final do século XVII e representa a típica edificação em taipa de pilão. Peças dos séculos XVII ao XX estão expostas no variado acervo e visitá-lo oferece uma viagem ao passado, na época da catequização indígena.
Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.

A Baronesa
A loja de artesanato já causa só pela sua fachada, repleta de decorações belíssimas. Instalada num casarão de dois andares na Rua Joaquim Santana, A Baronesa vende artesanatos de arregalar os olhos, para decorar nossas casas, do mais miúdo ao mais ostentoso. Eu adoro dar uma passada lá, mesmo que seja apenas para apreciar a arte. Difícil é manter o cartão de crédito lacrado na carteira.





Viela das Lavadeiras
Um segredo que poucos visitantes encontram no burburinho do centro de Embu das Artes. Um portão azul bem discreto no meio da rua Boa Vista protege a ladeira estreita que desce em direção à Rua Siqueira Campos no centro histórico de Embu. Caminhar por ali é se deparar com murais coloridos, bancos graciosos, flores e esculturas enfeitando a viela. Esqueça o relógio e entre nos antiquários, empórios e lojas de móveis e decoração ali presentes e se delicie com os objetos à venda.
Na Viela das Lavadeiras está o Empório São Pedro, restaurante italiano tão lindo quanto as galerias vizinhas com pessoal muito atencioso e comida deliciosa. Chegue cedo ou mais tarde para evitar filas, porque é bem concorrido.



O Garimpo
Um dos endereços mais conhecidos da cidade, O Garimpo é o restaurante mais tradicional de Embu das Artes. Ele está instalado em uma casa colonial do século XIX e sua decoração é bastante agradável.
No menu, pratos diversificados da gastronomia brasileira e internacional. Feijoada e moqueca dividem o espaço com fondues e pratos alemães. Se você estiver lá em um dia ensolarado, sente-se na varanda e, no inverno, escolha uma mesa próxima à lareira.
E a Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes?
Explore cada barraca da feira sem pressa. No meio da praça, você encontra os artistas expondo principalmente quadros coloridos abstratos modernos, de paisagens e com temas religiosos. Também há artigos em couro, perfumaria, bijuterias e até instrumentos musicais. Eu não vou embora sem antes comprar pão caseiro e mel de abelhas de produtores locais.





Se você for do tipo explorador, existem estas outras opções de o que fazer em Embu das Artes:
Memorial Sakai
Mais afastado do centro e de acesso difícil, o local expõe obras baseadas nas culturas indígena e jesuítica. Tadakiyo Sakai, um artesão nissei, foi um dos grandes expoentes para transformar Embu em cidade artística, criando trabalhos em terracota. O memorial oferece cursos gratuitos. Eu não cheguei a visita-lo porque já estava cansada no fim da tarde. Aberto todos os dias de 9h às 17h
Centro Cultural Mestre Assis de Embu
No centro da cidade, achei o lugar bastante simples e não me causou interesse no dia em que o visitei. Algumas fotos contam a história da cidade e há alguns artesanatos.
O que fazer em Embu das Artes com a família
Parque Ecológico de Embu da Artes
Chamado Lago Francisco Rizzo, o parque vale a visita se você estiver em família. O amplo espaço aberto permite à criançada correr livremente, jogar bola e andar de bicicleta até cansar. Existem brinquedos tradicionais de um parquinho e brinquedoteca com livros de leituras e jogos.
No dia em que estive lá, vi muitos moradores fazendo exercício físico, principalmente caminhada e corrida.
Um lago bem grande em cuja margem logo na entrada estão patos e marrecos também distrai as crianças. Há quiosques e áreas para fazer piquenique, uma das atividades preferidas dos pequenos. Leve seu lanche de casa ou compre em uma das poucas opções de lanches no parque.
No entanto, ele não está no seu melhor estado de conservação e falta sinalização.

Cidade das Abelhas
Um ótimo lugar para ir com crianças e aprender sobre a vida das abelhas e a produção do mel. Tem ótima infraestrutura para divertir e instruir a criançada. Aberto de terça a domingo, de 8h30 às 17h00. O ingresso custa R$ 25,00.
O parque fica na região rural em meio à Mata Atlântica e para chegar lá basta seguir as placas indicativas a partir do Estádio Municipal de Embu.
Mais informações, no site cidadedasabelhas.com.br
Nota: O artigo “O que fazer em Embu das Artes” foi originalmente escrito por Adriana Lage e uma versão resumida foi enviada como press-release e divulgada em diversas mídias nacionais.
Viaje aqui também:
07 hotéis-fazenda: onde ir com a família no feriado em SP
Restaurante Arco Íris, Santo Antônio do Pinhal, escapada de SP no fds
Melhores empórios do mundo: onde ficam os templos da gastronomia
A Camminare nas Redes Sociais
Viaje aqui pelo mundo
O artigo O que fazer em Embu das Artes você leu primeiro aqui no A Camminare.
Tags: embu das artes – embu das artes turismo – roteiro em embu das artes – fim de semana em embu das artes – o que fazer em Embu das Artes
Foto de capa Angela Manta
Gostou? Compartilhe os sonhos de viagem com seus amigos!
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais