Castelo de Guimarães, Roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Roteiro em Guimarães, onde nasceu Portugal

Um roteiro em Guimarães completo, pronto para você usar na sua viagem pela cidade onde nasceu Portugal. Charmosa, bem preservada e rica em gastronomia, cultura e história, será uma pena você passar rapidamente por lá.

A cidade natal de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, Guimarães é o berço da nação que conhecemos hoje. Visitantes que percorrem o norte do país, tendem a fazer o dueto Guimarães e Braga em um dia de tour partindo do Porto, o que eu particularmente considero um desperdício imenso. Eleita Capital Europeia da Cultura em 2012, Guimarães integra o roteiro cultural do antigo continente, oferecendo uma agenda vasta e rica de experiências culturais, artísticas, gastronômicas, históricas e naturais aos visitantes que souberem olhar para ela com mais atenção.

Eu passei quatro dias na cidade e não consegui explorar todas as suas belezas e delícias e sei que voltarei todas as vezes que a bússola do meu mapa de viagem se voltar para o norte de Portugal.

Aqui está o roteiro em Guimarães que eu fiz quando a visitei e você pode usar inteiro ou adaptá-lo a seu gosto.

Ruas do lindo centro histórico de Guimarães, em Portugal. Foto Adriana Lage
Ruas do lindo centro histórico de Guimarães, em Portugal. Foto Adriana Lage
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

O que fazer em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Roteiro em Guimarães, onde nasceu Portugal

DIA 01 - Cultura

Almoço numa casa típica portuguesa

Comece sua passagem por Guimarães conhecendo o maior patrimônio da cidade: o povo acolhedor! A Quality Tours oferece a experiência de almoçar na residência de uma família tradicional com quatro gerações e degustar pratos portugueses caseiros. Fernando, o proprietário da agência familiar é uma pessoa sensacional, especialista em roteiros por Portugal e pelo Caminho de Santiago, ali perto.

Alheiras caseiras no almoço em família em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Alheiras caseiras no almoço em família em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Tarde Cultural

Visite a Casa da Memória para entender a história de Guimarães. instalada numa antiga fábrica de plásticos, é uma ótima maneira de iniciar sua viagem pela cidade. A poucos passos de distância dali, o Centro Internacional de Artes José de Guimarães dedica-se à arte contemporânea e como ela dialoga com as artes antigas de todos os continentes.

Use a desculpa de tomar um chá ou café na Pastelaria Clarinha (Largo do Toural, nº 86-87) só para experimentar a receita original da Torta de Guimarães, o doce mais icônico vimaranense.

Aproveite o restinho do dia para percorrer as graciosas lojinhas de souvenir, boutiques e adegas do charmoso centro histórico.

Casa da Memória, para começar o passeio em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Casa da Memória, para começar o Roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Torta de Guimarães na Pastelaria Clarinha. Foto Adriana Lage
Torta de Guimarães na Pastelaria Clarinha. Foto Adriana Lage
Lojinhas em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Lojinhas de souvenir no Roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Jantar

O restaurante Casa Amarela apresenta cozinha típica portuguesa e internacional e o chef imprime toques autorais inovadores. De entrada, provei o camarão ao alho e laranja e adorei. Sou suspeita porque gosto de misturar frutas com pratos salgados. A bochecha de porco no vinho tinto estava muito macia e a mousse de chocolate com flor de sal e pimenta rosa foi inesquecível. (Largo de Donães, 24)

Bochecha de Porco na Casa Amarela em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Bochecha de Porco na Casa Amarela em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

DIA 02 – Marcos Históricos

Manhã

Mergulhe na história de Portugal explorando o Castelo de Guimarães, construído no século X, residência onde o primeiro rei do país, D Afonso Henriques nasceu duzentos anos mais tarde. A poucos metros abaixo, fica a Igreja de Sâo Miguel, onde ele foi batizado. O Paço dos Duques de Bragança vizinho ao castelo é exemplo único da arquitetura medieval com traços de fortaleza. Um dos Palácios Nacionais mais visitados no país, foi erigido no século XV por D. Afonso e vale a visita por sua arquitetura e as coleções que decoram o seu interior.

