Stonehenge, como ir de Londres, Inglaterra. Foto: Adriana Lage

Stonehenge: onde fica, como chegar, dicas essenciais

Stonehenge, uma das maravilhas do mundo, continua sendo uma grande incógnita. As teorias sobre sua edificação vão do plausível ao absurdo, numa tentativa hercúlea de decifrar seus segredos, de uma versão de arquitetura pré-romana à ajuda extraterrestre.

Nós, brasileiros acostumados com a majestade do Cristo Redentor e a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, podemos estranhar ao chegar em Stonehenge, que se ergue pequena e sozinha na vasta planície da região de Wiltshire. Mas a magia do lugar e o mistério que cercam sua construção e a finalidade logo te envolverão. As perguntas começam a pipocar uma atrás da outra: Como foi que homens, 4.000 anos a.C. conseguiram levantar as rochas tão pesadas? Quem eram? Por que fizeram?

Planeje sua viagem acompanhando todas as dicas do A Camminare no Pinterest, divididas por país ou temas, e não perca as novidades!

Clique na foto para não perder este artigo e salve-o no Pinterest para acessá-lo sempre que quiser.

Como visitar Stonehenge de Londres. Guia Completo.
Como visitar Stonehenge de Londres. Guia Completo.

Eu – e minha paixão desde sempre pelos mistérios da humanidade desde a época em que li Eram os Deuses Astronautas – já o colocara na minha lista de desejos de viagem. Consegui me planejar com bastante antecedência para não tornar o passeio uma frustração. Durante o horário de visita normal, de 9h às 17h-20h (dependendo da estação do ano), o acesso ao Inner Circle é proibido por questões de segurança e manutenção do monumento, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. E foi a melhor coisa que eu fiz.

Ele também aparece no livro 100 maravilhas construídas pelo homem que eu adotei como objetivo de vida de viagem, mais um que eu tiquei na lista.

Viaje mais: Patrimônios Unesco para você conhecer no mundo
Paz e tranquilidade durante o amanhecer em Stonehenge. Foto: Adriana Lage
Paz e tranquilidade durante o amanhecer em Stonehenge. Foto: Adriana Lage

Sabe-se que sua construção não era primitiva e nem foi ao acaso, a modelagem das rochas revelam um impressionante entendimento de perspectiva. Muito se diz sobre as habilidades matemáticas dos construtores, e toda a estrutura pode ter sido algum tipo de observatório astronômico, possivelmente com a intenção de prever eclipses da lua.

Entende-se também que ele era local de peregrinação durante o solstício de verão (o eixo das ferraduras e uma antiga rua que leva ao lugar estão alinhados com o caminho do sol nascente durante o solstício), e este fato aumentou ainda mais o suposto significado místico do sítio arqueológico.

Dificilmente vamos descobrir sua verdadeira história, mas a atmosfera do lugar e a beleza do monumento proporcionam momentos inesquecíveis se você souber de alguns segredinhos.

Tive acesso ao círculo interno, quando podemos chegar perto dele e caminhar em seu centro, durante um amanhecer de verão com ventinho frio. A serenidade e o silêncio do lugar, as pedras mudando de cor à medida que os raios de sol surgiam, e o céu clareando ao fundo marcaram para sempre minha visita. Para quem quer conhecer Stonehenge, recomendo esta experiência exclusiva.

Amanhecer nublado em Stonehenge.
Amanhecer nublado em Stonehenge.
Stonehenge, Inglaterra
Acesso restrito ao Círculo Interno de Stonehenge.

Dicas Stonehenge by Adri Lage

Durante o dia, a visitação é permitida apenas pela trilha que passa em frente às ruínas, e o ingresso deve ser comprado com antecedência e com hora marcada. Garanta seu ingresso aqui. É meio decepcionante não ter acesso a ele, como um cachorro olhando o frango assado na calçada da padaria.

Para ter acesso ao círculo interno de Stonehenge, há duas opções:

Entre no site da atração, baixe, preencha e envie o formulário “Stone Circle Access”. Faça isso com antecedência, pois as vagas são limitadas e o lugar é muito visitado. Assim, você poderá chegar até o círculo durante o amanhecer ou o pôr do sol. Não há guias, mas o ingresso dá o direito de voltar ao local durante o dia, o que vale a pena, porque além do monumento, existe a reprodução de uma vila neolítica e o pequeno mas interessante museu.

Ou então você pode comprar um tour que inclui o amanhecer ou entardecer em Stonehenge, visita à Bath e Windsor ou Salisbury. A desvantagem do tour é que o tempo no sítio é curto e não dá tempo de ouvir todas as informações do áudio-guia, conhecer o museu e ainda apreciar Stonehenge com calma. Clique aqui para saber mais: Tour para o Círculo Interno de Early Stonehenge, Oxford e Windsor

Tours mais vendidos para Stonehenge

Como é um destino bastante popular, recomendo comprar os ingressos e tours com antecedência.

Stonehenge, dicas e perguntas para você planejar sua visita

Onde fica Stonehenge?

Stonehenge fica a 10km de Amesbury, cidadezinha no condado de Wiltshire, sudoeste da Inglaterra. A cidade de apoio para chegar ao monumento, no entanto, é Salisbury, famosa pela catedral.

Quando Stonehenge foi construído?

Estima-se que foi erguido entre 4.000 a 2.000 a.C.

