Dia da Independência no mundo, Foto: Marie-Lan Nguyen

Como os países comemoram o Dia da Independência

O Dia da Independência é um marco histórico de muitos países em que se celebra a liberdade. Em todos os cantos do Brasil, as comemorações do feriado da independência atraem habitantes e turistas para curtir desfiles, paradas das forças armadas e bandas de música.

Cidadãos de diferentes nações também celebram seu Dia da Independência com festejos similares ou muito diferentes dos nossos. De qualquer maneira, é uma ótima oportunidade para comemorar com os locais e aprender sobre sua cultura e história.

Veja a lista das festividades do Dia da Independência de outros países ao redor do mundo.

Como os países comemoram o Dia da Independência

Dia da Independência no México

Diferente da crença popular, Cinco de Mayo não é o Dia da Independência do México. Os mexicanos comemoram o Dia da Independência em 16 de setembro em memória ao Grito de Dolores, o grito de batalha da Guerra da Independência do México proferida por Miguel HIdalgo y Costilla, um padre católico romano da pequena cidade de Dolores. Em todo o país, o feriado é marcado por desfiles, shows e festas.

Desfile para celebrar o Dia da Independência no México.
Desfile para celebrar o Dia da Independência no México.

O que fazer

As comemorações iniciam-se na noite do dia 15 de setembro em todo o país. Na Cidade do México, o epicentro das festividades é o Zócalo, uma das maiores praças do mundo. Mais de meio milhão de pessoas reúnem-se ali todos os anos. É tradição o presidente repetir o grito de patriotismo, seguindo pela multidão entusiasmada que responde com um “Viva!”. Ao final, um lindo show com fogos de artifícios ilumina o céu noturno.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 16 de setembro

Onde: Cidade do México, México

Inscreva-se em nosso canal no Youtube e inspire-se em nossos vídeos de viagem. Só um clique basta.
Catedral da Cidade do México, atração para visitar na capital.
Catedral da Cidade do México, atração para visitar na capital.

Dia da Independência na Austrália

Festivais, concertos, famílias reunidas, regatas, piqueniques e churrascos são as atividades típicas que os australianos realizam todo 26 de janeiro para lembrar a primeira vez que a bandeira britânica foi desfraldada em Sydney Cove. O Australia Day não é exatamente o equivalente australiano para o dia da independência, mas é bem parecido.

Dia da Independência no mundo, A Camminare Blog de Viagem Adriana Lage
Regata na Baía de Sydney, Austrália.

O que fazer

Todas as grandes cidades da Austrália têm sua própria maneira de comemorar o feriado nacional. Sidney celebra com as famosas corridas de barco. Perth tem um show pirotécnico magnífico. Melbourne realiza a Marcha do Povo, para comemorar a diversidade da nação.

Durante o festejo, moradores de diferentes comunidades caminham juntas, em trajes coloridos, para comemorar a unidade australiana. Em todo o país, diversos concertos acontecem, com inúmeros artistas de todos os gêneros imagináveis.

O quê: feriado do Australia Day

Quando: 26 de janeiro

Onde: Sidney, Perth e Melbourne, Austrália

Planeje sua viagem pegando no Pinterest todas as minhas dicas divididas por país ou temas. Acesse este link e me siga para não perder as novidades.
Show de laser em Sydney Opera House, Austrália. Foto: Patty Jansen
Show de laser em Sydney Opera House, Austrália. Foto: Patty Jansen

Dia da Independência em Kosovo

O debate sobre a legitimidade do governo kosovar não impede que os albaneses étnicos no país mais jovem da Europa celebrem com orgulho o aniversário da secessão de Kosovo sobre a Sérvia.

No início deste ano, em 17 de fevereiro, um festival estridente aconteceu na capital, Pristina, para comemorar o 8o ano de independência, culminando com um desfile da polícia e das forças armadas – após anos da Guerra de Kosovo. Pristina, a capital nacional, é o centro das festividades.