Pelas muralhas do Castelo de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Pelas muralhas do Castelo de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Quarto de Catarina de Bragança no Paço dos Duques em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Quarto de Catarina de Bragança no Paço dos Duques. Foto Adriana Lage

Almoço

Desça a pé pelas ruas charmosas até o centro histórico. O restaurante Novo Nora by Ge tem ambiente moderno, já na 3ª geração, hoje sob o comando de Angelino, que nos sugeriu provar o Arroz de Pato e o Bacalhau com Natas, duas especialidades da casa. (Rua da Rainha Dona Maria II, nº 125-129)

Entradas no Restaurante Nova Nora by Ge em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Entradas no Restaurante Nova Nora by Ge em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Tarde

Reserve com antecedência o tour de 1 hora a bordo do tuk tuk da Peddy Tours. Atencioso e simpático, Ricardo conta a história e o desenvolvimento de Guimarães desde os primórdios enquanto pedala, parando em pontos estratégicos. Prepare seu sorriso para figurar nas fotografias de turistas com quem cruzar pelo caminho, que se divertem com a cena pitoresca do carrinho asiático passando pelas ruas.

Termine o tour no jardim do Palácio Vila Flor, fora da muralha antiga e se der sorte, assista a um dos espetáculos a céu aberto ou confira  a vasta agenda cultural do centro. Em seguida, perambule pela Zona de Couros, para ver os vestígios do antigo burgo onde a atividade de curtume e manufatura de peles prevalecia desde a Idade Média.

Tour de tuk tuk por Guimarães com Peddy Tours. Foto Ricardo by Peddy Tours
Tour de tuk tuk por Guimarães com Peddy Tours. Foto Ricardo by Peddy Tours
Zona dos Couros em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Zona dos Couros no roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Happy Hour

Volte ao centro histórico e pare na Praça da Oliveira para tomar uns copos no A Medieval (nº 19) após conhecer a Igreja de N Sra da Oliveira. Este Tapas Bar & Restaurante fica aberto o dia todo, uma raridade no país. As mesas na esplanada sob enormes ombrelones são deliciosas para curtir o calor do verão, mas não deixe de conhecer o painel de azulejos no salão interno retratando quase exatamente o cenário que você vê lá fora.

Praça da Oliveira, Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Praça da Oliveira, onde estão os restaurantes A Medieval e A Buxa, de frente para a igreja N Sra da Oliveira em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Praça da Oliveira no restaurante A Medieval em Guimarães. Foto Adriana Lage
Praça da Oliveira no restaurante A Medieval em Guimarães. Foto Adriana Lage

Jantar

Faça reserva para desfrutar uma noite no Le Babachris. O chef francês Christian Rullan cria um menu novo a cada quinze dias de quatro ou seis pratos, propondo uma experiência gastronômica digna de estrela Michelin em ambiente intimista e descontraído (Rua Dom João I, nº 39).

Quando você reserva seu hotel, compra ingressos online e chip de internet, adquire seguro viagem, aluga seu carro, contrata um transfer e troca dólares, euros ou outras moedas estrangeiras usando os links do blog, você ajuda e incentiva meu trabalho, não paga mais por isso e ainda pode ganhar descontos. Eles dividem comigo parte da comissão que ganham sozinhos se você fizer direto com eles.

DIA 03 – Arqueologia e Arte Sacra

Manhã

Reserve sua manhã para conhecer dois importantes museus de Portugal. O Museu Arqueológico Martins Sarmento leva o nome do arqueólogo que encontrou as ruínas de assentamentos castrejos na região. O museu é considerado a principal referência da cultura destes povos que viveram aqui na Idade de Ferro.

Apreciadores de arte sacra vão gostar de conhecer o Museu de Alberto Sampaio, instalado no lugar onde a condessa Mumadona, figura importante para o desenvolvimento de Guimarães, instalou um mosteiro no século X. Além do edifício em si, o Tríptico da Natividade é a grande estrela do museu, raro exemplar medieval europeu, em prata e dourado.

Claustro do Museu Alberto Sampaio, Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Claustro do Museu Alberto Sampaio, Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Almoço

Quantas vezes você estiver em Guimarães, passará no Largo da Oliveira e não se cansará dele.

