Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta

Reserva do Ibitipoca, em comunhão com a natureza

Viajar proporciona oportunidades de crescimento pessoal se você se permitir olhar além do óbvio, traz uma sensação de liberdade e um sentimento de conquista intraduzíveis e na Reserva do Ibitipoca no sul de Minas Gerais tudo isso é aflorado inesperadamente.

Não precisamos voar para longe. Tive o privilégio de conhecer pessoas especiais, que me ensinaram muito sem mesmo eles saberem disso, deixam saudades até hoje e o desejo de um breve retorno.

Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
Vista pacificadora do lago pela varanda da casa grande na Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta
Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
Ao atravessar o riacho na entrada da Reserva do Ibitipoca, iniciamos nossa limpeza física, mental e espiritual. Foto Angela Manta
Planeje sua viagem com as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o para acessá-lo sempre que quiser.

Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta

Reserva do Ibitipoca, em comunhão com a natureza

O pequeno hotel boutique me conquistou em 2016 por seu propósito sustentável, desde a preocupação em melhorar a qualidade de vida dos moradores da região ao projeto de proteger o ecossistema do Parque Estadual do Ibitipoca.

A Reserva envolve +80% da área do parque, abraçando-o, e visa devolver à natureza a fauna e a flora que estavam desaparecendo por causa das fazendas de gado.

Um grande casarão, antiga sede da fazenda de engenho construída em 1715 acomoda 8 aconchegantes suítes exclusivas e 9 chalés em ambiente típico de interior e oferecem vista para as colinas mineiras verdejantes. As refeições são preparadas no fogão à lenha e Tuca, o tucano mascote, está sempre presente.

Inscreva-se no canal A Camminare no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem.

Aprendizados de vida na Reserva do Ibitipoca

É difícil falar das experiências em Ibiti porque elas são tão únicas que se eu as revelar, pode perder um pouquinho do seu charme. Só digo que é um desses lugares escondidos no Brasil, divulgado de boca a boca, para que mantenha sempre sua atmosfera tranquila, uma casa de fazenda da vó que nos remete à infância. Vá e me conte depois.

Momento perfeito no lugar perfeito com as companhias perfeitas, na Reserva do Ibitipoca tem, imersa no cenário de paz das colinas verdejantes ao som da água dourada cristalina das cascatas e piscinas naturais refrescantes.

Trilhas, passeios, experiências e surpresas ao longo do caminho, como o chá no mirante do Pico do Gavião para nos aquecer da brisa fresca da primavera ao entardecer também tem. Emoção pura.

Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
Detalhes das lavandas nos jardins em frente ao casarão na Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta
Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
Areião na Reserva do Ibitipoca, sinais desérticos em meio às colinas de Minas Gerais. Foto Angela Manta
Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
A delicada natureza campestre e de roça na Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta

Momentos únicos em conexão com a natureza

Em um dos passeios para conhecer um pedacinho da reserva entre Mata Atlântica e cerrado, de repente, uma clareira se abre e a vista dos montes mineiros se descortina à nossa frente.
Sentindo um calorzinho gostoso de inverno por conta da caminhada, encontramos a mesinha de pedra posta para nós.

Tomamos caldo de cana espremido na hora com gotas de lima da pérsia colhidas por nós na árvore ao lado, admirando o horizonte ao longe e escutando o verdadeiro silêncio de paz.

Na Reserva, aprendemos a ouvir os sons da água, do vento e dos animais. Aprendemos a enxergar o verdadeiro valor da fauna, da flora e das comunidades que nela habitam. Aprendemos a nos conscientizar de nossa responsabilidade em não apenas preservar, mas ajudar a restabelecer o que foi perdido. E, acima de tudo, aprendemos com as pessoas o verdadeiro significado do compartilhar e viver feliz.

Arquitetura mineira na Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta
Arquitetura mineira de roça na Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta
Inspire-se com as Insta dicas @adri.lage e viaje comigo em tempo real pelo mundo.

Consegui entender porque a equipe que trabalha aqui é tão feliz e de bem com a vida. Passamos horas batendo papo com cada um deles e, sem dúvida, ouvir suas histórias, como vivem e o que pensam me fez refletir sobre a vida.

Eles marcaram para sempre meu caminho, pela alegria e simplicidade de viver, pela generosidade, pelo conhecimento e sabedoria de tudo sobre onde moram. Lição de vida. Fui pelo lugar, voltarei pelas pessoas.

Avistação de aves atrai estrangeiros à Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta

Raio-x da Reserva do Ibitipoca

O hotel boutique pratica o lema do luxo na simplicidade em que os mínimos detalhes são cuidadosamente trabalhados e muitas vezes passam despercebidos por olhares menos atentos.

As oito suítes amplas no casarão da fazenda estão equipadas com lençóis de algodão egípcio, docks para Ipods, amenidades L´Occitane, havaianas personalizadas e chão do banheiro aquecido. Não há TV no quarto propositadamente, mas uma grande tela de cinema atende hóspedes na sala de convívio.

A reserva acaba de inaugurar mais 5 chalés além dos 4 já existentes em áreas mais afastadas para oferecer mais privacidade para seus hóspedes, cercados de conforto.

A culinária regional é o destaque no restaurante da casa cuja sala de jantar tem um centenário fogão à lenha aceso dia e noite. Ponto de encontro de hóspedes e funcionários desde o café da manhã até o anoitecer, é onde você se esquecerá da dieta sem medo.

Escolha entre passeios guiados incluídos na diária pelas trilhas de diferentes níveis de dificuldade que levam a grutas, piscinas naturais e mirantes espetaculares.

Para reservas diretamente no hotel, acesse o site oficial.

Ou consulte um agente de viagens para organizar e planejar todas as etapas da sua viagem.

Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
Aconchego de casa de campo no estilo rústico chique na Reserva do Ibitipoca. Foto Angela Manta
Reserva do Ibitipoca, Minas Gerais. Foto Angela Manta
A Reserva do Ibitipoca integra os seletos portfólios do Circuito Elegante, SulHotels e BLTA. Foto Angela Manta

A Camminare nas Redes Sociais

La Digue, Seychelles, a praia mais bonita do mundo Foto: Adriana Lage

Conteúdo inspirador para sua próxima viagem

Museu do Louvre, o maior museu do mundo entre as atrações mais visitadas em Paris. Foto: Yeo Khee via Unsphash.

Milhares de fotos e pastas para seu planejamento.

Arranha-céus no centro de negócios de Singapura vistos a partir da piscina do hotel Mandarin Oriental. Foto: Adriana Lage

Vídeos e mais vídeos para você viajar junto comigo.

O artigo Reserva do Ibitipoca, em comunhão com a natureza  você leu primeiro aqui no A Camminare.

Tags: hotéis em Ibitipoca, o que fazer em Ibitipoca, onde ficar em Ibitipoca, Reserva do Ibitipoca, hotel boutique em Ibitipoca – Parque Estadual do Ibitipoca

Foto de capa Angela Manta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.