Cidadãos de todas as regiões afluem para o Newborn Monument – uma escultura tipográfica premiada construída para comemorar a independência de Kosovo.

Um dos países mais novos a celebrar o Dia da Independência. Kosovo.
Um dos países mais novos a celebrar o Dia da Independência. Kosovo.

O que fazer

Músicos tradicionais tocam em todos os lugares de Kosovo durante as comemorações, já que a música é o coração da festa. Como mais de noventa por cento dos kosovares são de etnia albanesa, a música de Kosovo é bastante influenciada pela albanesa.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 17 de fevereiro

Onde: Pristina, Kosovo

Viaje mais: Como é comemorado o carnaval no Brasil e no mundo

Mirusha, Paisagens Naturais Exuberantes em Kosovo. Foto: David Mark
Mirusha, Paisagens Naturais Exuberantes em Kosovo. Foto: David Mark

Dia da Independência em Gana

Quando a africana Gana ganhou a independência do Reino Unido em 6 de março de 1957, tornou-se o primeiro país a fazê-lo. Hoje, Gana comemora o evento histórico anualmente com fogos de artifício, desfiles e paradas. Mas as festividades não ficam completas sem as festas de rua que deixam as ruas da capital Accra congestionadas, uma tradição exclusivamente ganesa.

Celebrações e danças em Gana para comemorar o Dia da Independência.
Celebrações e danças em Gana para comemorar o Dia da Independência.

O que fazer

As comemorações de rua não bastam? Que tal festas na praia? A região costeira de Gana celebra o Dia da Independência na praia com música e dança que combinam perfeitamente com os elementos a tradição do oeste africano com o hip-hop. Uma famosa competição de regata acontece na aldeia pesqueira de Shama.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 6 de março

Onde: Accra, Gana

Siga @adri.lage no Instagram e acompanhe em tempo real sua viagem de volta ao mundo.
Mesquita em Adobe em Gana, África.
Mesquita em Adobe em Gana, África.

Dia da Independência nas Filipinas

A cerimônia de hasteamento da bandeira tradicionalmente dá início à celebração Araw ng Kalayaan todo dia 2 de junho nas Filipinas. O feriado é um momento dedicado aos laços familiares. Os filipinos desfrutam de encontros animados, com muita comida, entre familiares e amigos para comemorar o dia em que Emilio Aguinaldo declarou a independência do secular domínio espanhol.

Dia da Independência, nas Filipinas.
Dia da Independência, nas Filipinas.

O que fazer

Não pode ir às Filipinas para comemorar? Junte-se aos expatriados espalhados em comunidades em todo o mundo. Em Nova York, os filipino-americanos reúnem-se anualmente para celebrar sua herança, organizando a Phillipine Independence Day Parade, que inclui um show cultural e também uma feira de rua. Claro, não há festa sem a vibrante música e as saborosas iguarias filipinas.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 2 de junho

Onde: nas Filipinas e em Nova York

Viaje mais: Top 11: ilhas paradisíacas para curtir praias desertas

Barcos típicos nas praias das Filipinas. Foto: Joyce Flair
Barcos típicos nas praias das Filipinas. Foto: Joyce Flair

Dia da Independência nos Estados Unidos

Em 4 de julho de 1776, os americanos reivindicaram a independência da Grã-Bretanha e assim nasceu a democracia americana. Todos os anos, no Dia da Independência (Independence Day) os americanos comemoram a liberdade e a independência com churrasco, piqueniques e reuniões familiares. As pessoas usam as cores da bandeira, enfeitam suas casas e as lojas fazem mega promoções.

Comemorações da Independência dos Estados Unidos em 4 de julho.
Comemorações da Independência dos Estados Unidos em 4 de julho.

O que fazer

Na Filadélfia, veja a cerimônia do toque simbólico do Liberty Bell, o sino da liberdade que convocou os cidadãos a ouvir a primeira leitura da declaração em 1776. Depois visite o Benjamin Franklin Parkway para curtir um dos maiores shows gratuitos. Mais tarde, veja os fogos de artifício no Museu de Arte da Filadélfia.