O Buxa, (Largo da Oliveira, nº 23), é um restaurante tipicamente português, que leva o nome de uma gíria portuguesa que significa “refeição ligeira”, tudo o que você não desejará é comer rápido, para aproveitar a vista do largo enquanto saboreia o polvo à lagareiro acompanhado de vinho nacional.

Polvo no Buxa, restaurante em Guimarães na Praça da Oliveira. Foto Adriana Lage
Polvo no Buxa, restaurante em Guimarães na Praça da Oliveira. Foto Adriana Lage

Tarde

Visite o Museu de Cultura Castreja e dirija-se às ruínas arqueológicas Citânia de Briteiros no alto da cidade para ver os traços e esquemas urbanísticos desses povoados antigos que viveram aqui até o século III e só foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento.

Jantar

Escolha o Cinecitta, restaurante italiano, cervejaria e snack bar na Praça de São Tiago, vizinha à Praça da Oliveira. Seja nas mesas na larga esplanada ou no belo salão estruturado sobre arcos ogivais, serve porções generosas de pratos refinados. Durante o verão, oferece vasta programação musical.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Dia 04 – Guimarães vista do alto

Manhã

Suba a montanha para provar as delícias do café da manhã na Pousada Mosteiro de Guimarães, também disponível para não hóspedes, um delicioso buffet caseiro oferecido no amplo salão que abrigava o celeiro e aa adega do antigo mosteiro. Pães e pastelaria tradicional confeccionados localmente dividem a mesa com queijos, embutidos e frutas fornecidos por produtores locais selecionados a dedo.

Salão do restaurante da Pousada do Mosteiro de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Salão do restaurante da Pousada do Mosteiro de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Avistado a partir de qualquer ponto de Guimarães, o Santuário da Penha no alto do monte próximo à cidade protege seus habitantes. Você pode subir até o topo de carro percorrendo a estrada asfaltada sinuosa ou então seguir até o Parque das Hortas e embarcar no teleférico para apreciar a paisagem. Lá no alto, caminhos arborizados cercam cafés e restaurantes e existe até um mini-golfe para a criançada.

Almoço

O Berço dos Bifes é especialista em carnes, considerado o melhor restaurante de carnes da região, segundo alguns clientes, brasileiros, inclusive. Note que a parede do fundo do restaurante é parte da muralha antiga que circundava Guimarães. Eu me deliciei com uma variedade de entradas saborosas e o bife com farofa de broa e bacon. As sobremesas feitas pelos proprietários da casa eram tão boas que pedimos o “Pijama”, um doce de cada para partilhar com o grupo. (Largo da Misericórdia, nº 9)

A igreja de Sâo Pedro abaixo e o Santuário da Penhano alto da colina em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
A igreja de Sâo Pedro abaixo e o Santuário da Penhano alto da colina em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Berço do Bife, restaurante de carnes em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Berço do Bife, restaurante de carnes em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Tarde

Guimarães entrou para o circuito ecológico de Portugal. Escolha e reserve antecipadamente um dos quatro percursos turísticos em bicicletas normais e elétricas da GetGreen, com distâncias de 12 a 30km e diferentes níveis de dificuldade.

Café

Recarrege a energia na pastelaria Supremo Gosto e prove o Toucinho do Céu, outro doce conventual vimaranense com chila, um tipo de abóbora. (Av. Alberto Sampaio, nº 32)

Jantar

O Tapas e Manias (Praça de São Tiago, nº 12) traz uma ementa com especialidades portuguesas em porções para petiscos que somados viram um banquete real! Para mim, os cogumelos salteados com nozes e brie e o dueto de queijos foram os favoritos.

Restaurante Tapas e Manias, Roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Restaurante Tapas e Manias no Roteiro em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Junte-se ao seleto grupo vip A Camminare para receber notícias, descontos e benefícios exclusivos

Dicas Adri Lage para seu roteiro em Guimarães

Evite deixar de subir ao Santuário da Penha no último dia  da viagem como eu fiz, porque se o dia amanhecer nublado ou chuvoso, você perde a vista bonita. Substitua um dos primeiros dias de sol pelo passeio do Dia 04.

