Conselhos para não perder o voo

10 conselhos para você não perder o voo

Quem não tem uma história de aeroporto para contar, a correria para não perder o voo? Um apuro que passou, um engano que cometeu e quase não conseguiu embarcar.

Pior ainda, gente que viu a aeronave decolar e ficou dando tchau pela janela do portão de embarque. Se não fosse trágico, poderia até ser engraçado. Na hora gera muita confusão e nervoso, mas depois vira história de viagem.

Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Conselhos para não perder o voo
Conselhos para não perder o voo

10 conselhos para você não perder o voo

Como viajante há 25 anos cruzando os cinco continentes, deixo aqui alguns conselhos básicos que merecem ser repetidos sempre, porque mesmo sendo experiente, já perdi o voo.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

1. Programe-se para sair de casa ou do hotel com antecedência maior do que a necessária. Conte com imprevistos como engarrafamento ou acidentes no percurso, furo no pneu, uma blitz e até mesmo um relógio parado. O despacho de voos internacionais começa de 2 a 3 horas antes da decolagem, então planeje chegar ao aeroporto com uma hora extra para encontrar a área de check-in correta, fazer os trâmites e ainda sobrar tempo para compras e comidinhas.

2. Confira qual é o aeroporto correto antes de sair de casa . Pode parecer brincadeira, mas já ouvi histórias de passageiros que deveriam estar no Aeroporto de Guarulhos e se apresentaram em Congonhas. Zero chance de embarcar naquele voo. Só não conto que isso aconteceu com minha mãe para preservar sua identidade.

3. Antes de sair, também verifique o terminal de embarque do seu voo. No exterior, os aeroportos das grandes metrópoles são gigantes e errar o terminal em cidades como Miami, Los Angeles e Singapura pode ser fatal. Você leva até 20 minutos para chegar ao seu portão, isso se não se distrair, errar o caminho e se o portão não mudar, o que nos leva ao próximo tópico.

4. De tempos em tempos, confirme se não houve mudança no seu portão de embarque. Fique atento aos avisos luminosos e consulte os despachantes da empresa que estão sempre por ali.

5. Permita que mais de uma pessoa do grupo confira o horário de embarque, para não confundir com o horário de decolagem. Deixar toda a responsabilidade nas mãos de uma só pessoa aumenta as chances de erro.

Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

 6. Redobre a atenção em cidades estrangeiras quando anunciam o voo. A probabilidade de você entendê-los chamando o voo ou seu nome falando com aquele sotaque carregado é praticamente nula.

7. Esteja na sala de embarque, na frente do portão do seu voo, antes do horário recomendado na passagem. Longas filas no raio-x e na imigração bem como as distrações das lojas duty-free são motivos que fazem as pessoas ficarem para trás. Leia um livro, veja fotos ou observe o tráfego das aeronaves no pátio para passar o tempo.

8. Nunca, em hipótese nenhuma, compre voos com conexão inferior a quatro horas. A probabilidade da Lei de Murphy acontecer no seu voo é grande: atrasos na decolagem, desvios de rota em virtude de mau tempo, longas distâncias para percorrer no terminal entre um portão de embarque e outro. 

O horário de chegada informado pela empresa é o de pouso e, dependendo do aeroporto, o taxiamento e o desembarque podem levar até meia hora. Os voos são encerrados com 30 minutos de antecedência e se você comprar um voo com intervalo de conexão de uma hora significa que já perdeu o voo.

A única exceção que eu vi funcionar foi com a Emirates quando em conexão no aeroporto de Dubai, hub da companhia aérea. Uma conexão de uma hora apenas foi tão tranquila como um passeio na praia.

9. Caso o seu objetivo seja fazer um cruzeiro, compre as passagens aéreas para um ou dois antes da saída do navio. Se houver cancelamento ou atraso no voo, você perderá o passeio. A mesma ideia se aplica a passagens de trem ou voos internos.

Viaje mais: Como é fazer um cruzeiro no Caribe no Natal e Ano Novo

10. E lembre-se: você está viajando a passeio, evite passar por aborrecimentos desnecessários, uma ou duas horas a menos no último dia de passeio não farão diferença. Boa viagem!

Escrevi um artigo contando minhas experiências com voos e aeroportos, respondendo à pergunta Quanto tempo antes do voo devo estar no aeroporto, para você não repetir os mesmos erros e o caos que passei quando perdi o voo na Jordânia.

Portas azuis da Tunísia na viagem quando perdi o voo. Foto Angela manta
Portas azuis da Tunísia na viagem quando perdi o voo. Foto Angela Manta

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo 10 conselhos para você não perder o voo você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: primeira viagem de avião – dicas para não perder o voo – aeroporto internacional – viagem internacional – viajar de avião no Brasil

Foto de capa Pixabay sob licença Creative Commons.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.