Qual é a distância entre Londres e Stonehenge?

De carro, a distância entre Londres e Stonehenge é de 140 km. A viagem dura cerca de duas horas.

Qual é a melhor época para visitar Stonehenge?

Esquece o inverno (dezembro a março). Como falei acima, Stonehenge fica no meio da planície e os ventos uivantes e cortantes acabarão com o prazer da sua viagem. Verão (julho a meados de setembro) é alta temporada, espere encontrar filas bem longas. As meias estações são as melhores épocas, entre maio e junho ou fim de setembro e outubro.

Como ir para Stonehenge de Londres?

A maneira mais prática de ir para Stonehenge é de carro, porque ele fica a 15km de Salisbury e não há trem direto para o local.

Se preferir ir de trem, na estação London Waterloo pegue o trem com destino a Salisbury (1h30 de viagem) e depois pegue o Stonehenge Tour Bus que te deixa na porta do Visitor Center.

Consigo fazer um passeio de Londres a Stonehenge num bate e volta?

Sim, existem excursões e tours para Stonehenge para atender o seu perfil de viajante. Recomendo comprar com bastante antecedência para não correr o risco dos lugares se esgotarem, já que é uma atração mundialmente famosa.

Existem dois tipos de tours e excursões para Stonehenge: meio período para visitar apenas a atração ou um dia inteiro estendendo com uma visita à linda cidade de Bath. Valores variam de EUR 58 a +EUR 100.

Olhe as opções e compre Excursões e Tours de Londres para Stonehenge aqui

Quanto tempo devo ficar em Stonehenge?

Eu recomendo meio dia no local se você estiver interessado em aprender a história do lugar, as teorias sobre como os homens do período neolítico carregaram as rochas até aqui e a ergueram, como viviam, comer alguma coisa e ainda tirar suas fotos com calma.

O Visitor Center fica longe do sítio, então você perde tempo no trajeto – sem contar a fila. Adicione o tempo de ida e volta de Londres e, pronto, já se foi o dia inteiro.

Como eu fiz o tour do amanhecer, optei chegar de carro em Salisbury na noite anterior, dormi na cidadezinha que é um charme e ainda consegui passear tranquila por ela quando retornei.

Reprodução de como era Stonehenge. Foto: Adriana Lage
Reprodução de como era Stonehenge. Foto: Adriana Lage

Como ir para Stonehenge de Salisbury?

Se você não quiser dirigir na Inglaterra, pode ir de trem até Salisbury saindo da estação London Waterloo (1h30 de viagem) e então pegar o Stonehenge Tour Bus que sai do centro da cidade e leva os visitantes direto para a atração. Você pode optar em comprar apenas o bilhete de transporte do ônibus ou o combinado do transporte + entrada de Stonehenge + entrada da Catedral de Salisbury.

Veja os preços e compre o ingresso com antecedência aqui. Recomendo comprar com antecedência!

Centro de Salisbury, Inglaterra. Foto: Adriana Lage
Centro de Salisbury, Inglaterra. Foto: Adriana Lage
Passeio delicioso por Salisbury, Inglaterra.
Passeio delicioso por Salisbury, Inglaterra.
Catedral de Salisbury, Inglaterra. Foto: Adriana Lage
Catedral de Salisbury, Inglaterra. Foto: Adriana Lage

Stonehenge vale a pena conhecer?

Depende do seu interesse. Se você gosta de história, lugares místicos e patrimônios Unesco, vale a pena conhecer Stonehenge. Ele não tem tamanho monumental e eleva-se solitário na planície verdejante de Wiltshire. Eu, particularmente, gostei da experiência porque fui ao amanhecer e consegui ter acesso ao Inner Circle, como é chamado. Este é o tipo de passeio que vale a pena programar com antecedência, seja no amanhecer ou pôr do sol. Garanta seu ingresso aqui.

Stonehenge tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida?

Sim, o local está preparado para receber visitantes com dificuldades de locomoção. Existem rampas de acesso e todo o percurso é asfaltado. No Visitors Center, há cadeiras de rodas disponíveis e os funcionários são muito atenciosos.

Site oficial de Stonehenge: english-heritage.org.uk/daysout/properties/stonehenge

 

Viaje aqui também:
O que é o Tratado de Schengen e sua importância para você viajar à Europa
Bondinho amarelo de Lisboa: como ficar à janela sem fila
Melhores empórios do mundo: onde ficam os templos da gastronomia
Burg Eltz: castelos medievais pra visitar na Alemanha

 

Planeje sua viagem para a Inglaterra aqui:

Passagens aéreas baratas para Londres

Encontre seu hotel em Londres aqui.

Seguro viagem para a Europa com desconto. Digite o cupom ACAMMINARE10 para ganhar 10% de desconto.

Chip de internet na Europa: EasySim4You e MySimTravel

Ingressos sem fila e tours na Inglaterra

Transfer do aeroporto para seu hotel em Londres

Alugue um carro na Inglaterra

Faça cotação de dólares e euros aqui

Incentive nosso trabalho! É muito importante para nós! Ao contratar os serviços dos nossos parceiros pelos nossos links, você paga o mesmo valor se comprasse diretamente com eles, ganha até descontos exclusivos em alguns momentos e ainda nos ajuda a manter o site funcionando e atualizado, porque ganhamos uma pequena comissão na venda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.