Em Nova York, não perca o melhor show de fogos de artifício da Macy´s na praia do Brooklyn. A melhor vista dos fogos é a partir do rio Hudson em Manhattan.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 4 de julho

Onde: Filadélfia e Nova York, Estados Unidos

Viaje mais: 20 curiosidades de Nova York sobre celebridades

Símbolo da liberdade americana. Foto: Aline Dassel
Símbolo da liberdade americana. Foto: Aline Dassel

Ofertas especiais de hotéis pelo mundo

Aproveite estas ofertas de hotéis pelo mundo. Reserve acima de R$ 1.000,00 através do link abaixo e ganhe 1h de consultoria de viagem ao vivo grátis com Adriana Lage para tirar todas as suas dúvidas de viagem.

Booking.com

Dia da Independência na França

Todo dia 14 de julho, os franceses comemoram a independência de seu país da tirania real opressora – o aniversário da tomada da Bastilha. O dia começa com um desfile militar na Champs-Élysées em Paris. A tradição de realizar um desfile militar para comemorar o Dia da Independência, uma prática comum em muitos países hoje, nasceu na França.

Desfile na Champs Élysées em 14 de julho, Queda da Bastilha em Paris, França.
Desfile na Champs Élysées em 14 de julho, Queda da Bastilha em Paris, França. Foto: Navy Petty Officer 2nd Class Dominique Pineiro

O que fazer

A Champs-Élysées e os fogos de artifício sempre estão no topo da lista. Experimente algo mais peculiar participando das galas dos bombeiros. É uma grande tradição na França, em que o corpo de bombeiros abre suas portas para o público dançar, beber e festejar. Os bombeiros vestem seus uniformes de gala e, às vezes, executam algumas demonstrações ao vivo para entreter os convidados.

O quê: feriado da Queda da Bastilha

Quando: 14 de julho

Onde: Paris, França

Viaje mais: Pontos turísticos de Paris: o que fazer em Paris em 5 dias

Paris vista do alto. Foto: Walkerssk
Paris vista do alto. Foto: Walkerssk

Dia da Independência no Peru

Um dia só não é suficiente para os peruanos comemoram o Dia da Independência, então dedicam dois dias para os festejos: dia 28 de julho, data em que José de San Martín proclamou a independência do Peru; e 29 de julho, para uma celebração em honra das Forças Armadas e da Polícia Nacional. Saudações de canhões em Lima marcam o início das comemorações em todo o país, seguidas pela missa Te Deum em Lima, ministrada pelo arcebispo da capital e com presença do presidente da república.

Desfiles também em Lima para comemorar o Dia da Independência no Peru,
Desfiles também em Lima para comemorar o Dia da Independência no Peru,

O que fazer

Chegue cedo em Miraflores, no centro de Lima, para guardar seu lugar para o Gran Corso, um desfile gigante que envolve centenas de indivíduos vestidos em trajes coloridos, acompanhados por energéticos bateristas. Traga alguns petiscos peruanos, o desfile dura várias horas.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 28 e 29 de julho

Onde: Lima, Peru

Viaje mais: Glaciar Upsala na Patagônia Argentina: 6 motivos para ir já

Igreja colonial em Miraflores, Lima. Foto: Adriana Lage
Igreja colonial em Miraflores, Lima. Foto: Adriana Lage

Dia da Independência na Índia

Em 15 de agosto de 1947, os trezentos anos de domínio britânico sobre a Índia chegou ao fim. Todo ano, bilhões de indianos comemoram o evento histórico enfeitando suas casas, escritórios e escolas com as cores da bandeira indiana.

Os cidadãos participam de cerimônias durante a manhã, em que cantam o hino nacional e homenageiam a bandeira nacional. A comemoração também é um momento em que as famílias se juntam para assistir a cerimônia de hasteamento da bandeira, transmitida ao vivo do Forte Vermelho (Red Fort) em Nova Delhi.