Algumas áreas do centro histórico são fechadas para a passagem de carro. Leve isso em consideração na hora de reservar seu hotel.

Leve sempre agasalhos, mesmo no verão, porque o vento de Portugal é constante e no fim da tarde costuma ser mais fresco.

Cuidado com as calçadas portuguesas escorregadias, leve calçados baixos com sola de borracha.

Converse com os moradores, muitos dos estabelecimentos são gerenciados pelos proprietários que são sempre muito atenciosos e receptivos.

Onde ficar em Guimarães

Inserido na história

Pousada Mosteiro de Guimarães

Debruçado sobre Guimarães no alto da colina, o hotel da rede pestana integra a coleção de Pousadas Históricas de Portugal e o portfólio Small Luxury Hotels. Ele ocupa o antigo Mosteiro Agostiniano do século XII e disponibiliza quartos e suítes na ala antiga, – que ocupava as celas onde os monges dormiam, e na ala nova, com design moderno e quartos maiores, projetada por Fernando Távora para hospedar famílias. Um diferencial do hotel é oferecer hospedagem cortesia para duas crianças até 12 anos que partilham o quarto com os pais. Veja tarifas e promoções aqui.

Pousada Mosteiro de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Pousada Mosteiro de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Com conforto

Posh Residences

Uma experiência mais próxima dos moradores é hospedar-se num alojamento local. Nas Posh Residences, João e Joana são o casal que te recebe com a amável hospitalidade vimaranense e se preocupam em fazer da sua estadia o mais agradável e aconchegante possível, bem no centro histórico de Guimarães. As suítes são modernas e elegantes e o café da manhã é trazido no quarto no horário marcado. A atenção aos detalhes, como roupões e toalhas bordados e aromatizador de ambiente, mostra a preocupação do casal em tornar a estadia dos hóspedes deliciosa. Veja tarifas e promoções aqui.

Posh Residences, Guimarães, Portugal.
Bem recebida nas Posh Residences, Guimarães, Portugal.

em meio a vinhas antigas

Quinta da Cancela

Artur é o anfitrião da Quinta da Cancela, produtora de vinho verde na quinta geração. Os quartos estão decorados com mobiliário de época originais da casa, mas também há outros quartos modernos se você preferir. Artur faz questão de te levar para um passeio explicativo pelas vinhas e ele prepara pessoalmente o jantar para os hóspedes harmonizado com vinhos da propriedade, cujos jardins são encantadores, repleto de objetos decorativos graciosos. Fica a 20 minutos de carro do centro. Veja tarifas e promoções aqui.

A deliciosa Quinta da Cancela, perto de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
A deliciosa Quinta da Cancela, perto de Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Com economia

Clube Paraíso

Opção de ótimo custo-benefício para famílias que estão explorando de carro o norte de Portugal. Os apartamentos ecossustentáveis turísticos foram construídos com madeira de reciclagem prensada e são completos, com cozinha e sala de estar. Enquadrados pela natureza, oferece amplo espaço para as crianças, restaurante, piscina e SPA. Fica a 15 minutos de carro do centro histórico. Veja tarifas e promoções aqui.

Apartamentos ecossustentáveis no Clube Paraíso em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Apartamentos ecossustentáveis no Clube Paraíso em Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage

Se você gostou deste artigo e ele te inspirou a definir seu roteiro, ficarei muito feliz se você planejar sua viagem, reservando seu hotel e adquirindo os serviços de viagem pelos links acima e os outros no blog. Elas são empresas parceiras em quem eu confio e uso em minhas viagens. Eles dividem comigo uma pequena comissão a cada reserva que ganham sozinhos quando você reserva diretamente por eles. Você não paga nada a mais por isso e é uma maneira de me ajudar a monetizar o site e manter o conteúdo gratuito e de qualidade. Faço isso com amor e dedicação para você viver as melhores experiências da vida! Um beijo e obrigada!

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Roteiro em Guimarães, onde nasceu Portugal você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: o que fazer em Guimarães – 4 dias em Guimarães – roteiro em Guimarães

Foto de capa Adriana Lage.

Clique na seta para voltar ao início

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.