Tropas no desfile do Dia da Independência na Índia.
Tropas no desfile do Dia da Independência na Índia.

O que fazer

Para os indianos, as pipas e os papagaios simbolizam a liberdade. Em todo o país, os céus ficam pontilhados de incontáveis pipas de todas as cores e tamanhos empinadas por indianos em cima de seus telhados. O colorido dia é perfeito para fazer um piquenique ao ar livre. Anime-se e empine sua própria pipa. Elas são facilmente encontradas durante o feriado na Índia.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 15 de agosto

Onde: Nova Delhi, Índia

Viaje mais: Chá da tarde: os 7 melhores pelo mundo

A fé , a magia e as pessoas na Índia. Foto: Jorg Peter
A fé e a magia na Índia. Foto: Jorg Peter

Dia da Independência na Indonésia

Na manhã de 17 de agosto, os olhos de todos os cidadãos da Indonésia estão voltados ao Palácio Nacional, onde uma cerimônia solene da bandeira é realizada para homenagear a república. Alunos do ensino médio de todo o país são cuidadosamente selecionados pelo governo para ter a honra de hastear a bandeira da Indonésia. Imediatamente após a cerimônia, os bairros se preparam para as festas de rua que incluem jogos divertidos e concertos de música.

Panjat Pinang para comemorar o Dia da Independência na Indonésia.
Panjat Pinang para comemorar o Dia da Independência na Indonésia.

O que fazer

Vença o desafio de escalar a palmeira escorregadia! Neste Dia da Independência, os principais eventos reúnem os indonésios em esportes não competitivos como o panjat pinang, que desafia as pessoas a subir árvores escorregadias na esperança de pegar os prêmios que foram colocados no topo.

O Panjat pinang simboliza a luta dos indonésios para conseguir sua independência dos holandeses. Se você preferir algo menos desafiador, pode se juntar ao concurso gastronômico do Krupuk, em que se come camarões.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 17 de fevereiro

Onde: Jacarta, Indonésia

Viaje mais: Visto para Indonésia: como tirar, documentos, taxas

Herança holandesa na arquitetura em Jacarta, capital da Indonésia. Foto: Adriana Lage
Herança holandesa na arquitetura em Jacarta, capital da Indonésia. Foto: Adriana Lage

Dia da Independência em Israel

Uma vez por ano, os israelenses se reúnem no Monte Herzl em Jerusalém para participar de uma cerimônia oficial. O evento marca o fim do Yom Hazikaron (Memorial Day) e o início do Yon Há’atzmaut (Dia da Independência), e envolve a iluminação cerimonial de doze tochas (que simbolizam doze tribos de Israel). Durante o Yom Haatzmaut, os israelenses comemoram a Declaração da Independência e o fim do mandato britânico sobre o território reunindo as famílias, e inclui concertos e orações. Os cidadãos também lotam os parques nacionais para comemorar.

O feriado não tem data fixa, acontece no 5º Iyar do calendário hebreu.

Refeições tradicionais em Israel para as comemorações.
Refeições tradicionais em Israel para as comemorações.

O que fazer

O feriado é amplamente considerado uma celebração secular em Israel, no entanto, algumas manifestações religiosas são realizadas durante todo o dia. A mais conhecida é o Questionário Internacional da Bíblia, realizada em Jerusalém, uma competição mundial sobre a Bíblia Judaica (Tanahk), envolvendo alunos do ensino médio de Israel e do exterior.

A competição testa a capacidade dos participantes em memorizar e entender o texto sagrado. Além disso, as Forças de Defesa de Israel (DIF) abre seus acampamentos para visitantes neste dia, permitindo ao público ver os equipamentos militares de última geração.

O quê: feriado do Dia da Independência

Quando: 5º Iyar do calendário hebreu.

Onde: Jerusalém, Israel

Domo da Rocha, a catedral de Jerusalém. Foto: Rodolfo Quevencio
Domo da Rocha, a catedral de Jerusalém. Foto: Rodolfo Quevencio
Viaje aqui também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *